Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 14 de abril de 2019

Festival Eurovisão da Canção 2019 – Opinão pessoal e as minhas 8 preferidas !

Pois o Festival da Eurovisão de Canções de 2019, é já para o mês que vem (Maio). Estive a ouvi-las, como tem sido hábito nos últimos 3 anos. São no geral, uma desilusão. 

Este Festival deixou de ser um Festival de Canções e passou a ser um espectáculo multimédia dos mais completos que existe, na Televisão. Um palco, efeitos especiais de alto nível, bailados, etc., etc. As canções penso que já vão sendo secundárias ! 😞

Deveria passar a chamar-se “Festival Multimédia Mundial”. Multimédia pelo que disse no parágrafo anterior. E mundial porque nem Israel e muito menos a Austrália estão na Europa. Assim estendiam o Festival a muitos mais países e dava para fazer por eliminatórias. Podia durar o ano inteiro e quando acabasse começavam logo a preparar outro. Assim os proventos seriam muito maiores, para as muitas empresas que trabalham nisto. 

Infelizmente, uma coisa eu receio. Que nos ponham todos um dia, a gostar da mesma música já programada em computador, com receita mais que comprovada para agradar.
Fio-me no meu “faro” como melómano amador e vou tentar não cair nessa ! 😊

Termino este pequeno texto dizendo que para além destas 8 músicas de que gostei, existiam muito outras que basicamente são batuque e muito barulho. Vivemos uma época de decibéis excessivos, com vozes que cantam altíssimo, como se isso fosse sinónimo de grande voz !... Já não consigo ouvir !
Em relação à música portuguesa deste ano, ela vai na continuação da israelita que ganhou o ano passado !!! 😞😞😞

Aqui ficam as minhas escolhas, por  ordem de preferência ! De todas elas gostava que ganhasse a da Irlanda ou a da Macedónia. Agora ouçam, se quiserem claro !

Macedónia - Tamara TodevskaProud – Um tema bonito, muito bem cantado, com uma boa voz !


Irlanda - Sarah McTernan22 – Excelente tema “Pop”, voz algumas vezes parecida com Melanie Safka ou Norah Jones !


Látvia / Letónia – Carousel - That Night – Uma voz diferente, fazendo lembrar um pouco Suzanne Vega neste tema bastante original, com uma viola baixo por base instrumental !


Dinamarca – Leonora - Love is Forever – Um “teenager” chamada Leonora que cantou muito bem, mas com uma fífia (01:00) que quase passou despercebida ao meu ouvido. Uma canção muito agradável com um “pizzicato” instrumental !


República Checa - Lake Malawi - Friend of a Friend – uma música que já alguém me perguntou porque gostei dela. Gostei pronto !... perfeitamente normal em relação a muitas outras, mas gosto do ritmo. A interpretação é bem razoável, faz lembrar de alguma maneira Jamiroquai !


Bélgica – Eliot - Wake Up – Muito boa interpretação, canção original. Fez lembrar de alguma maneira a música electrónica !


Grécia - Katerine Duska - Better Love – Uma música como a da Letónia, mais séria. Voz parecida com a da Cher, forte e uma música com muita personalidade.


Israel - Kobi MarimiHome – Diferente do habitual e bem cantada por uma boa voz. A interpretação desta é um Freddie Mercury israelita !
E todos já esqueceram (graças a Deus !) a música (?) que Israel levou o ano passado e que ganhou. A deste ano é muito boa !

19 comentários:

  1. Pelo que vejo aqui, não gostas da canção alemã, Ricardo.

    Também não dizes em que dia de Maio se realiza o Festival da Canção.

    Continuação de uma noite musical 🎵🎵🎵

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da canção alemã deste ano não gosto, e não sei, propriamente, qual é o dia em Maio que o Festival é transmitido !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Passa-me completamente ao lado, confesso.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  3. Não tinha ouvido nenhuma, não ligo muito ao festival, e levo anos que nem vejo.
    Ouvi estas que partilhou. Suponho que estes são os vídeos de promoção e alguns são muito bonitos. Como sabe, tirando o espanhol e claro o português não sei outras línguas pelo que a minha apreciação se cinge à música e à voz.
    Não gosto de Israel, pela sua política com a Palestina, mas destas oito foi a que mais me agradou. Seguida de perto pela Grécia e pela Letónia.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante Elvira que consigamos destrinçar as coisas como tu fizeste. Política e políticos são uma coisa, música neste caso é outro!
      Eu também não sei muitas línguas, mas para mim o instrumental sempre foi o preferido, não nestes caso das canções de festival. As que não sei a língua ouço a música e a capacidade interpretativa do artista.
      Obrigado Elvira

      Eliminar

  4. Destas oito, duas delas estão no meu top five... mas não tens aqui a minha favorita, a da SUÉCIA.

    O Festival da Eurovisão realiza-se na terceira semana de Maio, as duas semifinais a 14 e a 16, sendo a final no sábado 18.
    Portugal irá a votos na Terça 14... e tenho quase certeza de que seremos apurados para a final. Estaria o apuramento mais incerto se participássemos na segunda semifinal onde estão, no meu modesto ponto de vista, as canções mais fortes. Independentemente da companhia, a canção que representa o nosso país, goste-se ou não dela, tem tido muito boa aceitação por parte dos fãs da Eurovisão.

    Aguardo ansiosa por essa "semana mágica"!
    Beijinhos eurovisivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação de quando começa o Festival !
      Vamos ver o que nos reserva o Festival e que ganhe alguma coisa que tenha música e melodia !!!
      Obrigado Clara

      Eliminar
  5. Nestes últimos anos tenho anadado arredada da Canções do festival.
    Gostei de ouvir as que deixaste aqui.
    As minhas preferidas são as da Macedónia e Letónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas que aqui coloquei são as minhas preferidas !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  6. Infelizmente é como dizes e prevês, Ricardo. :(... Uma coisa são boas canções, outra bem diferente são canções para festival !
    Quando ouvi as nossas, até detestei a nossa, vencedora, mas seguidamente comecei até a não desgostar dela e não me espantaria até que ficasse bem classificada.
    Ainda não consegui ouvi-las todas, mas receio bem que mais uma vez, venha a ser "o diferente" o "espectacular" que venha a vencer contra as verdadeiramente boas canções.
    Temos ainda que ter presente que há ainda a simpatia linguística ou de proximidade de certos países em relação a outros , que poderão sempre fazer desviar os resultados das votações ! :((

    Ainda não consegui formar uma opinião sobre as que gostaria que ganhassem, até por que só ouvi algumas (poucas) ! :(

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o teu comentário e estamos de acordo. Não quero estar a comentar muito sobre a qualidade "duvidosa" da nossa canção porque sou um melómano amador, com algum ouvido para a música.
      Abraço
      Abraço

      Eliminar
  7. Já fui grande fã do Festival Eurovisão da Canção. Posso dizer que, desde o tempo em que participámos pela primeira vez com o tema «Oração» na voz de António Calvário. De há uns anos a esta parte, deixei de me interessar e só ouço a nossa e a vencedora, no final.
    Destas, gostei bastante da que vai representar a Irlanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei destas e as outras são quase todas a mesma receita ! :(
      Obrigado Janita

      Eliminar
  8. Ora então já ouvi um bocadinho das oito e não desgosto de todo.
    E como diz que a receita é toda a mesma, então temos a nossa que vai marcar a diferença! Hahahahaha :) ;)


    Ah uma coisa!...
    Nunca deixamos a nossa língua materna e essa resiliência , deveria marcar pontos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante o que dizes da língua materna, mas as canções são letra e música, e esta de musicalidade tem muito pouco ! :(((
      Obrigado mz

      Eliminar

  9. Passei hoje aqui de novo para te recordar que hoje à noite dá a primeira Semi-Final do ESC...

    Em qualquer lado que se estiver, através até de um smartphone, pode-se acompanhar a transmissão em direto através do LINK do Youtube.

    Beijinhos musicais
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou neste momento a ouvir a 1.ª Semi-final. Mantenho as minhas de que gosto !... não me deixo influenciar pelo espectáculo visual, o festival é de Música, nada muda :)... ou então mudem-lhe o nome !!! :)))

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!