Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Lous e The Yakuza – NPR Tiny Desk Home Concert (5)

A NPR Music (https://www.youtube.com/channel/UC4eYXhJI4-7wSWc8UNRwD4A) é um projecto da “National Public Radio”, uma organização de media americana sem fins lucrativos, com financiamento público e privado, lançado em Novembro de 2007, para apresentar programação musical de rádio pública e conteúdo editorial original para descoberta de música.

Parece-me um projecto interessantíssimo, principalmente, porque neste contexto de pandemia, dá-nos a possibilidade de ouvirmos grandes intérpretes e compositores a nível mundial, os quais mostram aqui, na NPR Music, a sua arte e a sua capacidade de comunicação. Por aqui vão passar, nomes conhecidos, menos conhecidos e desconhecidos. Para mim, foi e é um prazer procurar bons instrumentais e boas interpretações. As actuações poderão ser, às vezes, bastante mais extensas que o habitual, mas tentei procurar algo que possam escutar com prazer.

No Tiny Desk de hoje, vamos ouvir…

Lous e The Yakuza (Marie-Pierra Kakoma) (27-05-1996)

Bob Boilen (um dos criadores do canal NPR) | 27 de janeiro de 2021, diz:

Há uma elegante sensação quando “Lous e The Yakuza” executam uma Tiny Desk no “Book Bar” do “Hotel Grand Amour”, em Paris. E embora a música seja suave, optimista e quente, o que está por trás da história de fundo de “Lous”, nas suas letras em francês, é, às vezes, profundo e perturbador.

“Lous” - um anagrama para "Soul (Alma)" – ela é Marie-Pierra Kakoma, uma artista de 24 anos radicada na Bélgica, mas nascida na República Democrática do Congo. Ela veio para a Bélgica, para a sua família escapar da guerra no Congo. Eles eram refugiados. Para a sua actuação no “Tiny Desk” (em casa), ela começa com o seu single de 2019, "Dilemme". A música evoca imagens de crescer no Congo e no Ruanda: "Viver me assombra, tudo o que me rodeia me tornava má", canta ela em francês. As suas canções costumam ser acompanhadas de ritmos de rumba congolesa, cheios de elasticidade, beleza e resistência. ...

Grupo:

Lous (vocais), Joseph Nelson (teclas), Jamiel Blake (bateria), Swaeli Mbappe (baixo), Ayelya Douniama e Myriam Sow (vocais).

Composições: "Dilemme"; "Bon Acteur"; "Dans La Hess"; "Solo" e "Amigo"

2 comentários:

  1. Nao conhecia. Gostei muito.
    Bom fim de semana, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia, mas no canal do Youtube "NPR" passam interpretações e músicas incríveis.
      Bom fim-de-semana Catarina e obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!