Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Dança (5) Ballet

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Ballet É a dança mais complexa, como é óbvio, que aqui trago, visto que não é uma dança, é uma arte. São passos, são estilos, são coreografias, são “n” coisas relacionadas e todas elas se cruzam entre si. Não se aprende num mês ou em dois ou três, leva anos e são precisos imensos sacríficios para se chegar a um nível médio, partindo do princípio que a pessoa tem intuição para.

É um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em galerias, disposto em três lados da pista de dança. São realizadas com o acompanhamento de música clássica.…………….. Mais informação aqui !

Bailado “O Lago dos Cisnes”  - A Dança dos Pequenos Cisnes


Bailado clássico premiado em 2014. Bailarina Georgia Giovanardi



Aulas de Ballet (Piruetas) – bailarinos de 11 anos, Academia de Ballet e Dança de Leiria

10 comentários:

  1. Também gosto muito de ballet. Cheguei a ver alguns bailados ao vivo (poucos) há já muitos anos. Ultimamente tem sido (tanto ópera como ballet) em écrãs de salas de cinema quando têm transmissão em direto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser honesto, gosto de ballet mas moderno. As peças clássicas nunca foram muito apreciadas por mim, embora lhes reconheça toda a arte de outras épocas.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Já gostei mais de ballet.
    Ultimamente aprecio mais ópera, concertos e música de igreja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ouço mais jazz e música clássica, também costumo ouvir. Ambas no Canal Mezzo ou na rádio.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  3. Sempre apreciei muito esta arte e tenho pena de não ter tido oportunidade de ver espectáculos ao vivo.
    Gostei muito destes vídeos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estar fora das principais cidades de um país tem os seus inconvenientes. O da cultura manifestada em espectáculos musicais, teatrais, etc. é um grande inconveniente !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. É um 'bailado' maravilhoso Ricardo e me impressiona a leveza com que atuam.
    E a dedicação também é impressionante_ muito lindo!
    Excelente postagem!
    deixo abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bailado clássico é uma arte maravilhosa, embora seja uma vida de sacrifício para qualquer bailarino.
      Lis obrigado

      Eliminar
  5. Há mais de nove anos, publiquei no meu blog um post sobre o bailado "A Morte do Cisne", uma peça coreográfica que não tem nada a ver com o "Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky. É uma coreografia original de Mikhail Fokine, estreada em 1905, com base no andamento "O Cisne", da suite "Carnaval dos Animais", de Camille Saint-Saëns. A coreografia de Fokine pode ser vista, magistralmente interpretada pela bailarina russa Maya Plissetskaya, já falecida, neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mpQZT_Ge9pg.

    No Brasil, um jovem de São Paulo, com o inacreditável nome de John Lennon da Silva (!!!), protagonizou, num programa de televisão, uma sua versão pessoal da "Morte do Cisne" em jeito de "street dance". A fabulosa exibição do John Lennon da Silva merece ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=RM2Aio9mvNE. Peço desculpa pela publicidade que aparece no vídeo, a qual é da inteira responsabilidade do Youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso. Aqui fica o link para o teu blogue e "A Morte do Cisne" para quem quiser ir ver. Vale muito a pena !

      https://amateriadotempo.blogspot.com/search?q=A+Morte+do+Cisne

      Fernando muito obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!