Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Homenagem a Vasco Granja

(Dados Biográficos In Wikipédia - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Quem não se lembra e que não ficava sentado frente ao televisor a ver…

Vasco Granja (10-07-1925 – 04-05-2009) – Foi um reconhecido divulgador do cinema de animação e da banda desenhada em Portugal.

12 comentários:

  1. Deu a conhecer a banda desenhada menos mainstream em Portugal.
    Acompanhava sempre.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade. Mostrava-nos animação diferente, feita com diferentes materiais, desde a plasticina até à lã. Lembro-me bem !
      Abraço e obrigado

      Eliminar
  2. Gostava muito dos programas dele.
    Uma pessoa que sempre admirei!

    ResponderEliminar
  3. Sim, lembro-me de ver alguns programas dele. Agora não tenho muito o hábito de ver desenhos animados mas houve uma altura em que me fixava neles na TV...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eventualmente todos nós passámos por essa fase, principalmente quando os nossos filhos eram pequenos, tentávamos manter-nos actualizados, em termos de desenhos animados !
      Obrigado Luísa

      Eliminar

  4. Pois eu não perdia um único programa dele... especialmente os que passaram na televisão na década de 70.
    Ainda me lembro de algumas animações como se fosse hoje! :))
    Posso mesmo dizer que o Vasco Granja marcou a minha infância!

    Feliz lembrança, esta tua homenagem.
    Beijinhos "animados"
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vasco Granja já não marcou a minha infância porque tenho mais alguns anos que tu de idade, mas marcou a minha juventude e depois quando nasceram os meus filhos !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  5. Lembro-me bem do Programa de Vasco Granja, dele e da importância que teve nos filmes de animação televisivos.
    Muito bom recordar sempre gente que foi pioneira seja em que tipo de arte for, sendo sobre filmes, melhor!

    ResponderEliminar
  6. Bem lembrado, Ricardo. Eu mesmo já adulto, não perdia uma das suas emissões !
    Ele esteve para a Banda Desenhada como o António Lopes Ribeiro esteve para o cinema, com aquele seu programa "Museu do Cinema" !
    ... e neste, todos nos ríamos, no fim, quando ele dizia para o seu acompanhante António Melo (que o acompanhava ao piano) :
    — Ó Melo, diz lá boa noite aos senhores.
    Melo: — Boa noute! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tentava não perder os programas do Vasco Granja. Lembro-me bem, també, do António Lopes Ribeiro e do maestro António Melo e das suas "boa noute" ! :)
      Obrigado e Abraço Rui

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!