Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Texturas e Recortes (1)

Em tempo de confinamento, encontram-se as “paisagens” em casa. A roupa, o livro, a madeira, o vidro, a revista, o objecto, e muitos outros elementos passíveis de olharmos para eles nesta altura, de um outro modo !

Madeira

16 comentários:

  1. Vista parcial de um tabuleiro de xadrez, acho eu.
    Pensei que trouxesses mais peças do mesmo 'material', Ricardo.
    Uma colher de pau, por exemplo. :)

    Achei esta tua ideia bastante simpática, e há tanta coisa em casa que podemos fotografar...

    Obrigada.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e de duas tábuas de chão !
      Mais peças virão, "A roupa, o livro, a madeira, o vidro, a revista, o objecto", como disse na introdução.
      Colher de pau, só quando houver um caldeirão, para fazer uma poção mágica ou uma sopa !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  2. Ir à madeira dentro de casa :)))
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  3. Um pormenor bem apanhado.
    Uma prova que em casa há muito para fotografar, haja imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja imaginação, isso mesmo. Nós que fotografamos devemos utilizar os nossos assuntos de maneiras diferentes e inventarmos para a imagem, como o poeta inventa para a escrita !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Uma nova rúbrica?! GOSTO!!

    Na minha casa só há tralha: livros, CDS e DVDS, dos quais me quero livrar.

    Durante o confinamento descobri da janela do meu escritório: o meu vizinho, que está todo o dia à janela de tronco nu a fumar.

    Abraço de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma rúbrica dedicada a um dos meus passatempos favoritos, fotografia !
      Também para isso é preciso estar bem contigo mesmo, para que a imagem da tua realidade ou da tua imaginação flua em condições.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. Excelentes detalhes!
    O universo caseiro, será mesmo um mundo a descobrir... neste ano de 2020... em que deslocações e viagens, serão uma opção a considerar menos, por força das circunstâncias... também por aqui deste lado!...
    Abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de ser imaginativos e resilientes, para combatermos esta crise que afecta a Humanidade que é muito culpada disto tudo estar a acontecer. Somente tem que assumir essa culpa !!!
      Ana, obrigado

      Eliminar
  6. Gosto disto, Ricardo! Detalhes, objetos, texturas...
    Deixo aqui os meus dois polegares para cima.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, de amador de fotografia para outro amador de fotografia, muito obrigado pela tua opinião e pelo teu comentário !!!

      Eliminar
  7. Verdade,Ricardo
    Estamos a descobrir um olhar mais apurado das coisas da casa.
    Confinados, sem sair com frequência como antes melhoramos o olhar para a casa nas 24 horas de semanas inteiras rs seja na cozinha( tem gente até gostando de cozinhar),quando antes comprava pronto .
    De certa forma,para muitos está sendo interessante e benéfico.
    Gosto da madura nessa tonalidade e nesse tipo xadrez.
    Acostumada a fotografar paisagens e natureza estou tendo que rever lugares viajados e sua ideia é boa,fico tentada a ousar algumas fotos do meu imobiliario também rs
    Bom domingo, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que combater esta pandemia com imaginação e a fotografia pode ser um dos passatempos bons para tal !
      Obrigado Lis

      Eliminar
  8. Ricardo, gostei da textura e do recorte do teu tabuleiro de xadrez.
    Venham mais recortes.
    (O comentário do Pedro é genial.)
    Beijo, bom domingo senhor fotógrafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virão mais "texturas e recortes" certamente.
      O comentário do Pedro foi muit+issimo oportuno !
      Obrigado Teresa

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!