Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Homenagem a Cesina Borges Adães Bermudes

(Dados Biográficos In Wikipédia - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Cesina Borges Adães Bermudes (20-05-1908 – 09-12-2001) – Foi uma médica obstetra e investigadora. 



Foi ela que acompanhou o parto da minha Mãe. Obrigado Cesina Bermudes, pela Mulher que foste e por me teres dado uma palmada, que me pôs a chorar ao Mundo. 
Sem ti eu não estaria cá !!!

https://www.rtp.pt/play/p5545/cesina-bermudes



15 comentários:

  1. Então estás cá a festejar mais um aniversário graças à ajuda da médica obstetra Cesina Bermudes. Um nome estranho mas que reflete uma forte personalidade.
    Eu também cheguei a ter aulas de preparação para o parto com uma enfermeira que defendia os mesmo princípios de Cesina, pois tentava. com recursos a várias técnicas, ajudar as futuras mães a lidar com a dor de forma natural e esclarecida.

    Gostei de ler sobre esta mulher que seria maior do que a sua estatura física se tivesse nascido num país que lhe permitisse chegar mais longe.

    Bonita homenagem Ricardo, gostei muito.
    Beijinhos enternecidos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala-se pouco de pessoas importantes. Cesina Bermudes foi muito importante não, obviamente, à conta do meu parto, mas de todo o seu trabalho no campo da obstetrícia e também como defensora da liberdade no antigo regime.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  2. A mulher que permitiu a comemoração de mais um aniversário.
    Uma linda homenagem.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda hoje me lembro da minha parteira que foi amorosa em dois belos momentos !!! Bj e parabéns

    ResponderEliminar
  4. Felicito-te por teres um grande mulher a assistir ao teu parto.
    Um currículum invejável e que teria chegado mais longe se tivesse nascido uns anos mais tarde.
    Uma enternecedora homenagem que lhe prestas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muma Mulher muito importante na Obstectrícia e também na defesa da Liberdade e das Mulheres no anterior regime.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  5. Ricardo, parabéns atrasados!!!
    Graças à Dra. Cesina Bermudes conheci um excelente "Pacto Português"...
    Quantas velinhas apagaste, quantas foram?
    Abraço e saúde para muitas celebrações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo-te que nasci em 53, por isso faz as contas :)...
      Teresa muito obrigado pelos Parabéns, pelos votos e pelo elogio !!!

      Eliminar
    2. A subtracção pode ser difícil, são muitos anos :))) ... aqui fica o do ano passado ...
      https://opactoportugues.blogspot.com/2017/11/mas-quem-eu.html

      Eliminar
  6. Ricardo, quando nasceste já eu tinha levado a palmada que me fez entrar a chorar no Mundo, há 1 ano e 71 dias.
    Muitos anos? Nem pensar!!!!
    (Vou espreitar os teus 52...)
    Beijo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, passei pelo teu Novembro 2017 e terás de subtrair um dia ao número de dias que indico acima.
      Baralhaste-me com a homenagem à Dra. Cesina a 22.
      Assim não vale!!!!
      Beijo.

      Eliminar
    2. E baralhada continuei... eu espreitei os teus 65 (sessenta e cinco)...
      Desculpa tanta baralhação.
      Bj.

      Eliminar
    3. Espero que após análise e confusão estejas esclarecida ! :)
      Obrigado Teresa

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!