Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Os Festivais das Canções (1996)
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
Esta longa retrospectiva sobre o Euro Festival da Canção e o Festival da Canção RTP, terminará com a publicação do ano 2000.
Vou andar por aqui a mostrar um pouco da música dos Festivais da Canção, o da RTP e o da Eurovisão. Ouvirão e verão, sempre que haja vídeo no Youtube, os três primeiros lugares de cada um deles.
Euro Festival 1996, em 18 de Maio, Oslo (Noruega).
1º. Eimear Quinn (18-12-1972) - The Voice
2º. Elisabeth Andreassen (28-3-1958) - I Evighet
3º. One More Time (1991 – 1997) - Den Vilda
Festival RTP da Canção de 1996, em 7 de Março, no Teatro Politeama (Lisboa).
1º. Lúcia Moniz (09-09-1976) – O Meu Coração Não Tem Cor
2º. Patrícia Antunes (??-??-19??) – Canto em Português
3º. SomSeis (19?? – ????) – A Canção da Paz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
ResponderEliminarE já estamos em 1996... e que pena esta rubrica estar quase a acabar! :(
Neste ano, a Irlanda venceu novamente e foi uma vitória justa. Era impossível não ficarmos "apaixonados" por aquela voz angelical. Muito difícil de cantar aquela música! Não me recordo se era a minha favorita... mas provavelmente seria, pois a minha alma celta rejubila com estas sonoridades! :D
Quanto à nossa Lúcia, outro encanto! Aliás, foi com ela e com este tema que Portugal alcançou o seu melhor lugar de sempre num Eurofestival, um honroso 6º lugar!! :)))
Uma canção alegre e bem ritmada, numa voz jovem e emoldurada por uma carinha laroca!
A Europa também gostou!!
Beijinhos festivaleiros
(^^)
Percebo que gostasses que a rúbrica continuasse porque sei que gostas do Euro Festival e do Festival da Canção. Mas acho que 2000 é uma boa data para terminar.
EliminarA Irlanda venceu com uma excelente voz, verdade e a nossa Lúcia Moniz, mostrou bem que era filha de artistas (Maria do Amparo e Carlos Alberto Moniz). Foi, na realidade, até hoje, a nossa melhor pontuação, embora tenhamos tido canções que merecessem ganhar !
Obrigado Afrodite
Por estes tempos já me devia ter afastado destas lides dos Festivais da Canção, tanto da Eurovisão como do nosso da RTP, porque não me lembro de nenhuma. A Lúcia Moniz era tão novinha!..
ResponderEliminarGostei imenso da música e da letra da "Canção da Paz", não conheci os "Som Seis" mas tiveram aqui, uma excelente actuação! Nestas alturas, dos Festivais, criavam-se Grupos que pouco depois nunca mais se ouvia falar deles e depressa desapareciam.
Ricardo, desculpa, mas creio que no segundo vídeo deves ter invertido os dois últimos algarismos do ano em referência. Em 1958, já existia o Festival da Eurovisão? Não seria 1985?
Provavelmente sim, embora nós só tivéssemos participado com o António Calvário e a canção Oração, para aí em 64 ou 65. ( deves saber melhor do que eu) Nos anos seguintes não perdia um, depois cansei-me. :)
Tem uma boa noite, Ricardo.
Eu para ser honesto também, nesta altura, já pouco seguia os Festivais da Canção porque, na realidade achava o que sempre achei, embora houvessem canções e intérpretes bons e muito bons, o comercialismo era mais forte muitas vezes e "pisava" a qualidade.
EliminarJanita a data à frente do nome, penso que seja essa a que te referes, tem a ver com o ano de nascimento do artista ... http://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabeth_Andreassen
Obrigado Janita
Confesso que não conheço nenhuma
ResponderEliminarAquele abraço
Ficaste agora a conhecer !... :)))
EliminarObrigado Pedro
Sem dúvida que me tenho que sentir "envergonhado", por não me lembrar de nenhuma música nem dos intérpretes ! :(( ... Apenas da Lúcia Moniz me lembro bem e da sua canção, uma ideia leve !
ResponderEliminar... E fico a pensar, ...
... e recordando o Rui Veloso e o Carlos Tê, fico receoso, porque eles dizem que : "Não se ama alguém que não ouve a mesma canção" ! ... Vale-me que não acredito, até porque há muitos outros motivos que nos podem fazer amar e ser correspondidos ! rsrsrs ... Nem todos podemos ser perfeitos e completos, né ? ... ahah
Abraço, Ricardo ! :))
.
Rui muitas destas músicas nem sequer ficaram nos ouvidos de muitos de nós, embora hajam pessoas que as memorizaram, como é o caso da nossa amiga Afrodite, que tem muito prazer em relembrar estas canções. Foram-lhe de certeza muito prazeirosas na época da sua juventude, e penso, deve tê-las cantado muitas vezes !
EliminarA música é um bom elemento romântico e acho que importante !!!
Obrigado pela visita
Que bom que continuem a publicar estas canções no Youtube!
ResponderEliminarEsses jovens que dão o seu melhor ficam facilmente tão esquecidos
abraços
Angie
Tens toda a razão. O Youtube é o canal onde existe tudo, somente escrever o que queremos procurar e algo vai aparecer !
EliminarObrigado Angie