Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Faz Hoje Anos (44) – Louis (Lou) Donaldson

Faz hoje 92 anos... Parabéns !!!

Louis (Lou) Donaldson (01-011-1926) – a composição “Lou’s Blues” de 1957, celebérrima, e que tem sido o tema principal desde sempre, do programa “5 minutos de Jazz”, do José Duarte, há mais de 50, já que o primeiro foi para o ar no dia 21 de Fevereiro de 1966, na Rádio Renascença.

16 comentários:

  1. Um programa que sempre foi um must!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um programa que continua a ser um "must" :) !
      Abraço Pedro

      Eliminar
    2. https://www.rtp.pt/play/p269/cinco-minutos-de-jazz

      Eliminar
  2. Gosto muito desta composição. Há tanto tempo que não a ouvia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5 Minutos de Jazz - comemoração dos 50 anos do programa
      https://www.rtp.pt/play/p3683/e297574/cinco-minutos-de-jazz-no-sao-luiz
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  3. Um belíssimo momento de música Jazz.
    Pode ser celebérrima, como dizes, porém, oh...santa ignorância a minha...
    O som não me é familiar! Nunca ouvi o programa do José Duarte.

    Obrigada e bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita estamo sempre todos a aprender !
      https://www.rtp.pt/play/p269/cinco-minutos-de-jazz
      Obrigado

      Eliminar
    2. Ricardo
      Já lá estive e vou ver se o link dá para adicionar aqui à minha lista.
      Achei o máximo a introdução ao programa:-"1-2-3-4-5 minutos de Jazz" :) Isto, dito numa bonita voz masculina com uma soberba dicção.
      Gostei!

      Obrigada, eu.

      Eliminar
    3. Já agora outro link de um programa chamada "Última Edição" onde se trazem escritores, poetas, músicos, etc.
      Quando puderes ouve este (são 20 minutos de "vale a pena !!!") https://www.rtp.pt/play/p303/e371550/ultima-edicao, sobre o livro do fotógrafo João Pina, "46.750" que relata o número de mortos na região metropolitana do Rio de Janeiro entre 2007 e 2016 e no qual o fotógrafo se envolve na coabitação com os habitantes das favelas e relata a sua experiência e o modo de vida dos habitantes destes bairros.

      Eliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar do aniversariante, que continua vivo apesar da avançada idade. Parece-me que conheço esta peça de jazz de um filme.

    Continuação de uma noite feliz e musical 🎵🎵🎵

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aniversariante era um excelente saxofonista norte-americano que vi ao vivo em Lisboa aqui há uns anos, no Coliseu dos Recreios, quando ganhei um bilhete à borla num programa de rádio (É Só Jazz!), para ir vê-lo !
      Obrigado Teresa

      Eliminar

  5. Esta música é muito conhecida, celebérrima como dizes, mas os primeiros acordes são os mais conhecidos.
    Eu lembro-me perfeitamente do genérico do programa "5 minutos de jazz". «Um, dois, um, dois três, quatro, cinco minutos de jazz»... e entrava o genérico! :))

    As memórias que tu me fazes ir buscar ao fundo do "baú"! :))
    Beijinhos e parabéns ao Lou Donaldson 🎂
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lou Donaldson excelente intérprete de Jazz em instrumento de sopro. Trouxe-o aqui como grande músico que foi e também para falar do grande José Duarte que com o Luís Villas-Boas nos deram a conhecer durante anos e anos o Jazz. O José Duarte graças a Deus ainda vivo e ainda a dar-nos o programa "5 Minutos de Jazz".
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  6. Li, ouvi, "bebi" toda a informação.
    O que eu tenho andado a perder...
    Obrigada, Ricardo, por divulgares.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!