Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 13 de março de 2021

Dança (15) Can Can

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Can Can – É uma dança francesa, que se tornou popular nos salões de música em 1840, sendo associada aos cabarés franceses, como o “Moulin Rouge”, o mais célebre de todos. Mais tarde, foi levada para Londres e Nova Iorque, tornando-se uma dança mundial. Embora inicialmente dançada por ambos os sexos, é conhecida pelas dançarinas femininas. A dança é caracterizada por ser energética, altos pontapés e piruetas. …………….. Mais informação aqui !

The Moulin Rouge Showgirl: Can Can Burlesque! 

Moulin Rouge Can Can / French Touch 2019


Workshop I 6 Figures pour apprendre le French Can Can

4 comentários:

  1. Esta dá um bom treino físico. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deverá ser um bom treino físico, verdade, mas a "espargata" final, quando a fazem, nem todas ou todos a fazem. Infelizmente aqui neste vídeo essa figura não foi executada !
      Luísa obrigado

      Eliminar

  2. Adoooro Can Can!
    Estou quase a terminar os Steps Ahead... (é que me demorei a ouvir a "Soul Eyes" pois tive de bisar, e a recordar outros temas deles que publicaste da outra vez)... e já me vou deliciar a ver as meninas do Folies Begère.

    Ta ta, ta ta ta ta ta ta, ta ta ta ta ta ta, ta ta ta ta ta ta, ta ta ta ta ta, (...)

    💃💃💃💃💃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As meninas do Folies Bergère e do Moulin Rouge. Infelizmente nunca assisti ao vivo a um destes espectáculos em Paris. Penso que seja bastante caro o bilhete. Nós muitas vezes, não fazemos ideia de como são diferentes, mesmo para o nosso nível de vida em Portugal os bilhetes de ingresso em espectáculos, em museus, etc.

      Clara obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!