Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Eyes Thru Glass (57) - Leiria

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 28 de Junho de 2019, andei pela cidade de Leiria. Desta vez não correram tão bem as fotos como desejaria. Infelizmente, tinha muitas ideias em fotografar o célebre castelo de Leiria, mas encontrava-se fechado para obras de conservação, o que me deixou bastante triste. No entanto, aqui ficam alguns apontamentos fotográficos desta maravilhosa cidade que conheço muito razoavelmente e que me acolheu, durante o tempo de tropa, na especialidade do CSM, no antigo quartel RAL4, que estava situado numas instalações junto ao Castelo.

Cidade









Mercado





Mercado de Rua





22 comentários:

  1. Gostei muito desta postagem.
    Também conheço Leiria. Almocei e lanchei num dos restaurantes e esplanada dessa praceta. Andei imenso naquele dia. Um dia com temperatura amena. Levaram-me aos locais mais emblemáticos da cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta publicação é mais uma pequena mostra das minhas visões através de uma lente. Fotos de cidades e lugares por onde vagueei durante um dia ou alguns dias. Leiria não foi uma visita fotográfica feliz. Não consegui fotografar o seu célebre castelo, por motivo de obras de restauro.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  2. Já lá não vou há muitos anos.
    Merece uma visita quando for possível.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vier de novo a Portugal e estando o tempo ameno, volte lá !
      Pedro obrigado, abraço e bom fim-de-semana também

      Eliminar
  3. Quem deve reconhecer bem estes sítios, mercado, ruas e pracetas, é a Graça Sampaio, desaparecida da blogosfera em prol do FB.
    Gostei da fotos , mas só conheço Leiria de passagem muito fugaz.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a Graça deve conhecer bem Leiria. Eu andei por lá alguns meses de 1975, e retornei várias vezes, em trabalho. Faltam, infelizmente, as fotos do castelo.
      Janita obrigado

      Eliminar
  4. Estive de passagem em 2018,também não visito a cidade há muitos anos.
    Passe a pandemia, acho que vou aproveitar para rever algumas cidade e conhecer outras .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho uma óptima ideia revisitar lugares onde já não lá vamos, há alguns anos.
      Maria obrigado

      Eliminar
  5. Fiquei contente por ver aqui a minha cidade natal.
    Conheço todos os lugares. Segundo sei o castelo está em obras.
    Gostei de ver as tuas fotos , que para mim me trazem gratas recordações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia ideia que eras natural de Leiria. Pois o castelo, em Junho de 2019 estava com obras de restauro, não sei se ainda está.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  6. Saudades desse tempo que podíamos estar perto uns dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma verdade que nunca voltará sê-lo !
      Alice Alquimia obrigado

      Eliminar
  7. Leiria eu conheço, mas adorei vê-la através dos teus olhos.
    Ricardo, as fotos são fabulosas!!!
    Bela partilha!
    Beijo, bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Ah... 2019, gente sem máscara, mercados, ajuntamentos...
    Vendo esta tua reportagem fotográfica fiquei cheia de saudades de um passeio livre, país fora. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Luísa, uma realidade que nós destruímos :(. A reportagem fotográfica, não correu como eu queria. Além das fotos não estarem nada de especial, não pude fotografar aquilo que eu mais queria, o castelo.
      Luísa obrigado

      Eliminar
  9. Fui pela primeira vez a Leiria em 2020. é daquelas cidades que toda agente passa na auto estrada mas ninguém pára. Uma cidade simpática, com uma zona histórica com uns murais engraçadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leiria é uma cidade com muita história, desde o tempo de Afonso Henriques. Banhada pelo rio Lis, é uma daquelas terras de visita obrigatória, para quem quer conhecer um pouco de Portugal.
      O último fecha a porta, obrigado

      Eliminar
  10. Leiria é a cidade do meu coração.
    Foi onde passei mais tempo como estudante e como professora!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leiria é uma cidade muito bonita.
      Rosa dos Ventos, obrigado

      Eliminar
  11. É uma cidade, bem bonita! Já lá não vou há imenso tempo, pelo que adorei este tour ainda relativamente recente por lá... e com imagens bem bonitas, que nos revelam tantos pontos emblemáticos da mesma!
    Adorei ver! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leiria é uma cidade muito bonita e agradável de visitar. Estive por lá 3 meses em 1975, quando fiz a especialidade do CSM, no quartel que existe numas instalações junto ao castelo, o antigo RAL4. Depois visitei-a com bastante frequência.
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!