Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Poesia (3) – Manuel Alegre e Ruy Belo

Manuel Alegre (12-05-1936)

Estou Triste, dito por Mário Viegas


Ruy Belo (27-02-1933 – 08-08-1978)

Morte ao meio-dia, dita por Mário Viegas

11 comentários:

  1. O Manuel Alegre foi inspirado por Coimbra.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um Excelente Poeta ! Aliás o nosso País é um país de antagonismos, temos do melhor que há no Mundo, mas também temos do pior. Ultimamente o mal tem vindo a ganhar batalhas ao bem, e nós somos culpados disso. "Estamos vendidos" à tecnologia e isso não é bom, é péssimo !!!
      Pedro obrigado

      Eliminar
  2. Dois maravilhosos poemas de Manuel Alegre e muito bem declamados.

    ResponderEliminar
  3. Uau!!!
    Ricardo, obrigada por estes dois magníficos momentos de poesia.
    Da boa. E dita por quem sabia declamar.
    Confesso, não tenho um único livro destes dois grandes poetas.
    ENORME falha minha.
    Beijo, bom fim-de-semana, protege-te porque a «coisa» está ficando preta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa obrigado pelo comentário
      Saúde e cuida-te, também !

      Eliminar
  4. Por distração disse que os dois temas eram de Manuel Alegre, mas ouvindo melhor a segunda é de Ruy Belo, seja como for gostei das duas excelentes interpretações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculei que fosse uma distracção :) !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  5. Dois poetas de que gosto bastante embora conheça melhor Manuel Alegre que Ruy Belo
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto da poesia de Manuel Alegre, quanto não gosto da pessoa..
    Pode parecer incrível, mas é verdade.
    Já de Ruy Belo gosto imenso da sua poesia e da pessoa que ele foi.
    Ainda não há muito tempo fiz um postal com um dos seus poemas.

    Gosto desta tua rubrica sobre poesia. Vejo que já vais no terceiro e não tenho ideia dos anteriores. Vou espreitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostas da rúbrica. Irá continuar tentando trazer aqui poemas dos nossos melhores poetas-
      Janita obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!