Pois o Festival da Eurovisão de Canções de 2019, é já para o mês que vem (Maio). Estive a ouvi-las, como tem sido hábito nos últimos 3 anos. São no geral, uma desilusão.
Este Festival deixou de ser um Festival de Canções e passou a ser um espectáculo multimédia dos mais completos que existe, na Televisão. Um palco, efeitos especiais de alto nível, bailados, etc., etc. As canções penso que já vão sendo secundárias ! 😞
Deveria passar a chamar-se “Festival Multimédia Mundial”. Multimédia pelo que disse no parágrafo anterior. E mundial porque nem Israel e muito menos a Austrália estão na Europa. Assim estendiam o Festival a muitos mais países e dava para fazer por eliminatórias. Podia durar o ano inteiro e quando acabasse começavam logo a preparar outro. Assim os proventos seriam muito maiores, para as muitas empresas que trabalham nisto.
Infelizmente, uma coisa eu receio. Que nos ponham todos um dia, a gostar da mesma música já programada em computador, com receita mais que comprovada para agradar.
Fio-me no meu “faro” como melómano amador e vou tentar não cair nessa ! 😊
Termino este pequeno texto dizendo que para além destas 8 músicas de que gostei, existiam muito outras que basicamente são batuque e muito barulho. Vivemos uma época de decibéis excessivos, com vozes que cantam altíssimo, como se isso fosse sinónimo de grande voz !... Já não consigo ouvir !
Em relação à música portuguesa deste ano, ela vai na continuação da israelita que ganhou o ano passado !!! 😞😞😞
Em relação à música portuguesa deste ano, ela vai na continuação da israelita que ganhou o ano passado !!! 😞😞😞
Aqui ficam as minhas escolhas, por ordem de preferência ! De todas elas gostava que ganhasse a da Irlanda ou a da Macedónia. Agora ouçam, se quiserem claro !
Macedónia - Tamara Todevska – Proud – Um tema bonito, muito bem cantado, com uma boa voz !
Irlanda - Sarah McTernan – 22 – Excelente tema “Pop”, voz algumas vezes parecida com Melanie Safka ou Norah Jones !
Látvia / Letónia – Carousel - That Night – Uma voz diferente, fazendo lembrar um pouco Suzanne Vega neste tema bastante original, com uma viola baixo por base instrumental !
Dinamarca – Leonora - Love is Forever – Um “teenager” chamada Leonora que cantou muito bem, mas com uma fífia (01:00) que quase passou despercebida ao meu ouvido. Uma canção muito agradável com um “pizzicato” instrumental !
República Checa - Lake Malawi - Friend of a Friend – uma música que já alguém me perguntou porque gostei dela. Gostei pronto !... perfeitamente normal em relação a muitas outras, mas gosto do ritmo. A interpretação é bem razoável, faz lembrar de alguma maneira Jamiroquai !
Bélgica – Eliot - Wake Up – Muito boa interpretação, canção original. Fez lembrar de alguma maneira a música electrónica !
Grécia - Katerine Duska - Better Love – Uma música como a da Letónia, mais séria. Voz parecida com a da Cher, forte e uma música com muita personalidade.
Israel - Kobi Marimi – Home – Diferente do habitual e bem cantada por uma boa voz. A interpretação desta é um Freddie Mercury israelita !
E todos já esqueceram (graças a Deus !) a música (?) que Israel levou o ano passado e que ganhou. A deste ano é muito boa !