Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

José Saramago

Completam-se hoje 10 anos (18-06-2010) que morreu José Saramago, o nosso segundo prémio Nobel, o primeiro da Literatura. Saramago foi um dos génios da Literatura Portuguesa, como Luiz de Camões e Fernando Pessoa.

Nesta vida tão curta que se leva, tudo começou aqui …
Adaptação teatral de “Memorial do Convento”, de José Saramago. Foi exibido  no Palácio Nacional de Mafra (PNM). Uma co-produção da ÉTER-Produção Cultural e PNM.


A  Academia Real das Ciências da Suécia, anuncia a atribuição do “Prémio Nobel da Literatura de 1998” a José Saramago.


A SIC entrevistou José Saramago no dia do anúncio da atribuição do Prémio Nobel, 8 de Outubro de 1998.


Ensaio Sobre A Cegueira (introdução).


José Saramago fala do seu novo romance “Caim” à agência espanhola de notícias EFE


… e tudo terminou aqui

Pequeno documentario exibido pela SIC no dia 18/06/2010. Morreu o grande escritor português José Saramago. Foi um escritor que esteve sempre do lado dos mais desfavorecidos , como se pode ler nos seus primeiros livros. Foi um lutador por um Mundo melhor e mais justo, era militante do PCP e foi o único escritor de lingua portuguesa a ganhar o Prémio Nobel da Literatura…. E eu acrescento, embora tivessem havido mais um ou dois que o mereciam !

17 comentários:

  1. Também assinalo os 10 anos sobre a morte de José Saramago, o único escritor português galardoado com o Nobel da Literatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um ou dois também mereceriam o Nobel de Literatura. Pessoa seria um deles!
      Obrigado Teresa

      Eliminar
    2. Os meus favoritos:

      Eça de Queirós

      Agustina Bessa-Luís

      António Lobo Antunes

      e

      o jovem escritor português, descendente de Eça de Queirós:

      Afonso Reis Cabral

      Eliminar
    3. Aceito principalmente Eça de Queirós, li muita obras dele, mais que uma vez. Agustina alguma coisa, Lobo Antunes, nem por isso e Afonso Reis Cabral nunca li !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Não consigo gostar dele, não dá mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca gostei dele. Gosto sim, da sua obra literária.

      Eliminar
    2. Opiniões obviamente!
      Obrigado e abraço Pedro

      Eliminar
  3. Uma merecida homenagem, um Nobel é uma imagem que fica sempre, cá dentro e lá fora.
    Tenho pena, mas não consigo lê-lo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, Saramago tem um tipo de escrita que "cansa" quem o lê, no entanto existem alguns livros que são mais fáceis de ler. Cito dois que gostei imenso: Claraboia" de 2011 e "O ano da morte de Ricardo Reis" de 1984. Dele, li mais 3 ou 4, mas na realidade, Saramago também não é um dos meus escritores. Gosto de ler livros pequenos, sem muitas páginas, porque como tenho, neste momento, pouca capacidade de concentração, livros grandes não me agradam !
      Obrigado

      Eliminar
    2. Ricardo
      Obrigada pelas tuas dicas. Os livros que referes não os tenho e nem os conhecia, tenho outros que comecei a ler e desisti.
      Tal como tu, não ando com paciência para grandes leituras, a cabeça não ajuda :(

      Eliminar
    3. Lê "Claraboia" vais gostar. É uma história despretensiosa passada num prédio em Lisboa, com os seus vários inquilinos.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Não sou muiito fã da escrita de Saramago (que leio na internet) ,no entanto li dois que gostei bastante "Caim" e'Viagem a Portugal' _ e tenho orgulho de olhar para eles na minha estante rs
    Um grande escritor!
    Infelizmente,meu tempo de leitura é pequeno,preciso me disciplinar a ler fora da web.
    Dicas é sempre bom,Ricardo.Obrigada e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis, nem sempre é possivel gostar de todas as obras de um artista sobre o qual nos debruçamos. Boas leituras e obrigado pela visita !

      Eliminar
  5. Falta-me ler bastante, mas dos que li gostei. Reparo agora, olhando para os que tenho ali na estante, que me falta A viagem do elefante. Devo tê-lo emprestado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa o espólio literário da obra "Saramaguiana", passo a expressão, é grande: 18 romances; 3 crónicas; 5 peças teatrais; 3 contos; 3 livros de poesia; 3 livros de "diário e memórias"; 2 livros infantis e 1 de viagens. Ler todos, é de quem o admira bastante !
      Eu não me habilito a tanto, mas essa é a maneira correcta de apreciar neste caso um grande escritor como José Saramago, ou qualquer outro artista, seja em que arte for !
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  6. Magnifica forma de assinalar esta data!...
    Caim... foi o ultimo livro que li... Adorei!... O filme... tem alguns... muitos paralelismos com o nosso actual presente...
    Mas reconheço, que ainda me falta conhecer bastante, da sua vasta obra...
    Excelente post, Ricardo! Parabéns! Abraço
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saramago já o escrevi, não faz parte dos meus escritores preferidos, mas é um génio literário !
      Obrigado Ana

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!