Lisboa ainda

Lisboa não tem beijos nem abraços, não tem risos nem esplanadas, não tem passos, nem raparigas nem rapazes de mãos dadas, tem praças cheias de ninguém, ainda tem Sol mas não tem nem gaivota de Amália nem canoa, sem restaurantes, sem bares, nem cinemas, ainda é fado, ainda é poemas, fechada dentro de si mesma ainda é Lisboa, cidade aberta, ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste, e em cada rua deserta, ainda resiste

Manuel Alegre, 20 de Março de 2020


segunda-feira, 15 de abril de 2019

Festival Eurovisão da Canção 2019 – Opinão pessoal e as minhas 8 preferidas !

Pois o Festival da Eurovisão de Canções de 2019, é já para o mês que vem (Maio). Estive a ouvi-las, como tem sido hábito nos últimos 3 anos. São no geral, uma desilusão. 

Este Festival deixou de ser um Festival de Canções e passou a ser um espectáculo multimédia dos mais completos que existe, na Televisão. Um palco, efeitos especiais de alto nível, bailados, etc., etc. As canções penso que já vão sendo secundárias ! 😞

Deveria passar a chamar-se “Festival Multimédia Mundial”. Multimédia pelo que disse no parágrafo anterior. E mundial porque nem Israel e muito menos a Austrália estão na Europa. Assim estendiam o Festival a muitos mais países e dava para fazer por eliminatórias. Podia durar o ano inteiro e quando acabasse começavam logo a preparar outro. Assim os proventos seriam muito maiores, para as muitas empresas que trabalham nisto. 

Infelizmente, uma coisa eu receio. Que nos ponham todos um dia, a gostar da mesma música já programada em computador, com receita mais que comprovada para agradar.
Fio-me no meu “faro” como melómano amador e vou tentar não cair nessa ! 😊

Termino este pequeno texto dizendo que para além destas 8 músicas de que gostei, existiam muito outras que basicamente são batuque e muito barulho. Vivemos uma época de decibéis excessivos, com vozes que cantam altíssimo, como se isso fosse sinónimo de grande voz !... Já não consigo ouvir !
Em relação à música portuguesa deste ano, ela vai na continuação da israelita que ganhou o ano passado !!! 😞😞😞

Aqui ficam as minhas escolhas, por  ordem de preferência ! De todas elas gostava que ganhasse a da Irlanda ou a da Macedónia. Agora ouçam, se quiserem claro !

Macedónia - Tamara TodevskaProud – Um tema bonito, muito bem cantado, com uma boa voz !


Irlanda - Sarah McTernan22 – Excelente tema “Pop”, voz algumas vezes parecida com Melanie Safka ou Norah Jones !


Látvia / Letónia – Carousel - That Night – Uma voz diferente, fazendo lembrar um pouco Suzanne Vega neste tema bastante original, com uma viola baixo por base instrumental !


Dinamarca – Leonora - Love is Forever – Um “teenager” chamada Leonora que cantou muito bem, mas com uma fífia (01:00) que quase passou despercebida ao meu ouvido. Uma canção muito agradável com um “pizzicato” instrumental !


República Checa - Lake Malawi - Friend of a Friend – uma música que já alguém me perguntou porque gostei dela. Gostei pronto !... perfeitamente normal em relação a muitas outras, mas gosto do ritmo. A interpretação é bem razoável, faz lembrar de alguma maneira Jamiroquai !


Bélgica – Eliot - Wake Up – Muito boa interpretação, canção original. Fez lembrar de alguma maneira a música electrónica !


Grécia - Katerine Duska - Better Love – Uma música como a da Letónia, mais séria. Voz parecida com a da Cher, forte e uma música com muita personalidade.


Israel - Kobi MarimiHome – Diferente do habitual e bem cantada por uma boa voz. A interpretação desta é um Freddie Mercury israelita !
E todos já esqueceram (graças a Deus !) a música (?) que Israel levou o ano passado e que ganhou. A deste ano é muito boa !

19 comentários:

  1. Pelo que vejo aqui, não gostas da canção alemã, Ricardo.

    Também não dizes em que dia de Maio se realiza o Festival da Canção.

    Continuação de uma noite musical 🎵🎵🎵

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da canção alemã deste ano não gosto, e não sei, propriamente, qual é o dia em Maio que o Festival é transmitido !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Passa-me completamente ao lado, confesso.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  3. Não tinha ouvido nenhuma, não ligo muito ao festival, e levo anos que nem vejo.
    Ouvi estas que partilhou. Suponho que estes são os vídeos de promoção e alguns são muito bonitos. Como sabe, tirando o espanhol e claro o português não sei outras línguas pelo que a minha apreciação se cinge à música e à voz.
    Não gosto de Israel, pela sua política com a Palestina, mas destas oito foi a que mais me agradou. Seguida de perto pela Grécia e pela Letónia.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante Elvira que consigamos destrinçar as coisas como tu fizeste. Política e políticos são uma coisa, música neste caso é outro!
      Eu também não sei muitas línguas, mas para mim o instrumental sempre foi o preferido, não nestes caso das canções de festival. As que não sei a língua ouço a música e a capacidade interpretativa do artista.
      Obrigado Elvira

      Eliminar

  4. Destas oito, duas delas estão no meu top five... mas não tens aqui a minha favorita, a da SUÉCIA.

    O Festival da Eurovisão realiza-se na terceira semana de Maio, as duas semifinais a 14 e a 16, sendo a final no sábado 18.
    Portugal irá a votos na Terça 14... e tenho quase certeza de que seremos apurados para a final. Estaria o apuramento mais incerto se participássemos na segunda semifinal onde estão, no meu modesto ponto de vista, as canções mais fortes. Independentemente da companhia, a canção que representa o nosso país, goste-se ou não dela, tem tido muito boa aceitação por parte dos fãs da Eurovisão.

    Aguardo ansiosa por essa "semana mágica"!
    Beijinhos eurovisivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação de quando começa o Festival !
      Vamos ver o que nos reserva o Festival e que ganhe alguma coisa que tenha música e melodia !!!
      Obrigado Clara

      Eliminar
  5. Nestes últimos anos tenho anadado arredada da Canções do festival.
    Gostei de ouvir as que deixaste aqui.
    As minhas preferidas são as da Macedónia e Letónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas que aqui coloquei são as minhas preferidas !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  6. Infelizmente é como dizes e prevês, Ricardo. :(... Uma coisa são boas canções, outra bem diferente são canções para festival !
    Quando ouvi as nossas, até detestei a nossa, vencedora, mas seguidamente comecei até a não desgostar dela e não me espantaria até que ficasse bem classificada.
    Ainda não consegui ouvi-las todas, mas receio bem que mais uma vez, venha a ser "o diferente" o "espectacular" que venha a vencer contra as verdadeiramente boas canções.
    Temos ainda que ter presente que há ainda a simpatia linguística ou de proximidade de certos países em relação a outros , que poderão sempre fazer desviar os resultados das votações ! :((

    Ainda não consegui formar uma opinião sobre as que gostaria que ganhassem, até por que só ouvi algumas (poucas) ! :(

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o teu comentário e estamos de acordo. Não quero estar a comentar muito sobre a qualidade "duvidosa" da nossa canção porque sou um melómano amador, com algum ouvido para a música.
      Abraço
      Abraço

      Eliminar
  7. Já fui grande fã do Festival Eurovisão da Canção. Posso dizer que, desde o tempo em que participámos pela primeira vez com o tema «Oração» na voz de António Calvário. De há uns anos a esta parte, deixei de me interessar e só ouço a nossa e a vencedora, no final.
    Destas, gostei bastante da que vai representar a Irlanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei destas e as outras são quase todas a mesma receita ! :(
      Obrigado Janita

      Eliminar
  8. Ora então já ouvi um bocadinho das oito e não desgosto de todo.
    E como diz que a receita é toda a mesma, então temos a nossa que vai marcar a diferença! Hahahahaha :) ;)


    Ah uma coisa!...
    Nunca deixamos a nossa língua materna e essa resiliência , deveria marcar pontos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante o que dizes da língua materna, mas as canções são letra e música, e esta de musicalidade tem muito pouco ! :(((
      Obrigado mz

      Eliminar

  9. Passei hoje aqui de novo para te recordar que hoje à noite dá a primeira Semi-Final do ESC...

    Em qualquer lado que se estiver, através até de um smartphone, pode-se acompanhar a transmissão em direto através do LINK do Youtube.

    Beijinhos musicais
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou neste momento a ouvir a 1.ª Semi-final. Mantenho as minhas de que gosto !... não me deixo influenciar pelo espectáculo visual, o festival é de Música, nada muda :)... ou então mudem-lhe o nome !!! :)))

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago.