Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Dança (25) Conga

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Conga – É um popular estilo musical latino-americano. Depois de ter nascido como um ritmo para se brincar nas ruas de Cuba, como uma espécie de carnaval, a conga ficou conhecida nos Estados Unidos como dança de salão, com a ajuda de Desi Arnaz, marido da comediante Lucille Ball. …………….. Mais informação aqui !

Gloria Estefan - "Conga" I Choreography by @NikaKljun

Gretchen - Conga, Conga, Conga (Vídeo Oficial / Official Music Video)

8 comentários:

  1. Não é a minha praia.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro já sei que a dança de varão é a tua preferida :) !
      Obrigado

      Eliminar
  2. não conhecia a conga
    mas pareceu-me uma mistura de vários estilos ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os ritmos latino-americanos são contagiantes. A conga é um deles.
      Ângela obrigado

      Eliminar
  3. Gosto muito. Já não tenho esta flexibilidade – bem... nunca tive – mas quando estamos num resort e convidam os veraneantes para dançar no palco... lá vamos... afinal não conhecemos ninguém e há sempre alguém que sabe dançar pior que nós.: ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre alguém que dança pior que nós :)) ... é verdade !
      Eu danço muito mal e prefiro nem sequer tentar :) !
      Catarina obrigado

      Eliminar
  4. Adoro!!! Mesmo não sabendo dançar a preceito... era impossível não ouvir este tema de Gloria Estefan, sem entrar um pouco no ritmo, uma cantora que me deu a conhecer muito boa musica latina, e cuja carreira musical, terminou cedo demais, por conta do seu acidente... ainda que tenha recuperado... mas as actuações em palco não puderam ser recuperadas, na integra!... Ganhou-se um empresária de sucesso!...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música latino-americana, nomeadamente, a cubana, tem ritmos excepcionais. Adoro ouvir jazz latino-americano, como Arturo Sandoval que cheguei a ver em Lisboa aqui há muitos anos. Um ritmo contagiante !
      Ana obrigado e abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!