A
Dança é uma das
três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in
wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e
não só, e na Porto Editora esta é a sua definição
gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas
formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.
Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.
Conga – É um popular estilo musical latino-americano. Depois de ter nascido como um ritmo para se brincar nas ruas de Cuba, como uma espécie de carnaval, a conga ficou conhecida nos Estados Unidos como dança de salão, com a ajuda de Desi Arnaz, marido da comediante Lucille Ball. …………….. Mais informação aqui !
Gloria Estefan - "Conga" I Choreography by @NikaKljun
Gretchen - Conga, Conga, Conga (Vídeo Oficial / Official Music Video)
Não é a minha praia.
ResponderEliminarAbraço, bfds
Pedro já sei que a dança de varão é a tua preferida :) !
EliminarObrigado
não conhecia a conga
ResponderEliminarmas pareceu-me uma mistura de vários estilos ?!
Os ritmos latino-americanos são contagiantes. A conga é um deles.
EliminarÂngela obrigado
Gosto muito. Já não tenho esta flexibilidade – bem... nunca tive – mas quando estamos num resort e convidam os veraneantes para dançar no palco... lá vamos... afinal não conhecemos ninguém e há sempre alguém que sabe dançar pior que nós.: ))
ResponderEliminarHá sempre alguém que dança pior que nós :)) ... é verdade !
EliminarEu danço muito mal e prefiro nem sequer tentar :) !
Catarina obrigado
Adoro!!! Mesmo não sabendo dançar a preceito... era impossível não ouvir este tema de Gloria Estefan, sem entrar um pouco no ritmo, uma cantora que me deu a conhecer muito boa musica latina, e cuja carreira musical, terminou cedo demais, por conta do seu acidente... ainda que tenha recuperado... mas as actuações em palco não puderam ser recuperadas, na integra!... Ganhou-se um empresária de sucesso!...
ResponderEliminarUm grande abraço!
Ana
A música latino-americana, nomeadamente, a cubana, tem ritmos excepcionais. Adoro ouvir jazz latino-americano, como Arturo Sandoval que cheguei a ver em Lisboa aqui há muitos anos. Um ritmo contagiante !
EliminarAna obrigado e abraço