Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 11 de julho de 2021

Bee Gees – Festas de Garagem (2)

Na minha juventude diverti-me imenso nas “festas de garagem”. Um levava o gira-discos portátil, outros levavam uns quantos discos. Haviam sempre umas sandes e uns refrigerantes. Dançávamos a tarde inteira e às vezes a entrar pela noite. Ora música para os “pulos”, ora música para dançar agarrados, às vezes “agarradinhos”, mas sem abusar 😊, porque as mães delas eram algumas vezes nossas conhecidas, e tínhamos imenso respeito por elas.

São apenas duas músicas por intérprete. Em alguns deles, duas canções, irão saber a pouco. Naquela época, a “Pop” e a “Rock” anglo-saxónica dominava. Grupos ingleses e americanos, eram aqueles que passavam na rádio, e era neles, onde gastávamos algum dinheiro das nossas mesadas, para comprar os seus discos.

Hoje na 2.ª festa de garagem trago-vos…

Bee Gees (1958 – 2012)

Estes não eram nem britânicos, nem norte-americanos, eram oriundos da Austrália (Brisbane). Foi um dos grupos que bateu recordes em festas, visto as suas músicas serem muito românticas, o que proporcionava grandes “marmeladas” 😊. Lembro-me bem destas duas composições e do sucesso estrondoso na rádio portuguesa. Ambas se dançavam, bem “agarradinhos” !

Infelizmente, e apesar de todos partirmos um dia, da família dos irmãos Gibb que formavam os “Bee Gees” (Maurice, Robin e Barry) resta apenas Barry Gibb (Barry Alan Crompton Gibb). O mais novo e que não fazia parte do grupo era Andy Gibb (Andrew Roy Gibb) que faleceu apenas com 30 anos de idade.

Massachusetts, de Setembro de 1967. Aqui numa interpretação no célebre programa da televisão alemã (RFA), chamado “Beat-Club”, (https://www.youtube.com/channel/UCYyFEZ-3Hy4pdLFctDtRu3w).

I've Gotta Get A Message To You, de Setembro de 1968. Aqui numa interpretação no célebre programa da televisão alemã (RFA), chamado “Beat-Club”, (https://www.youtube.com/channel/UCYyFEZ-3Hy4pdLFctDtRu3w).

10 comentários:

  1. Gostei mais dos Bee Gees do que dos Beatles.
    Canções bem escolhidas. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para as festas, Bee Gees sempre ;) !
      Estas canções foram célebres e nas festarolas, tocavam, tocavam... :) !
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Os manos Gibb que tanta companhia fizeram nas festarolas.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os manos Gibb sabiam do que a malta gostava... marmelada ! :)).... naquela altura tudo muito discreto e às escondidas, como sabia bem :)) !
      Abraço Pedro e obrigado

      Eliminar
  3. Sempre gostei dos Bee Gees, pena não ter podido fazer marmelada nas festas de garagem :) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes isso, porque não tinhas amigos com garagem, mas fazias "marmelada" como todos nós :) !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. «Festas de garagem»?!
    Ricardo, que bom recordar as dezenas de festas onde, adolescente, dancei e me diverti muito. De 15 em 15 dias não faltavam. Primeiro em casa deste ou daquela; depois na garagem cedida pelos pais de um amigo. E tantas, mas tantas, nós fizemos lá, mais à vontade, à vontadinha, longe das mamãs controladoras.
    Pelo que escreves até parece que passaste por lá e viste tudo o que fazíamos ups!!!
    Memórias boas, de momentos vividos com amigos e amigas que perdi na confusão do regresso a Portugal.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Pelo que escreves até parece que passaste por lá e viste tudo o que fazíamos ups!!!", eu lembro-me do que fazia ;) !
      Tempos em que havia muito respeito embora houvessem momentos mais "ousados" e levianos, próprios da juventude.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  5. Acabei de descobrir o segundo tema... que desconhecia por completo!
    Nas minhas festas de garagem... era mais Peter Gabriel, Pink Floyd, Sting... as músicas mais lamechas... ficavam por conta do Phil Collins!... Já não apanhei esta onda de Bee Gees... se bem que ainda se ouvissem bastante na época... mas a década de 80, foi oferecendo uma tão grande riqueza de alternativas, que só fiquei a conhecer os seus temas mais populares, na época...
    Adorei recordar o primeiro tema, que já não ouvia há algum tempo!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então aqui deduzi que és mais nova do que eu. Gosto imenso dos Genesis, principalmente da primeira composição da banda, e enquanto nela estavam integrados: Peter Gabriel (vocalista e compositor) e Steve Hacket (viola solo).
      Na minha altura, os jovens gostavam muito da música para a "marmelada" :))))) !!!... mas sempre com o devido respeito pelas raparigas, o que hoje já vai sendo difícil ver.
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!