Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Texturas e Recortes (3)


Em tempo de confinamento, encontram-se as “paisagens” em casa. A roupa, o livro, a madeira, o vidro, a revista, o objecto, e muitos outros elementos passíveis de olharmos para eles nesta altura, de um outro modo !

Livros e Cadernetas



21 comentários:

  1. os meus tesouros vão ser expostos brevemente.
    Emprestados, que doados ou vendidos, nunca.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho alguns tesouros semelhantes.Poucos.

      Eliminar
    2. Vai fazer uma exposição dos teus tesouros. Espero vê-los e comentá-los.
      Pedro obrigado

      Eliminar
    3. Catarina e que tal mostrares alguns dos teus tesouros ?
      Obrigado

      Eliminar

    4. Pedro,
      Vão ser expostos mesmo numa exposição?
      Interessante!
      Cá ou aí?

      Eliminar
  2. Retalhos interessantes em que não faltou imaginação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginação é aquilo que todos devemos cultivar para fugir da rotina e da pandemia, com o devido respeito por todos, como é óbvio.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  3. Também tenho alguns tesourinhos desses, mas, imaginação como tu, para os fotografar, nunca tal me passou pela cabeça.
    Felicito-te pela criatividade. Essa sobreposição valorizou bastante a foto.

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginação é aquilo que todos devemos cultivar, como disse à Manuela. É só pensar como vamos criar coisas, neste caso fotos diferentes e em casa !
      Janita obrigado

      Eliminar
  4. Lindo!!!
    Gostei de ver o «Muito bom« a leitura.
    Venham mais "tesourinhos" (roubei da Janita).
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre fui razoável, às vezes "muito bom" na área de letras.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  5. Coincidência, hoje, procurava o BI dos meus pais e descobri , porque há muito que não mexia em nada, umas coisas muito interessantes, como a caderneta da Mocidade Portuguesa, embora o meu pai não tenha registado nada, porque ela era anti salazirista.
    A carta de caçador e campista.
    Ricardo,essa gramática também a tive, mas não sei dela. Provavelmente estará nas coisas da minha falecida irmã.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carta da Mocidade não tenho, porque o meu Pai era republicano e anti-Salazar, graças a Deus, ao contrário do Pai dele, meu avô paterno.
      Tudo o que se relaciona com Português e a sua língua de origem, o Latim, eu guardei, bem como dicionários de línguas antigos e de sinónimos. O Português (Portugal) é Cultura, uma língua com pés e cabeça !
      Maria obrigado

      Eliminar

  6. E tinhas boas notas!
    Parabéns! 😊

    Não sei o que encontrarei dos tempos em que andava na Escola Primária... mas hei-de procurar no sótão da casa dos meus pais, deve haver por lá alguma coisa.

    Arranjas sempre boas ideias para fazeres as tuas publicações!
    Beijinhos alfabetizados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na parte de letras sempre de Bom para cima, na parte de ciências sempre de suficiente para cima. Como sempre disse e ainda hoje digo, embora possa ser um erro meu de avaliação. Continuo a achar que a Matemática, principalmente, e o Português são mal ministrados. E ser Professor não é uma mera profissão que se chega ao final do mês e venha o ordenado, é uma profissão de sacrifício. Ensinar jovens para o amanhã é muito difícil e exige horas "ganhas" não perdidas a ensinar e a ganhá-los como ouvintes. Nem sempre infelizmente é isso que acontece.
      Clara obrigado

      Eliminar
  7. Todos temos nossos retalhos que não somos capazes de desapegar.
    Quantas vezes olhei para as caixas e pensei_ vou ter que desfazer mas nunca consigo_ são lembranças boas, escritas , diários , livros antigos ,cartas, bilhetes, fotografias, livros de poesias, autores portugueses e brasileiros, redaçoes que gostava e guardava ,mil coisinhas que perderam a cor e a textura_ amarelecidos pelo tempo.
    Ideia brilhante, Ricardo em casa temos preciosidades rsrs que o 'fique me casa' ajudou a descobrir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca te livres dessas memórias de papel, são preciosas.

      "A palavra papel vem do latim "papyrus" e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. A forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.

      Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. Finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta! A técnica, no entanto, foi guardada a sete chaves, pois o comércio de papel era bastante lucrativo.

      In https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm (sic) !"

      Lis obrigado

      Eliminar
  8. Os “tesouros” de Portugal são tão poucos que nem vale a pena mostrar. : ) Não tenho cadernetas, não tenho trabalhos escritos... destruí os meus diários (nada a ver com a parte académica, mas que tanto lamento)... os compêndios desapareceram porque alguns familiares não tiveram a consideração de me perguntar se poderiam usar para os seus filhos... e as coisas foram desaparecendo aos poucos.
    Nem sei porquê fui trazendo alguns dicionários de português, francês e alemão. Tenho apenas um livro de latim que estudávamos na altura, uma gramática em português e outra em alemão, e Os Lusíadas que, por tantas mãos ter passado e o pouco cuidado que mereceu, parece que tem mais de 400 anos, ou seja, parece o original. : ) E como eu estimava os meus livros!! E com tantos anos de estudo ... restou muito pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gramáticas e dicionários também tenho por aqui alguns, antigos, quando o Português era uma língua bem construída e em evolução correcta, feita por linguistas. Esquecemos as nossas origens linguísticas (digo eu !). Tenho 3 Lusíadas (exagero!) e alguns livros bastante antigos que eram dos meus Pais e que conservo. Possivelmente os meus filhos gostarão de os ter!
      Catarina obrigado

      Eliminar
  9. Tenho demasiados tesouros.
    Quero separar-me de TUDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faças isso Teresa ! A nossa vida é composta de recordações boas e más. As más muitas vezes também nos trazem saudade e servem-nos de exemplo para a educação dos nossos filhos !
      Teresa obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!