Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A Sopa do Pacto (17), músicas

Giuseppe VerdiCoro dos Ferreiros, da Ópera “O Trovador. Orquestra Petrobras Sinfónica, dirigida por Isaac Karabtchevsky, com o Coro Sinfónico do Rio de Janeiro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em
22 de Março de 2013


Giacomo Puccini – Árias “Che Gelida Manina” e “Si, mi chiamano Mimí”, interpretadas, por Sonya Yoncheva e Fabio Sartori, da Ópera “La Bohème”. Orquestra dirigida por Evelino Pidó, no "Teatro Alla Scala", Milão 2017.


Gioachino Rossini – Abertura da Opera "O Barbeiro de Sevilha" tocada pela Orquestra Sinfónica do Rio Grande do Norte, com a regência do maestro Linus Lerner, no Teatro Riachuelo.


Pietro MascagniIntermezzo da Ópera “Cavalaria Rusticana”. A “Prague Philharmonic Orchestra”.

10 comentários:

  1. Não participei na sopa do pacto, mas está a ser um prazer, ouvir com calma estes excertos de óperas que gosto muito.
    Muito obrigada pela partilha.
    Bom fim de semana Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que estás a gostar das composições.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  2. Gosto muito das tuas escolhas, Ricardo.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas são, no entanto, um pouco óbvias, talvez com excepção da do Giacomo Puccini que poderia/m ser outra/s ária/s da sua larga obra de óperas. Mas decidi-me pela trágico-romântica ópera "La Bohème", e talvez, pelas duas árias mais conhecidas da mesma.
      Catarina obrigado.

      Eliminar
  3. Como não sou especial fã de Ópera, as composições que mais gostei de ouvir foram, a primeira de Verdi e a última. Adoro todos os andamentos da "Cavalaria Rusticana". Sempre gostei! As paisagens que ilustram o vídeo, são lindíssimas.
    Muito boas escolhas, Ricardo.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambas as obras que citaste fazem parte de óperas, mas são peças unicamente instrumentais, que na realidade demonstram a qualidade de ambos os compositores. Verdi com uma vasta obra e Pietro Mascagni com um reportório um pouco mais "pobre".
      Janita Obrigado

      Eliminar
  4. Adoro óperas, e tenho um monte delas em CD que de vez em quando vou reouvindo. Não sei se se recorda de que há uns anos houve um jornal que andou, publicando as grandes óperas em CD. Consegui ter todas as que eles publicaram.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me dessas publicações sim. Eu detenho apenas uma dúzia de DVD's das mais importantes, para mim. No entanto, ouvi e ouço ainda, muita ópera nos meus tempos de jovem. Pela mão do meu pai fui conduzido imensas vezes ao teatro, para ver Ópera. Alguns já vi duas, três e quatro vezes, porque no fundo, são como um livro, lê-se e relê-se, porque é Bom !
      Elvira obrigado

      Eliminar
  5. Oi Ricardo
    Boas escolhas e a inclusão do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro foi de muito bom gosto, claro porque sou brasileira rsrs gostei muito e estou aprendendo e ficando fã das músicas clássicas e Óperas que tens nos mostrado aqui.
    Sempre um prazer vir te ver _ sabes que tenho um ligeiro sentimento quando venho aqui no seu Pacto que estou a falar também com o Rui.
    Não como substituto mas um complemento da saudade.
    Perdoa-me essa minha confissão.
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento esolher boas músicas e agradáveis e melhores interpretações.
      O Rui estará sempre nos nossos corações. Foi ele que criou esta família virtual !
      Gosto de te ver por aqui, Lis !
      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!