Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 11 de novembro de 2018

Woodstock (1) – Arlo Guthrie

Por aqui pelo “Pacto”, durante algum tempo, as músicas que encantaram, ou não, a juventude nascida nos finais dos anos 40 e na década de 50, durante o grandioso “Festival de Woodstock”, realizado nos Estados Unidos, na fazenda de Max Yasgur, cidade de Bethel, estado de New York, entre 15 e 18 de Agosto de 1969.
Encontraremos grupos e composições que muitos de nós reconhecerão como agradáveis e de imediato, e outras nem tanto assim, como algumas de género Rock Psicadélico, Hard Rock, Blues Rock, Acid Rock, Blues, R&B (Rhythm and Blues). O exemplo mais flagrante deste conjunto de géneros, será o guitarrista Jimi Hendrix, considerado por muitos, um dos melhores do Mundo e de sempre.
Este Festival foi, principalmente, um levantar de questões à sociedade, à liberdade de expressão e à guerra entre os povos. Isto tudo, tendo como base os problemas da sociedade americana da altura e as suas condições sociais, e ainda, a famigerada guerra do Vietnam que deixou marcas indeléveis nos EUA.
Tal como o Vietnam, as guerras são meramente negócio para alguns, não trazem absolutamente nada de benéfico para a humanidade. Isso todos os portugueses puderam comprovar, cronologicamente antes, com a guerra das Colónias, guerra em África ou guerra do Ultramar, consoante o quadrante politico de cada um de nós.

Hoje ouviremos, já aqui embaixo:

Arlo Guthrie - Walking Down The Line

14 comentários:

  1. Não conhecia, mas fala de mais e canta menos. Felizmente, que fala um inglês que se compreende.

    Eu pensava que esta canção era do Johnny Cash.

    I am walking to bed 🌃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canção foi escrita pelo Bob Dylan (https://en.wikipedia.org/wiki/Walkin%27_Down_the_Line), aqui é mais uma das suas versões !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
    2. Bem, o Arlo Gutrie até disse isso, mas eu só conheço esta canção de um filme sobre a vida do Johnny Cash, mas cantada pelo Joaquim Phoenix que interpretava a personagem do Cash.

      I am not walking to bed, I am in bed 🌃

      Eliminar
    3. Eu sou um autêntico nabo!!!

      A canção de Johnny Cash chama-se I WALK THE LINE e foi escrita em 1958.

      Eliminar
  2. Embora já em 69 os meus festivais fossem de outra natureza - bem mais da "pesada" - gostei de ouvir a canção, não tanto da pronúncia do cantor.
    Será que este rock se insere no 'Blues-Rock'?
    É que do Rock Psicadélico e Hard, sei que não gosto. O Acid não sei como é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Arlo Guthrie é considerado um cantor de "folk" !
      Os vários estilos deves procurar intérprets carregando nos "links" que coloquei sobre eles !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  3. gostei de ouvir essa musica alegre, Ricardo !
    feliz domingo,
    Angela

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, mesmo não sendo mais "minha praia" dado ao meu DNA - dia de nascimento antigo, gostei da música que eu curtia em velhos tempos! Parece que ela me rejuvenesceu! Recordar é viver e viver com música alegre é outra coisa! Gratidão pela partilha e parabéns pela postagem! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que esta composição te trouxe boas recordações !
      Obrigado Laerte

      Eliminar
  5. Este festival deve ter sido só "ganza"... lol
    Pelo menos a julgar pela forma de falar de Arlo Gutrie, para mim um nome desconhecido.
    A música é que não me é estranha, mas tenho de ir procurar a versão do próprio Bob Dylan para ter mais certezas.

    Mesmo que saiba de antemão que é provável que muitos dos temas que vais trazer aqui eu não os reconheça, vou ficar atenta a esta tua nova rubrica.

    Beijinhos musicais
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim esta Festival teve muito "ganza", tenho a certeza. Imagens e comentários da época assim o mostravam e afirmavam.
      A versão do Bob Dylan é a do autor, nem sempre, como sabes, quer dizer que é a mais agradável de ouvir. Além disso, eu sou suspeito porque nunca gostei muito do Bob Dylan, apesar de achar que ele é um grande compositor e intérprete, ao seu estilo !

      Vão acontecer algumas músicas menos agradáveis e menos conhecidas, no entanto este Festival teve uma grande importância, muito principalmente, por causa do aspecto político. Liberdade e guerra. O Vietnam que assustou de alguma maneira os americanos e que lhes trouxe muita juventude estropiada, aliás, como todas as guerras o fazem. Não servem mesmo para nada !!!... a não ser para o negócio ! :(((

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  6. Goste-se ou não, marcou uma época e um movimento, um sentir.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correctíssimo Pedro !!!
      Abraço e boa semana, também !

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!