Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 3 de março de 2021

A Sopa do Pacto (20), músicas

Aconselho todos os que visitaram e participaram nesta “Sopa” a ouvirem mais composições destes excelentes intérpretes franceses. Música que depois da década de 60, deixou, infelizmente e praticamente, de ser ouvida nas rádios em Portugal.

Léo FerréL'Oppression, do álbum “Il n’y a Plus Rien”, de 1973


Jacques BrelLes Bourgeois


Barbara (Monique Andrée Serf)  Une Petite Cantate


Frida BoccaraUn Jour, Un Enfant

25 comentários:

  1. Exeptuando Léo Ferré, que não ouvi porque não aprecio, parabenizo as tuas escolhas, Ricardo. Aliás, devo dizer-te que fiquei bem contente por não teres trazido "Ne me quitte pas" de Jacques Brel. Gostei desta, que não conhecia. É ligeira e bem disposta.
    Barbara, uma voz fantástica e muito agradável ao ouvido.
    Com a Frida teria de ser a canção com que participou e ganhou o Euro Festival, há muitos, muitos anos.

    Gostei deste finalizar em grande estilo.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Janita !

      Eliminar
    2. Ouve, se quiseres claro, estas músicas do Léo Ferré. És capaz de gostar:

      L´Amour Fou
      https://www.youtube.com/watch?v=Nw1Fagq1RJo

      Chanson d'Automne
      https://www.youtube.com/watch?v=1sXfEDW-PME

      Cette Blessure
      https://www.youtube.com/watch?v=heKPfMEQXIY

      Paris Je Ne T'Aime Plus
      https://www.youtube.com/watch?v=3xl_jRYuBbk

      Rotterdam
      https://www.youtube.com/watch?v=Aux-AjDbYKs

      Je t'aimais bien, tu sais
      https://www.youtube.com/watch?v=8JL1qpHj4hA

      Écoutez La Chanson Bien Douce
      https://www.youtube.com/watch?v=UQHsJbcWp0k

      Eliminar
    3. Grata pela tua atenção, Ricardo.
      Depois de ouvir tudo digo-te se gostei ou de quais gostei.

      Janita

      Eliminar
    4. Pode ser que mudes um pouco a tua opinião sobre o poeta, porque principalmente, ele era um poeta, o Léo Ferré.

      Eliminar
    5. E já agora, mais um pedido de licença ao Ricardo, para acrescentar uma sugestão para a Janita: C'est extra
      https://www.youtube.com/watch?v=MjlkYxP2OLg&ab_channel=Imagination

      Eliminar
    6. Essa já não a ouvia há muito tempo.
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  2. Amanhã vou ouvir.
    Obrigada, Ricardo.

    ResponderEliminar
  3. Agora sim...gostei de ouvir. Gosto muito das canções em língua francesa.
    Jacques Brel...gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música francesa deixou de se ouvir :(, mas eu hei-de continuar a trazê-la aqui ao "Pacto" !
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Muito políticas estas tuas escolhas musicais! :))

    É um facto que a música francesa saiu dos "escaparates" das nossas rádios, mas felizmente estamos na era digital e podemos viajar até outras paragens e até outras décadas.
    Tens também de viajar tu até à França dos nossos dias onde acredito que se continue a fazer boa música.

    Gostei especialmente da Canção e da voz da Frida.
    (ou não fosse eu uma festivaleira de gema)

    Bisous
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canção francesa esteve como a canção de muitos países ligada à política e ainda bem, porque é sinal que as pessoas falam de coisas importantes na vida, não fazem letras somente para agradar, fazem letras para terem impacto na sociedade e para que nos lembremos dos problemas graves existentes nessa mesma sociedade.
      Se em França actualmente se faz boa música, é bem possível que sim, embora com a globalização a tendência é obrigar-nos a tomar um remédio que é igual para todos. Deixa de haver espaço à criatividade e passa a haver um intérprete ou um músico que toca algo que vende. No entanto, existem sempre aqueles que procuram ser honestos e trabalham, afincadamente, naquilo de que gostam.
      A Frida Boccara é uma boa intérprete da música ligeira francesa, não tem nada a ver com os outros três, nem o impacto que as canções deles têm.

      Clara obrigado

      Eliminar
    2. Com licença do Ricardo, pergunto-te, Clara, quais as tuas preferências para o Festival da Canção deste ano? :)

      Eliminar

    3. Olá Luísa,

      A minha resposta tem três óticas:
      - a canção que eu gosto mais - é da Carolina Deslandes, pois das 20 que ouvi foi a que não me sai da cabeça;
      - a que acho que poderia ter mais sucesso lá fora - é a do Neev
      - e depois há aquela que eu acho que vai ganhar - que é a dos Karetus, «Saudade»

      Obrigada por perguntares! 😊
      Beijinhos 😘

      Eliminar
    4. Eu vi logo a tua resposta, Clara, porque de alguma forma reencaminhaste-me o teu comentário (estou sem receber notificações de comentários e não percebo porquê...), mas só hoje volto aqui para dizer que foi pena a Carolina Deslandes ter perdido para os The Black Mamba. No entanto, a minha preferida era a do Eu.Clides. :)

      Eliminar
    5. (eu reencaminhei-ta sim, para garantir que a lerias)

      A Carolina foi vítima do título da canção que compôs... é que foi mesmo por um triz que não ganhou! 🤣
      Mas apesar da canção dela ser a minha preferida, na hora da verdade eu votei na canção do NEEV (que ganhou os votos do público).

      Este ano "a montanha pariu um rato".... pois a Carolina fica em primeiro lugar nas votações dos Júris Regionais... o Neev fica em primeiro lugar na Votação do Público... e quem vai à Eurovisão são os Black Mamba!! :((

      E este hein!??

      Beijinhos Luísa e beijinhos Ricardo
      (^^)

      Eliminar
  5. Boas músicas e diferentes das que ouvia nesse tempo.
    Gostei de Barbara, que não conhecia.
    oBRIGADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós ouvíamos aquilo que nos davam e dão. É preciso procurar se queremos ouvir diferente. A Barbara é uma ilustre desconhecida para a maioria dos portugueses.

      Maria obrigado

      Eliminar
  6. Respostas
    1. E fazes muito bem ao vir aqui ouvir alguns grandes da música francesa.
      Luísa obrigado

      Eliminar
  7. Gostei muito de ouvir a Frida Boccara, já estava um pouco esquecida na minha memória, mas a voz dela era muito bonita,
    até fui ver quando nasceu e onde, com esse nome !
    Frida Boccara, OAL, de seu nome completo Danielle Frida Hélène Boccara (Casablanca, 29 de outubro de 1940 - Paris, 1 de agosto de 1996),
    Boccara faleceu aos 55 anos, vitimada por uma pneumonia
    meu Deus, ainda não se falava da covid...
    Lemos ainda que:
    Frida costumava afirmar que, embora se sentisse bastante francesa, era "marroquina por tradição e judia por religião".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre foi uma excelente voz da música ligeira e da canção francesa. Morreu infelizmente cedo.
      Ângela obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!