Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Dança (26) Polca

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Polca – É uma dança popular da República Checa, da região da Boémia. No século XIX esta região fazia parte do antigo Império Austro-Húngaro …………….. Mais informação aqui !

Polca Alemanha

    

Sternpolka - A Polka das Estrelas

   

How to Country Polka Dance - Beginner Country Polka Dance 

 

4 comentários:

  1. Estou muito familiarizada com este tipo de dança e muitas outras de quase todo o mundo. Como já tenho mencionado, todos os anos há um festival multicultural (com exceção destes dois últimos anos). Os vários pavilhões dão-nos a conhecer as suas tradições e costumes, danças, gastronomia, artesanato... E eu não falto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estivesse no teu lugar faria o mesmo, pela dança, tradições, costumes, artesanato, enfim GASTRONOMIA :)) !... a sério aprecio muito esses eventos relacionados com outros Povos !
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Um estilo de dança que não conheço muito... mas que adoro apreciar... e que creio, lá vão surgindo em muitos espetáculos de André Rieu... ocasionalmente em determinados temas, que de vez em quando se proporciona encontrar pela Net...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta polca de Johann Strauss II, dá para sair da cadeira e pular ou dançar mesmo, para quem saiba :) !!!
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!