Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Brigada Victor Jara (18) Ronda das Mafarricas

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Músicas do CD Duplo “Os Filhos da Madrugada” editado em 27 de Abril de 1994, onde o Grande José Afonso, foi homenageado pelos artistas das principais bandas portuguesas. É também a minha homenagem a esta figura IMPORTANTÍSSIMA na vida musical portuguesa e no respeito que demonstrava e defendia pela liberdade de todos os cidadãos.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 02-08-1929 – Setúbal, 23-02-1987)



Desenho meu, feito a lápis de carvão, no ano de 1988, após a morte do Artista




Estavam todas juntas
Quatrocentas bruxas
À espera à espera
À espera da lua cheia
Estavam todas juntas
Veio um chibo velho
Dançar no adro
Alguém morreu
Arlindo coveiro
Com a tua marreca
Leva-me primeiro
Para a cova aberta
Arlindo Arlindo
Bailador das fadas
Vai ao pé coxinho
Cava-me a morada
Arlindo coveiro
Cava-me a morada
Fecha-me o jazigo
Quero campa rasa
Arlindo Arlindo
Bailador das fadas
Vai ao pé coxinho
Cava-me a morada

16 comentários:

  1. A versão do Zeca, até pelo que representou na época, é sempre única.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as versões do Zeca são únicas, aliás como as de qualquer artista que canta uma música pela primeira vez.
      Esta versão da "Brigada Victor Jara", não traz nada de novo à música em questão.
      Obrigado Pedro e abraço

      Eliminar
  2. Gostei mais de ouvir a «Ronda das Mafarricas» na versão da Brigada.
    Talvez pelo ritmo ser mais leve e 'dançante'.
    Claro que o Zeca é, e será sempre, inimitável.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Certo que a "Brigada" não acrescenta ! Concordo. Mas de toas as que tenho ouvido dos "Filhos da Madrugada" estes ainda são os que se "aproximam mais do "Zeca", se bem que eu entenda que muitas vezes não é a imitação que está em causa !

    Um bom fim de semana a fugir da chuva :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim existem algumas que se aproximam e outras que nem tanto. Tenho de respeitar, obviamente, os artistas ou a banda que os fez. Mas eu gosto mais daquelas que acrescentaram algo de diferente ou estilizaram a versão !
      Obrigado Rui e Abraço

      Eliminar
  4. Talvez eu seja conservadora, admito que quanto diz ao Zeca, sou e muito.

    Bom fim de semana Ricardo e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zeca há só um !!! Aquele que nos encanta quando ouvimos as suas composições e as suas interpretações !
      Obrigado Adélia

      Eliminar

  5. Este é um dos poucos temas que já aqui trouxeste do Zeca que eu não conheci.
    Ou não conheço ou não me recordo! A letra até mete medo... 👻

    Olha, esta música tinha ficado aqui bem na noite das bruxas :))
    Beijinhos assustados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta "Ronda das Mafarricas" pertence ao álbum "Cantigas do Maio" de 1971, gravado em França. Excelente composição !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  6. É verdade que o Zeca é irrepetível!
    Mas ainda bem!
    Ainda bem que vai sendo cantado, redescoberto e reinventado!

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ouvir a Brigada, mas para mim o Zeca tem sempre a minha admiração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Brigada é, como já disse, uma versão muito idêntica !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  8. Ricardo, esta tua postagem merece um sonoro aplauso.
    Recordar Zeca Afonso é sempre muito bom. Ele é único!
    Sobre o teu desenho do cantor, dou 20, porque não posso dar 21...
    Não te sabia "artista". Parabéns!
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho vindo a publicar, puclicaç~ºoes sobre um álbum que foi musicado com composições do Zeca e interpretado por intérpretes ou grupos do panorama da MPP, como explico no início de todas as publicações.
      O desenho, correu bem !!!
      Obrigado Teresa

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!