Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

7.ª Arte - Sydney Pollack

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In Imdb - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Do cinema norte-americano trago-vos Sydney Pollack (01-07-1934 – 26-05-2008), realizador com uma obra notável. Um dos realizadores imensamente influente no cinema mundial, com 20 películas, como realizador e uns quantos galardões. Dele escolhi 3 filmes que vi, embora para além destes tenha visto outros.

(1969) They Shot Horses, Don't They ?Os Cavalos Também se Abatem


(1982) Tootsie


(1985) Out Of AfricaÁfrica Minha


(1993) Entrevista com Sidney Pollack

18 comentários:

  1. Gosto imenso dos filmes do cineasta Sydney Pollack.
    «Os Cavalos Também se Abatem» e «Tootsie», vi-os umas duas ou três vezes.
    África Minha, não obstante as magníficas interpretações, vi só uma vez.

    Ao realizador, estará sempre ligado o nome de Sharon Tate, que me lembro perfeitamente de ter sido barbaramente assassinada na sua residência, durante uma festa. Enfim...isto foi um aparte.

    Gostei da tua escolha destes três filmes, fantásticos!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, Sharon Tate era casada com Roman Polanski.

      Eliminar
    2. Eu sei, Catarina, e a jovem encontrava-se grávida.
      Na altura acompanhei as notícias da tragédia, passo-a-passo. Foi um triste acontecimento que abalou o mundo.

      Obrigada.
      Beijos. :)

      Eliminar

    3. Talvez saibas algo que eu não saiba. Qual é a associação entre Sharon Tate e Sydney Pollack?

      Eliminar
    4. Ainda bem que me fizeste a pergunta, Catarina!! Caso contrário ficaria convencida de estar a referir-me a uma e à mesma pessoa, quando te respondi que sabia, e sabia mesmo, nem reparei que falávamos de pessoas diferentes.
      Fiz uma grande confusão, desculpa...tu e o Ricardo! Talvez porque ambos, tanto Roman Polanski como Sidney Pollack, serem pessoas ligadas à produção e realização cinematográfica.
      Sharon Tate foi casada, como bem disseste, não com o cineasta em causa, mas como o Roman, o polaco!! :)
      Como 'falei' tudo de memória, nem me apercebi que estava a laborar num grande equívoco. :)
      Resumindo: a associação entre ambos, não é nenhuma...:)
      Desculpem!

      Eliminar
    5. Este foram os filmes que vi de Pollack. Gosto imenso de "Tootsie" e "Os Cavalos Também se Abatem" baseado no livro do Horace McCoy com o mesmo nome "They Shoot Horses, Don't They?" !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  2. Claro está que vi todos os filmes aqui apresentados. Uma interpretação brilhante de Jane Fonda.
    "Os cavalos também se abatem" é, sem dúvida, um dos seus melhores filmes.
    "Tootsie" é divertido com um excelente Dustin Hoffman.
    "Out of Africa" com o belo Robert Redford. O melhor actor era, sem dúvida, Klaus Maria Brandauer ❗❗❗

    ResponderEliminar
  3. Oi Ricardo
    Também gosto imenso de um bom filme. Dos citados não lembro de ter visto 'Os Cavalos Também se Abatem'. Ultimamente, tenho acompanhado ótimas séries americanas também.
    Sempre de muito bom gosto o seu ,Ricardo.
    deixo abraço

    ResponderEliminar
  4. Estes são filmes excecionais.
    Li a lista dos filmes que ele realizou para me lembrar de alguns e foram estes que tb vi: The Way We Were, Three Days of the Condor, The Electric Horseman, The Firm, Sabrina, assim como vi alguns em que ele foi produtor como Sabrina, Presumed Innocent, Sense and Sensibility, Cold Mountain...
    Um homem com muito talento, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi todos os filmes que aqui mencionas, Catarina❗

      "Three Days of the Condor" mais de 20 vezes❗❗❗

      Eliminar
    2. Este tb foi um tremendo sucesso.

      Eliminar
    3. Acho que vi "Três Dias do Condor" título em português, mas os anos passam e a memória às vezes já não ajuda ! :)
      Obrogado Catarina

      Eliminar

  5. Estes três filmes são grandes referências. Mesmo quem não os tenha visto, por certo já deles ouviu falar.
    «Os cavalos também se abatem» não gostei, o «Tootsie» é impossível não gostar... e o «Africa Minha», apesar de haver quem ache que não, é um filme arrebatador, quer pela história, quer pelas interpretações, quer pela beleza da paisagem, quer pela banda sonora.

    Vou ver agora o vídeo da entrevista.
    Bom fim de semana...
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Eu já tinha uma boa impressão acerca de Sydney Pollack, mas depois de ouvir a entrevista ainda fiquei mais fã.
      Também vi "A Firma" e por gostar do filme é que decidi ler o livro Grisham.

      Ah, e aproveito para de te dizer que já não me lembrava que o SP entrava no "Tootsie". Só agora quando na entrevista ele falou sobre isso é que me recordei. :))
      Fiquei com vontade de ver o "Tootsei" again!
      (vou ver se o encontro no STREMIO)

      (^^)

      Eliminar
    2. Pollack entra em "Tootsie" sim ! Excelente película !!!
      Obrigado Clara

      Eliminar
    3. Todos:
      Parece que Sydney Pollack é um realizador do agrado de todos vós. Queria agradecer a todos os comentários.

      Amanhã às 20:00 será publicada a charada que é simples, aliás como todas as outras. Este realizador passou na vossa aprovação e com distinção !!! :)

      Muito Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!