Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 25 de novembro de 2018

7.ª Arte – Walt Disney

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In Imdb - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Não existe Charada para este Realizador. Não fazia sentido ! 😊

Do cinema americano trago-vos Walt Disney (05-11-1901 – 15-12-1966), produtor e realizador com uma obra notável. Um dos produtores ligados ao cinema de animação que encantou milhões de pessoas, crianças e adultos. Foi o seu notável trabalho de criação que deu origem a imensos filmes que ficarão para sempre na história do cinema de animação. 27 trabalhos de criação, maioritariamente curtas-metragens. Ele criou Mickey Mouse, Pato Donald, etc. etc.. Da Walt Disney Productions escolhi 6 filmes que vi, embora para além destes tenha visto outros.

(1937) Snow White and the Seven DwarfsBranca de Neve e os Sete Anões


(1940) PinocchioPinóquio


(1950) CinderellaCinderela


(1953) Living DesertO Deserto Vermelho


(1959) Sleeping BeautyA Bela Adormecida


(1961) One Hundred and One DalmatiansOs 101 Dálmatas


Entrevista com Walt Disney

26 comentários:

  1. O único que não conhecia é O Deserto Vermelho. Se eu disser que vi os outros (excetuando O Pinóquio), no mínimo, uma centena de vezes, talvez não esteja a exagerar! Gosto de todos, mas Bambi continua no topo da lista. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os filmes quando são bons devem ver-se várias vezes (digo eu !), para podermos apreciar vários aspectos da obra !
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. O BAMBI também é o meu favorito | choro SEMPRE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi muitso como muitos de vocês, mas não tenho preferido !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  3. Walt Disney trouxe Sonho e Alegria a gerações e gerações de crianças.
    Acompanhei-o, acompanhando os meus filhos, porque na minha infância - cá pelo burgo luso - nem televisão ainda havia. Ainda era criança quando a TV surgiu, mas não nas casas de gente humilde, aliás, nem na de gente abastada...

    Uma bela postagem que me lembra que o Natal está à porta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo absolutamente contigo, JANITA 🌷

      Uma bela postagem que me obriga a procurar na estante todos os DVS de Walt Disney para os ver novamente nas férias de Natal.

      Eliminar
    2. Na realidade o cinema de animação era o pouco que havia e muitas vezes nem isso. As crianças iam na minha altura ao cinema com os pais para verem um filme de animação, e do Walt Disney, obviamente.
      Obrigado Janita

      Eliminar
  4. Oi Ricardo
    Também sou fã de filmes,me diverte e me entretém de modo muito peculiar porque posso escolher o que vejo.Gosto muito da salas de cinema, do escurinho, da tela gigante, do alto som,do barulhinho dos papéis de bala e dos cheiros das pipocas deixadas no ar.Hoje vou pouco porque a tecnologia trouxe o cinema para nossas salas.Na Tv e nos sites a escolher. Eu escolhi o NETFLIX e tenho assistido sempre bons filmes.
    Muito boa sua postagem _ Walt Disney é fantástico _assisti repetidas vezes os que postas aqui. 'Branca de Neve e os sete anões, sei de cor_ é lindo e minhas crianças amavam também.
    Obrigada Ricardo,
    Boa semana e abraços meus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de ir ao cinema e de ver um bom filme. Hoje na realidade, vai cada vez sendo mais raro, com o advento da Internet e dos filmes em casa ir ao Cinema, mas é mau ! Sair, ver pessoas, conviver foram/são/serão sempre coisas muito importantes.
      Obrigado Lis

      Eliminar
  5. Filmes que continuam a deliciar-me e não me importo de os ver sempre que posso.
    Walt Disney foi um génio e ainda hoje continua a transmitir magia.
    Penso que vi todos estes e sinceramente não sei dizer qual gosto mais.
    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os filmes de animação são, realmente, filmes que se vêem e revêem vezes sem conta. São o fascínio das crianças, Não ! São o fascínio de todos, crianças e adultos !!!
      Obrigado Manuela

      Eliminar

  6. Está um encanto este teu post sobre Walt Disney!
    Impossível não recuar no tempo ao recordar cada um dos trailers!
    Eu via tudo o que dava na televisão sobre o Walt Disney... e até uma colecção de cromos fiz, andava já no liceu! :))

    Obrigada por este pedaço de magia que aqui nos fizeste recordar.
    Beijinhos com pós de perlimpimpim
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Walt Disney também fez parte do meu imaginário infantil e juvenil. Gosto imenso de ver os seus filmes. Repeti-los !!!... porque pelo menos umas duas ou três vezes já vi os mais conhecidos !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  7. Um génio imortal.
    Como imortais são os personagens que criou e que fazem sonhar gerações atrás de gerações.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Personagens que fazem parte do meu imaginário e que na infância dos meus filhos fizeram a sua delícia!!!
    ...
    Belíssimas as suas escolhas!
    ...
    Em Coimbra é o Portugal dos Pequenitos que faz a delícia de crianças e adultos!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Gracinha !
      Obrigado, Portugal dos Pequenitos, sim !
      Obrigado

      Eliminar
  9. Boa tarde, Walt é inesquecível para varias gerações, certamente que as próximas ao tomarem conhecimento, vão adorar.
    Boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos netos vão de certeza adorar !
      Obrigado António

      Eliminar
  10. Desses, parece-me que só não vi o "Living Desert". (?)... Não me recordo.
    De resto este Homem fez as delícias da petizada (e não só) ! ... E também não só no cinema. Todas as suas produções eram "mágicas" !!!

    Falaram no Bambi ! :)) ... Recordo-me bem do quanto chorei ao ver o "pequenino" perdido da mãe, na floresta !

    Impossível dizer quais os seus melhores filmes

    Fiquei curioso sobre como vais resolver o problema dos 2 actores habituais ! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EEEIIIII ! :(( ... Meti o pé na poça ! :(... Então não é que não li as letras a vermelho !!! ...
      Só agora reli e vi ! :(

      De qualquer modo isso é sinal que a minha "observação" tinha razão de ser ! :)... eheheh

      Eliminar
    2. Eu vi estes filmes, os meus filhos viram e os meus netos irão ver !
      São os tais que embora tenham cenas e situações más, não fazem mal a ninguém e despertam em nós a bondade, a verdade, a amizade, a paz e o amor !
      Não há charada para o Walt Disney ! :))
      Obrigado Rui

      Eliminar
  11. Obrigada Ricardo por esta publicação dedicada à 7ª arte.
    Amo cinema e como tal vou ficar atenta a tudo o postares sobre o assunto.
    Começaste da melhor maneira - Walt Disney e a magia dos filmes visionados por mim, pelos meus filhos e pelas minhas netas. Maravilha!!!
    Só não vi "O deserto Vermelho", mas vou vê-lo agora.
    Abraço.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O post do Walt Disney não é o primeiro, é o oitavo. Se quiseres ver os outros utiliza a etiqueta "7.ª Arte".
      O Walt Disney foi um mágico com a sua equipa de desenhadores !

      Grato pela tua atenção actual e futura !

      Eliminar
  12. Ah, pois é... Fiquei com vontade de rever todas estas animações. :))

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!