Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Dança (6) Tango

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Tango – É um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".

O tango foi integrado pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2009, sendo associado aos estados-membros Argentina e Uruguai. …………….. Mais informação aqui !

Gotan Project - Santa Maria - Tango


World Tango Championship Dancers


Aula de Tango - Passo Básico

16 comentários:

  1. Respostas
    1. O tango é na realidade um género de dança soberbo, ou não fosse algo relacionado com os latinos que são os percursores e impulsionadores de uma grande fatia da arte a todos os níveis e a nível mundial!
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Gotan Project enche-me as medidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Este projecto, basicamente desenvolvido por 3 músicos: Philippe Cohen Solal (francês), Eduardo Makaroff (argentino) e Christoph H. Müller (suíço), tem espalhado arte e excelente música por todo o Mundo, desde o ano 2000.
      Pedro obrigado

      Eliminar
  3. Respostas
    1. For you to know something about Gotan Project, a group of three musicians who play tango music... https://en.wikipedia.org/wiki/Gotan_Project
      Orvokki thank you very much

      Eliminar
  4. Embora não saiba dançar, adoro dança, especialmente tango que já me inspirou para escrever um conto.
    Intercalo as histórias que escrevo com a música e muitas vezes a dança. Hoje é um dos dias em que lá está um par dançando.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira sem música não conseguiria viver e acredito que muitos de nós também não!
      Elvira obrigado

      Eliminar
  5. O Tango que nasceu na Argentina, sensual e inspirador dos amantes, tornou-se uma dança mundialmente presente. Ver dançar o Tango é já por si só um espectáculo.

    Gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente de acordo com o que escreveste !
      Janita obrigado

      Eliminar
  6. Admiro estes dançarinos.
    O tango é especial, talvez por achar que transborda sensualidade.
    Um espectáculo que gostei de apreciar através destes vídeos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das danças mais admiradas a nível mundial. Algo argentino que nós todos queremos partilhar como nosso !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  7. Adoro qquase todo o tipo de dança.
    Mas este, e sevilhanas, pela sua sensualidade, atrai-me

    ResponderEliminar
  8. Um dia perguntei à minha mãe como foi que conheceu o meu pai. Ela respondeu:

    - Foi num baile. Ele veio ter comigo e convidou-me para dançar um tango do Carlos Gardel. A partir daí começámos a namorar.

    Perguntei-lhe ainda se o meu pai dançava bem.

    - Muito bem. Era um grande bailarino.

    Fiquei muito admirado com esta resposta, porque o meu pai era muito sisudo. Não consigo imaginá-lo a dançar. Perguntei ainda:

    - E que tango dançaram?

    - La Cumparsita.

    Foi assim foi que na sequência destes acontecimentos eu acabei por vir ao mundo. No fundo, devo a minha existência ao tango e a Carlos Gardel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando acredito que muitos casais se conheceram através da dança. Também no tempo dos meus pais, existiam algumas sociedades recreativas pela "minha" Lisboa, onde as pessoas se juntavam e conviviam. A dança ocupava um lugar de destaque e o tango era uma música muito divulgada, bem como as danças clássicas.
      Fernando grato pelo seu comentário intimista

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!