Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os Festivais das Canções (1997)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Esta longa retrospectiva sobre o Euro Festival da Canção e o Festival da Canção RTP, terminará com a publicação do ano 2000.

Vou andar por aqui a mostrar um pouco da música dos Festivais da Canção, o da RTP e o da Eurovisão. Ouvirão e verão, sempre que haja vídeo no Youtube , os três primeiros lugares de cada um deles.

Euro Festival 1997, em 3 de Maio, Dublin (Irlanda).

1º. Katrina & The Waves (1981 – 1999) - Love Shine a Light


2º. Marc Roberts (25-06-1968) - Mysterious Woman


3º. Şebnem Paker (??-06-1977) & Grup Ethnic (19?? – 20??) - Dinle


Festival RTP da Canção de 1997, em 7 de Março, no Coliseu dos Recreios (Lisboa).

1º. Célia Lawson (??-??-????) - Antes do Adeus


2º. Sónia Mendes (??-??-????) - Da Primeira Vez


3º. Raquel Alão (??-??-????) - Quando Eu Te Beijo

19 comentários:


  1. Neste ano, o Festival foi fraquito. Há anos em que as músicas são todas boas... e até custa a decidir por uma. Fico por isso sem saber se o Reino Unido ganhou por causa da música... ou se por causa do nome sonante da Pop, já que a Katrina é uma cantora super conhecia.

    Olha, era melhor a turca... mas a cantora, porque da música também só se salva o refrão!! :D

    Quanto ao "Antes do Adeus"... a música é lindíssima... mas não é para competir em festival! Achei-a muito "anos 60"... muito "Sol de Inverno"! :)))
    A malta insiste em baladas e em músicas tristes... mas quem levou Portugal aos melhores lugares foi a Lúcia Moniz e a Manuela Bravo com músicas bem alegres e fáceis de cantar e de ficar no ouvido!

    E vivam os Festivais!!!
    Beijinhos (como sempre nesta rubrica) festivaleiros
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afrodite obrigado pelo comentário. Eu nesta altura já não via Festivais da Canção, nem o Português nem o Euro Festival. Tenho dificuldade em responder-te com alguma qualidade, pelo que peço as minhas desculpas.
      Em muitos Festivais ganhou muita vez, quem não devia e perderam canções muito boas. O aspecto comercial sobrepôs-se inúmeras vezes aos aspectos musicais e melódicos. Para te dar exemplos disso, basta dizer, que foram muito boas canções portuguesas ao Euro Festival e nunca ganharam !?

      Obrigado pelo teu comentário

      Eliminar
  2. Vi há dias anunciar que o Festival RTP da canção, este ano, vai voltar a ter a participação da Simone de Oliveira, da Adelaide Ferreira e da Sara Tavares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sara Tavares penso que faz todo o sentido pois é uma intérprete jovem e com muita qualidade, a Simone e a Adelaide Ferreira, embora excelentes intérpretes, principalmente a Simone, penso que já não faça muita sentido lá irem, mas quem sou eu ?! Sou um mero melómano amador que já não ouve Festivais !

      Obrigado Luísa

      Eliminar

    2. Luísa... minha alma tá parva...
      Por teres falado no assunto, fui agora informar-me... e de facto vamos ver de novo a "sodona" Simone a cantar num Festival da Canção! E a Adelaide Ferreira também! A Sara participa mas como compositora da letra e música.

      Estão AQUI os nomes dos intérpretes e compositores... muito nomes sonantes!
      O Festival este ano... promete!! Yeeeaaahhh!!!

      Beijinhos querida!

      Eliminar
  3. Eu aposto no Nuno Feist, ainda me lembro dele e do irmão no Festival de 1985 (Nuno e Henrique Meia de Conversa). Eram miúdos e a música era digna de um Festival Zecchino D'oro, não do Festival da Canção, mas a qualidade desta interpretação tomara muitos outros intérpretes que por lá passaram e passam ...

    Obrigado pela informação Afrodite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. hehehe
      E tu a dares-lhe com o Nuno Feist!! :)))
      Já falamos na altura sobre isso e da minha discordância quanto à participação de alguém tão novo num certame destes.

      Mas o que te digo é que já estou com o "bichinho dos festivais" na barriga! hihihi
      E já é p'ra semana :)

      Eliminar
  4. Por essa altura os Festivais da Canção passavam-me absolutamente ao lado, porque não vivia em Portugal. Entretanto, soube há dias que no Festival deste ano vão participar a Simone e a Adelaide Ferreira. Talvez volte a ver.
    Abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Festival da Canção sempre foi polémico dado ao valor "duvidoso" de muitas das canções nele divulgado. No entanto, apesar de em muito menor escala, muito boa música foi por lá difundida.
      A Simone e a Adelaide, não sei, reservo-me de comentários. Primeiro tento ver e depois logo formularei a minha opinião !

      Obrigado Carlos

      Eliminar
  5. Katrina & The Waves será sempre Walking on Sunshine.
    Aquele abraço, votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa intérprete a qual nunca segui muito !
      Obrigado Pedro

      Eliminar
    2. Hoje tenho a indicação que há uma nova mensagem mas não consigo aceder à mesma ;(

      Eliminar
    3. Continuo sem conseguir aceder à interacção humorística, Ricardo :(

      Eliminar
  6. Sinceramente já não me lembrava destas canções, também nunca liguei muito ao festival da canção e agora ainda menos. Lamento :)


    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é obrigado a gostar ! Lembrei-me de ter feito esta rúbrica desde o início dos Festivais da RTP e da Eurovisão e vou terminá-la no ano 2000. Ficam neste momento a faltar 3 publicações. Por aqui passaram excelentes canções, minoritarimente.

      Obrigado Fê

      Eliminar
  7. Olá, Ricardo!

    Cada vez que aqui "entro", ou melhor, acedo, leio, SEMPRE, as palavras de Eugénio de Andrade.
    Fico logo "consolada", independentemente da tua publicação, mas esta está o máximo.
    Eu lembro-me que o país parava para ver o festival da canção, e a Philips colocava televisores nas montras, para que, quem não tivesse a caixinha mágica, pudesse assistir ao evento "do ano".

    Lembro-me de algumas destas canções, mas das portuguesas, só me recordo da Célia Lawson.
    Tenho dado muito pouca atenção ao festival da canção, em geral, mas este ano, e com aqueles "monstros", que irão nele participar, ouvi anteontem, creio, vou ficar atenta e de olho no écran.

    Um resto de dia feliz!

    Ah! Agradeço a tua visita e comentário no "Súplica".

    ResponderEliminar
  8. Eugénio é mais um Grande Poeta Português. A nossa Literatura está cheia de figuras Importantes: poetas, prosadores, dramaturgos...

    Pois era, já nem me lembrava, a Philips colocava televisores nas montras para as pessoas verem o Festival.

    Obrigado Céu

    ResponderEliminar
  9. Começo por agradecer a sua presença na "festa de aniversário" da minha «CASA», agradecimento este que tenho vindo a fazer aos poucos, (dentro da minha disponibilidade de tempo) e respeitando, como sempre, a ordem cronológica de chegada.
    Obrigada!

    Gostei de recordar aqui o Festival da Canção, a que há imenso tempo não assisto.
    Quem sabe não está na altura de voltar...
    Quando começámos a verificar que óptimas canções portuguesas não ganhavam... dava para desconfiar. E aborrecemo-nos.

    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao é para agradecer a visita.

      O Festival da Canção, já tenho dificuldades em voltar a ser cliente, no entanto lembrei-me de fazer esta rúbrica que fui publicando desde que o 1º. Festival da Canção em que os portugueses participaram. As publicações acabarão com o Ano 2000.

      Obrigado Mariazinha

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!