Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 14 de junho de 2020

As Quadras do Engate (I)

Em Outubro e Novembro de 2010, escrevi umas quadras “manhosas” que intitulei “Quadras do Engate”. Aqui vão elas:






24 comentários:

  1. ADOREI as quadras “manhosas” ou “Quadras do Engate”.

    ResponderEliminar
  2. : )) Que "inventou" estas quadras?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem inventou ?... Fui eu obviamente ! :))
      Não tenho hábito de plagiar alguém. Quando coloco no "...Pacto..." algo que não é meu, informo sempre quem é o autor !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  3. Grande poeta!!!! :)))
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Poeta" popular !... um pouco, talvez !
      Obrigado Pedro

      Eliminar
  4. Quadras do engate, hem? Adorei.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Só te aconteceram desgraças
    quando um dia, por engano,
    te encheste de chalaças
    qual conquistador bacano.

    :)

    Um abraço ao poeta, com votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Quadras de engate e todas elas com um final para rir!
    Gostei!!

    Boa semana Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Que grande malandreco me saíste!!!! Fartei-me de rir!

    Beijinhos, Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, a ideia é mesmo fazer rir as pessoas ! :))
      Obrigado pela visita

      Eliminar
  8. Ahahaahha
    Estavas espiritoso!
    O Sto António (o do povo, não o pobre do santo) há-de ter gostado!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou lisboeta, sei que ele ficou satisfeito... ele disse-me ! :))
      Obrigado Boop

      Eliminar
  9. Manhosas, Ricardo?
    Eu gostei e ri que me fartei.
    Venham mais, senhor versejador.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Decididamente... este foi o ponto alto do meu dia... ler algo... que me fizesse chorar a rir!... :-))
    Muito bom, Ricardo! Espero ver por aqui, muitas mais quadras manhosas!... :-))
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia destas quadras manhosas era precisamente fazer rir as pessoas !
      Obrigado Ana

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!