Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Sequeira Costa (10)

Sequeira Costa (18-07-1929 – 21-02-2019)

Sonata Opus 53 "Waldstein", de Ludwig van Beethoven


Tarantella, Opus 43, de Frédéric Chopin


Piano Concerto Nº 2, 2.º andamento, de Fernando Lopes Graça, Orquestra Sinfónica da Rádio Baviera dirigida por Erich Bergel, decorria o mês de Julho de 1974


Piano Sonata Opus 27, de Ludwig van Beethoven, no “The Lied Center”, na  “University of Kansas”, em Lawrence, Kansas, Setembro de 1998.


Entrevista no Programa "Por Outro Lado" de Ana Sousa Dias que foi emitido a 26/01/2004 e teve como convidado o pianista e professor Sequeira Costa.

Terminou aos 15 anos o Conservatório de Lisboa com 19 valores, e na entrevista explica como se "perdeu", entre as classificações ao longo do curso e a nota final, o valor que lhe daria direito a uma bolsa. Estudou com Vianna da Motta, a quem dedicou mais tarde o Prémio Internacional. Falar com Sequeira Costa, que vivia em Kansas City (EUA) desde 1976, foi percorrer a história da música ocidental. Conheceu Chostakovitch, Brendel, Michelangeli, Richter, e acompanhava as novas gerações de Sokolov a Artur Pizarro.

10 comentários:

  1. Um post para revisitar, com tempo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na blogosfera já havia quem tinha trazido à baila, o grande pianista e musicólogo Sequeira Costa. No blogue "A Matéria do Tempo" do Fernando Ribeiro, ele foi evocado na altura da sua morte... https://amateriadotempo.blogspot.com/search?q=sequeira+costa. Uma boa publicação !
      Aqui tentei trazer alguma da sua arte de tocar e uma entrevista interessantíssima.
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  2. Ouvi deliciada este conjunto de temas.
    Gosto muito de piano e está uma partilha que vale a pena ouvir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como o Jazz, a música Clássica de grandes compositores e de grandes executantes é um dos melhores calmantes para este tempo de tecnologia e pandemia que nos afasta do bom senso e nos cria muita ânsia e muito desconforto !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  3. Oi Ricardo
    Admirável sua dedicação na elaboração das publicações de Arte que muitas vezes são esquecidas.E,como a música nos eleva e nos transporta para outros tempos!
    _ bem mais calmo que os e hoje.
    Gosto muito de biografias e preciso ler mais demoradamente a de Sequeira Costa.
    Um abraço de boa semana Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis para se apresentar algo num blogue como o meu é necessário investigar dentro das possibilidades ao nosso dispôr para dar informações o mais correctas possível. Nada pode ser deixado ao acaso.
      Espero que tenhas gostado do Sequeira Costa!
      Muito obrigado

      Eliminar
  4. Música clássica... um universo bastante desconhecido, para mim... pelo que... também não conhecia o pianista em destaque... um post que me vem lembrar... que o universo... é mesmo infinito...
    Um nome a que prestarei mais atenção futuramente!...
    Excelentes partilhas, Ricardo! Abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música clássica é importante para a nossa saúde mental e para o nosso equilíbrio psicológico. Acalma e modera as nossas irreverências !
      Obrigado Ana

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!