Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Billboard Top 100 - Lugar n.º 81 - Archies / Sugar, Sugar

Esta rúbrica trará algumas das 100 melhores músicas consideradas pela “Billboard” (https://www.billboard.com/).

Virão somente aqui aquelas que gosto. Não gosto de “Rap” ou “Hip-Hop”, por isso, as que aqui, do género, aparecerem, é porque gostei de ouvir. Também alguma música, como disse o Salvador Sobral “de plástico”, com “batucada” irritante (para mim, claro !!!), não a mostrarei.
No entanto, deixarei os links do Youtube para quem quiser ouvir as que não colocar aqui, com indicação do Lugar n.º / Intérprete / Composição / Link.





A versão humorística da nossa fadista Hermínia Silva, que o Fernando Ribeiro, do blogue "A Matéria do Tempo", me relembrou:

13 comentários:

  1. Eu diria que são um doce estas canções 🙂

    ResponderEliminar
  2. Primeiro vou retribuir os abraços meu e do Paulo, segundo comentar, depois vou ficar aqui a ouvir - acho que conheço a primeira música e cheguei a tê-la gravada numa cassete para a ouvir enquanto conduzia
    e ainda antes de sair não foi fácil perceber o que diziam estas letrinhas dançantes, bom descanso! um beijinho e vou voltar

    ResponderEliminar
  3. Era a que eu pensava, adoro-a, ainda estou a ouvir a 1ª versão, que foi a que consegui num CD e gravei, ouvi-a pela 1ª vez numa telenovela brasileira, depois vou ouvir a 2ª

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma música pop que fez grande sucesso quando apareceu, lembro-me bem !!!
      Obrigado Gabriela

      Eliminar
  4. Falta aqui a versão de Hermínia Silva, o "Chunga Chunga": https://www.youtube.com/watch?v=SAQBHqJnLvA. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Fernando. Claro que não faz parte dos "mais" da Billboard, mas esta versão da Hermínia Silva é espectacular e cheia de humor !
      Obrigado

      Eliminar

  5. Eu gosto imenso desta música!!
    E também gostava de ver a banda desenhada do primeiro vídeo.

    E como fã que sempre fui da Hermínia Silva, também gostei de ouvir o "Chunga Chunga" que o Fernando aqui trouxe.

    Obrigada aos dois!

    Beijinhos e boas férias...
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Muito "pop" está composição que fez furor na sua época. A Hermínia sempre foi um fadista que gostei muito de ouvir, no seu estilo inconfundível!
    Obrigado Clara

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!