Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Beatles (1)



Foram aqueles que, para além do seu talento, tiveram a sorte comercial do lado deles, mas também Brian Epstein como patrão do grupo que os acompanhou até à sua morte, e ainda George Martin como produtor de muitos dos seus discos e êxitos. 

Que sorte temos/tivemos de os poder escutar e se calhar, quando do seu aparecimento. Tudo se modificou em termos populares musicais. Os Beatles foram/são/serão, inquestionavelmente, a banda que mais foi/é/será falada na história da música “pop”. Uma homenagem aqui a dois deles já desaparecidos.. Ao John Lennon e ao George Harrison, um agradecimento dos muitos trechos musicais que escreveram para todos nós e que nos ajudaram nos momentos bons e maus, das nossas vidas.

Aqui, periodicamente, trarei duas músicas, algumas menos conhecidas. Serão à roda de 20 êxitos que aqui exibirei, mas muitas delas, não vão ser aquelas que foram Nº. 1, a nível dos “Tops” mundiais, e que constam de um CD, editado em Portugal para a etiqueta “EMI Records Ltd.” em 2000. A escolha irá ser a minha. Os que são “amantes” deste grupo vão conhecê-las todas de certeza, os que são/foram meros ouvintes do grupo, acredito que hajam algumas que não conheçam.

Canção: Act Naturally
Autores: Johnny Russel & Voni Morrison
Álbum: Help!
Ano: 1965

"Act Naturally" é uma canção escrita por Johnny Russell & Voni Morrison, gravada originalmente por Buck Owens & “The Buckaroos”.
Russell, era originalmente do Mississippi, vive em Fresno, Califórnia, no início dos anos 1960. Uma noite, alguns de seus amigos de Oklahoma planeavam fazer uma sessão de gravação em Los Angeles e pediram para ele se juntar. Para fazer isso, Russell teve que cancelar um encontro com a sua namorada. "Quando ela me perguntou por que eu estava indo para Los Angeles, eu respondi 'Eles vão me colocar no cinema e fazer de mim uma grande estrela.' ‘They're gonna put me in the movies They're gonna make a big star out of me’ Nós dois rimos. "


Act Naturally (Johnny Russel & Voni Morrison)

They're gonna put me in the movies
They're gonna make a big star out of me
We'll make a film about a man that's sad and lonely
And all I got to do is act naturally

Well, I bet you I'm gonna be a big star
Might win an Oscar you can never tell
The movie's gonna make me a big star,
'Cause I can play the part so well

Well, I hope you come and see me in the movie
Then I'll know that you will plainly see
The biggest fool that ever hit the big time
And all I got to do is act naturally

We'll make a film about a man that's sad and lonely
Begging down upon his bended knee
I'll play the part but I won't need rehearsing
And all I got to do is act naturally

Well, I bet you I'm gonna be a big star
Might win an Oscar you can never tell
The movie's gonna make me a big star,
'Cause I can play the part so well

Autor: Paul McCartney
Álbum: Abbey Road
Ano: 1969

As 3 músicas foram compostas por Paul McCartney, creditadas à dupla Lennon & McCartney. A gravação teve início em 2 de Julho de 1969, e concluída em 19 de Agosto de 1969. Dura 1’31” e é seguida, sem intervalos, por Carry that Weight. Na realidade, as duas músicas foram gravadas juntas, como se fossem uma só música. Paul McCartney criou a canção baseado num verso do poeta renascentista inglês Thomas Dekker de 1606, verso esse que ele viu no caderno de música de sua irmã Ruth.
“The End” é a última canção tocada pelos quatro Beatles colectivamente e é a canção final do “meddley” que domina praticamente todo o lado dois do álbum “Abbey Road”.


Golden Slumbers (Paul McCartney)

Once there was a way to get back homeward.
Once there was a way to get back home.
Sleep pretty darling do not cry,
And I will sing a lullaby.

Golden Slumbers fill your eyes,
Smiles awake you when you rise.
Sleep pretty darling do not cry,
And I will sing a lullaby.

Once there was a way to get back homeward.
Once there was a way to get back home.
Sleep pretty darling do not cry,
And I will sing a lullaby.

Carry that Weight (Paul McCartney)

Boy you're gonna carry that weight,
Carry that weight a long time.
I never give you my pillow,
I only send you my invitations,
And in the middle of the celebrations I break down.

The End (Paul McCartney)

Oh yeah alright, are you gonna be in my dreams tonight?
And in the end the love you take is equal to the love you make. Ah

19 comentários:

  1. Uauu!!!
    Li "por aí" que hoje estreavas uma das tuas novas rubricas... e sendo os Beatles uma das minhas bandas favoritas, não podia faltar à estreia.
    Prometo que vou voltar a ser uma visita regular deste teu espaço onde continuas, como sempre a prestar um verdadeiro serviço público.

    Beijinhos da amiga desaparecida que regressou não numa manhã de nevoeiro mas numa noite cheia de estrelas musicais.
    (^^)

    Muitos parabéns pela lembrança e iniciativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se trata de MÚSICA, não faltas!!!

      Eliminar
    2. Fico feliz por te ver aqui a comentar, e espero sinceramente que voltes à Blogosfera muito em breve. Temos saudades tuas !... eu tenho ! :)
      Os Beatles serão sempre o virar de uma página da música mundial nos anos 60 !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  2. Como é que os escaravelhos criaram melodias que são como o Tintim?
    Dos 7 aos 77?
    Olha a Clara!!
    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, os escaravelhos :) !!!... criaram músicas para sempre !
      Obrigado Pedro

      Eliminar
  3. Dizes:" que sorte temos/tivemos de os podermos escutar".
    Eu respondo:
    -Que sorte termos alguém que partilhe as suas músicas!
    Nunca cansa ouvir, foi um momento de pura magia.
    Parabéns por esta nova rubrica, Ricardo.

    Ps. Gostei de ver por aqui a Clara. Beijinhos para ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partilha do conhecimento e da cultura, por muito popular que seja, é uma das minhas motivações de vida, como penso que o seja da grande maioria das pessoas !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Mais do que recordar os Beatles que é sempre um privilégio e conhecer um pouco mais da sua história, vir aqui valeu por ter visto a Clara. Estava tão preocupada com ela. Graças a Deus está bem.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas coisas que nem eu sabia e sou um melómano bastante curioso e interessado !
      Obrigado Elvira

      Eliminar
  5. Gratas recordações musicais dos rapazes de Liverpool, que revolucionaram os gostos musicais da minha primeira juventude!

    Obrigada, Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os rapazes de Liverpool são aqueles que nos fizeram dançar imenso durante a nossa juventude e ainda hoje !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  6. Embora conheça algumas canções dos rapazes de Liverpool, não me trazem recordações, mas concordo que eles tenham revolucionado os gostos musicais de uma época.

    Espero que o "Kiss me, stupid" não te tenha irritado, e compreendido que se trata de um filme de Billy Wilder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A influência deste grupo, bem ou mal, foi grande naquilo que se fez e faz ainda hoje. Para mim, embora considerados um grupo "pop"ular, eles foram inovadores e as capacidades de três deles em composição foi/é enorme.

      Relativamente ao Billy Wilder, ainda falta um pouco para chegar, mas chegará a seu tempo. Sim, eu sei que esse título é de um filme dele, tal fora :) ! Essa película consta na minha lista !

      Obrigado Teresa

      Eliminar
  7. Ah esses meninos de ouro! com uma batida perfeita que faz a gente sempre querer entrar no ritmo rs
    Publicação cheia de boas e doces recordações!
    Amei, Ricardo

    ResponderEliminar
  8. Confesso Ricardo, não sou/fui fã deste grupo.
    Mas dancei muito as músicas deles, oh se dancei.
    Gostei do que aqui li sobre eles.
    Beijo. Fica bem.

    ResponderEliminar
  9. Só conhecia Carry That Wheight... tudo o mais, uma perfeita novidade para mim!...
    Vou adorar esta rubrica, que certamente me fará descobrir muitas mais músicas, que deles desconheço!
    Olá, Ricardo! Finalmente passando por aqui... peço desculpa pela minha ausência... mas a virose... continua assanhada, por estes lados... e passo os meus dias, também entre rotinas de precaução, para tentar evitar que a minha mãe faça parte das estatísticas do dia, o que toma imenso do meu tempo... lares e casas de repouso, aqui da zona... uns já são... outros certamente o serão, em breve, quando forem testados, notícias de telejornal, com os velhotes já todos contaminados... e apesar de tudo... só se ouve é notícias de festas e festarolas, por todo o lado... vindo o Verão... com os mais novos, completamente se borrifando, para perigos e contágios...
    Um grande abraço! Votos de continuação de uma excelente semana, estimando que tudo esteja bem, aí desse lado!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lado dois do álbum "Abbey Road" é todo seguido, começa com Here Comes The Sun e acaba com "The End". É uma dos melhores dos Beatles !
      Obrigado Ana, vens aqui quando quiseres e puderes !!!

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!