Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 3 de outubro de 2020

Eyes Thru Glass (52) - Açores (2/3)

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

Em Dezembro de 2016, andei pela Região Autónoma dos Açores, na Ilha Terceira. Ilha essa, onde nasceu o meu avô materno (freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória), e uma das irmãs da minha Mãe. Estas fotografias são uma segunda mostra, dum total de três amostragens, retiradas das minhas  672 fotos “batidas”.


Angra do Heroísmo
Império da Rua Nova


Marina














Império de São Sebastião




Praia da Vitória
Império da Caridade


Casa onde nasceu o escritor Vitorino Nemésio



Outras fotos da cidade







19 comentários:


  1. Um sonho que tenho é conseguir ir um dia aos Açores!
    Tens aqui fotos de sonho!
    Apesar do céu cinzento em alguns registos, as cores dos Impérios destacam-se na paisagem!
    Achei muito curiosa a coleção de bandeiras pintadas no muro...

    Obrigada por me levares a passear pela terra dos teus ancestrais!
    Beijinhos e bom fim de semana
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Açores são maravilhosos. Gostaria de lá voltar e tentar ver as ilhas que não conheço. A ilha Terceira é, por questões de laços familiares a que me diz mais alguma coisa. Uma Primavera com o desabrochar da Natureza é capaz de ser a estação ideal para lá ir de novo... talvez, quem sabe !!!
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Um dos meus sonhos que nunca se realizará seria ir aos Açores. Não gosto de viajar sozinha, e o marido fez uma comissão nos Açores e ficou tão traumatizado que nunca mais quis ouvir falar dos Açores. Ele estava lá a 1 de Janeiro de 1980 aquando do terramoto.
    As fotos estão lindas
    Hoje tenho que ouvir as musicas que escolheu. Ontem foi-me impossível.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho bastante medo de tremores de terra e/ou terramotos, mas vivemos num País onde poderemos estar sujeitos a um, a qualquer momento. Esperemos que nunca exista esse momento. No dia 1 de Novembro irá fazer 265 anos que morreram, no terramoto de 1755, pensa-se que mais de 60.000 pessoas em Lisboa. Nem quero pensar nisso, se fosse agora. Mas sim, quero voltar a pensar em visitar de novo os Açores, porque a Terceira encantou-me e São Miguel aqui há uns anos também. Ainda há muitas ilhas para ver e creio que são todas maravilhosas.
      Elvira obrigado

      Eliminar
  3. Estes teus olhares, que captas através da lente da câmara fotográfica e nos vais trazendo, são uma bela oferenda para quem, como eu, não vi ao vivo e muito provavelmente não verei.
    Da maneira como o mundo anda, vamos ficar confinados ao nosso Portugal (continental) e já não é mau.

    Ficam um pouco estranhas a forma como encavalitas ad fotos, mas nem por isso menos belas e interessantes.

    Obrigada pela partilha, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo irá melhorar, temos de manter a esperança, embora o "homenzinho" não o mereça.
      As fotos com enquadramentos losangulares, é uma maneira de conseguir encaixar o pretendido dentro da foto. Gosto de o fazer e dá imagens muito interessantes, digo eu, que as "bato" ! Além disso, como já disse, este tipo de irreverência em relação às técnicas fotográfcas, é salutar!
      Janita obrigado

      Eliminar
    2. Tem esperança, Janita, que nós, as mulheres, merecemos. Os “homenzinhos” que se orientem!!
      : )

      Eliminar
  4. Olha... Tenho uns pinta-amores captados aí que me foram oferecidos por um certo fotógrafo blogueiro. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tens Luísa :) ! Fui eu que tos enviei, das pinturas feitas nos muros da marina, em Angra do Heroísmo. Fiz cerca de 50 fotos dessas pinturas !
      Luísa obrigado

      Eliminar
  5. Há muito tempo a pedir uma visita a amigos.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Ver estas fotos dos Açores, fazem-me reviver momentos maravilhosos que vivi aqui.
    Todas muito bonitas e que me trazem óptimas recordações.
    Muito obrigada pela partilha Ricardo.

    ResponderEliminar
  7. What a wonderful colorful houses. I love the blue and lila ones. And the boat are lovely.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The houses in photos 1, 14,15, 16, and 17, are houses of Catholic worship, called "Empires" and are typical of the archipelago of the Azores, composed of 9 islands that are part of Insular Portugal.
      The boats and the marina were filmed in the city of "Praia da Vitória", where my maternal grandfather was born.
      Orvokki thank you

      Eliminar
  8. Portugal tem lugares lindos que valem muitas fotografias.
    Gosto dos recortes dos santuários, Ricardo.
    espero poder voltar a Portugal há tanto para ver ainda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mundo inteiro tem lugares maravilhosos que a Natureza criou e que muitos também foram obra da mão humana, mas a boa mão, porque a má tem destruído o planeta ! :(((
      Boa vinda a Portugal !
      Lis obrigado

      Eliminar
  9. estive aí em 2018 e tbm apanhei as várias estações do ano na terceira. as tuas fotos tbm o mostram :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero lá voltar, mas não sei quando. A pandemia condiciona as coisas :( !
      O último fecha a porta, obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!