Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 6 de junho de 2020

7.ª Arte - Barry Levinson

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.

Do cinema norte-americano trago-vos Barry Levinson (06-04-1942), realizador com uma excelente obra. Com 30 películas realizadas, umas quantas escritas, outras tantas produzidas e uns quantos galardões. Dele escolhi 5 filmes que vi e qual deles o melhor !!!

(1987) Good Morning, VietnamBom Dia, Vietnam


(1988) Rain ManEncontro de Irmãos


(1990) Avalon


(1991) Bugsy


(1994) DisclosureRevelação


Entrevista com Barry Levinson

22 comentários:

  1. Um cineasta de grande talento.
    Não vi todos os filmes que aqui mencionas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É na realidade um realizador talentoso. Destes o que gostei menos foi "Disclosure" e o que gostei mais foi "Rain Man". No entanto são todos excelentes filmes, abordando temas interessantes, e até nem precisam de violência gratuita para terem audiência !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. Vi e revi os dois primeiros filmes.
    Os restantes, não tenho ideia.

    ResponderEliminar
  3. AVALON ainda não vi, mas depois de ver o vídeo, até fiquei com vontade. Os outros aparecem regularmente na TV. Nas salas de cinema não vi nenhum.

    Quem traduziu "Rain Man" por "Encontro de Irmãos" não compreendeu a história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vai ler "Avalon" !... ou o "Disclosure" pela terceira vez !
      As traduções dos títulos nem sempre são benéficas para a obra em si, neste caso, a película de Barry Levinson. Penso que isso aconteça com todas as traduções, umas mais afortunadas ou inteligentees do que outras.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  4. Hoje à noite, um canal alemão apresenta o filme de suspense erótico Disclosure (Revelação) — gosto mais do título "Assédio Sexual" — com Michael Douglas e Demi Moore, baseado no livro de mesmo nome de Michael Crichton.

    Embora não seja o melhor filme de Barry Levinson, já o vi duas vezes, portanto vou pensar, se o quero ver uma terceira vez.

    Excelente domingo cinematográfico, Ricardo ♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sociedade onde vivemos sem respeito pelo ser humano, somente pelo dinheiro ou por aquilo que vale cada um de nós em termos financeiros. Foi o "homenzinho" que a inventou !
      O filme "Disclosure" é um bom exemplo disso, que por acaso Barry Levinson lhe deu um fim feliz, mas que na realidade, e na maior parte dasa vezes, não é isso que acontece, principalmente em sociedades ditas evoluídas !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. Só vi Good Morning Vietnam e Disclosure.

    Bom domingo, Ricardo. :)

    ResponderEliminar
  6. Destes que mostras vi três.
    Barry Levinson é sem dúvida um grande realizador.

    Bom domingo Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Não me puxes os cabelos, Ricardo, mas tu sabes muito bem como eu gosto desta rúbrica ♥♥

    https://ematejoca.blogspot.com/2020/06/enthullung-disclosure-revelacao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Obrigado, também pela chamada de atenção ao meu blogue no teu !

      Eliminar
    2. Infelizmente, o "ematejoca azul" desapareceu.
      O "ematejoca" é o meu blogue, onde eu escrevo em alemão.
      A minha tablet morreu.
      Entrar na caixa dos @mails é uma aventura.
      Mesmo assim, a vida é bela.

      Eliminar
  8. Vi-os todos e não consigo escolher um favorito.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (1987) Good Morning, Vietnam – Bom Dia, Vietnam é o meu favorito.

      Eliminar
    2. Eu gostei imenso do "Rain Man", embora não goste da interpretação do Tom Cruise, mas talvez seja mesmo um papel para não gostar, não sei !
      Os outros são excelentes e o "Disclosure" é bom, como retrato da sociedade actual !
      Obrigado Pedro

      Eliminar
  9. Fico-me pelos dois primeiros.
    Boa semana, Ricardo, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dois primeiros devem ter sido os mais "badalados" em Portugal, na realidade.
      Obrigado António

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Felizmente está tudo bem com a família e comigo. Faço votos para que também esteja tudo bem consigo e com os seus.
      Abraço e obrigado Rui

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!