Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Dança (6) Tango
A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.
Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.
Tango – É um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".
O tango foi integrado pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2009, sendo associado aos estados-membros Argentina e Uruguai. …………….. Mais informação aqui !
Gotan Project - Santa Maria - Tango
World Tango Championship Dancers
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É uma modalidade lindíssima.
ResponderEliminarO tango é na realidade um género de dança soberbo, ou não fosse algo relacionado com os latinos que são os percursores e impulsionadores de uma grande fatia da arte a todos os níveis e a nível mundial!
EliminarCatarina obrigado
Gotan Project enche-me as medidas.
ResponderEliminarVerdade. Este projecto, basicamente desenvolvido por 3 músicos: Philippe Cohen Solal (francês), Eduardo Makaroff (argentino) e Christoph H. Müller (suíço), tem espalhado arte e excelente música por todo o Mundo, desde o ano 2000.
EliminarPedro obrigado
Lovely tango-videos.
ResponderEliminarHugs
For you to know something about Gotan Project, a group of three musicians who play tango music... https://en.wikipedia.org/wiki/Gotan_Project
EliminarOrvokki thank you very much
Embora não saiba dançar, adoro dança, especialmente tango que já me inspirou para escrever um conto.
ResponderEliminarIntercalo as histórias que escrevo com a música e muitas vezes a dança. Hoje é um dos dias em que lá está um par dançando.
Abraço e saúde.
Elvira sem música não conseguiria viver e acredito que muitos de nós também não!
EliminarElvira obrigado
O Tango que nasceu na Argentina, sensual e inspirador dos amantes, tornou-se uma dança mundialmente presente. Ver dançar o Tango é já por si só um espectáculo.
ResponderEliminarGostei.
Absolutamente de acordo com o que escreveste !
EliminarJanita obrigado
Admiro estes dançarinos.
ResponderEliminarO tango é especial, talvez por achar que transborda sensualidade.
Um espectáculo que gostei de apreciar através destes vídeos
Uma das danças mais admiradas a nível mundial. Algo argentino que nós todos queremos partilhar como nosso !
EliminarManuela obrigado
Adoro qquase todo o tipo de dança.
ResponderEliminarMas este, e sevilhanas, pela sua sensualidade, atrai-me
De acordo, mas prefiro o tango !
EliminarCantinho obrigado
Um dia perguntei à minha mãe como foi que conheceu o meu pai. Ela respondeu:
ResponderEliminar- Foi num baile. Ele veio ter comigo e convidou-me para dançar um tango do Carlos Gardel. A partir daí começámos a namorar.
Perguntei-lhe ainda se o meu pai dançava bem.
- Muito bem. Era um grande bailarino.
Fiquei muito admirado com esta resposta, porque o meu pai era muito sisudo. Não consigo imaginá-lo a dançar. Perguntei ainda:
- E que tango dançaram?
- La Cumparsita.
Foi assim foi que na sequência destes acontecimentos eu acabei por vir ao mundo. No fundo, devo a minha existência ao tango e a Carlos Gardel!
Fernando acredito que muitos casais se conheceram através da dança. Também no tempo dos meus pais, existiam algumas sociedades recreativas pela "minha" Lisboa, onde as pessoas se juntavam e conviviam. A dança ocupava um lugar de destaque e o tango era uma música muito divulgada, bem como as danças clássicas.
EliminarFernando grato pelo seu comentário intimista