Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Juca Chaves (canções 7)
(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)
Última apresentação de algumas composições do Juca...
Embora muitas das piadas e composições do Juca Chaves (Jurandyr Czaczkes Chaves) estejam dirigidas para o público brasileiro e com assuntos relativos ao Brasil, fica aqui a minha homenagem, enquanto vivo, de um dos melhores humoristas brasileiros de todos os tempos. Homem polémico, perseguido muitas vezes pelo poder institucional, com uma graça extrema e algumas vezes ousada.
Aqui ficam algumas das suas mais famosas composições.
Site Oficial - https://www.jucachaves.com/
Juca Chaves (22-10-1938) – É um compositor, músico e humorista brasileiro...
Lé com Lé, Cré com Cré (Sdruws)
A Situação
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lembro-me dele da minha infância
ResponderEliminarMuito obrigada pela partilha e pela memória que me fez reviver
Abraço
Obrigado Célia
EliminarE o que é que o Juca Chaves diz sobre a candidatura de Jair Bolsonaro?
ResponderEliminarTenho a certeza que nunca apoiaria o Bolsonaro, mas também não sei se o Haddad seria a sua opção. O Juca Chaves já não se deve meter em política, está idoso e deve neste momento ter mais em que pensar, digo eu, claro !!!
EliminarObrigado Teresa
Um homem como o Juca Chaves | judeu com raízes austríacas | mesmo velhinho tem que pensar na situação política brasileira, digo eu.
EliminarPois acredito que sim Teresa, mas terás que procurar e verificar isso. Eu não tenho nenhum canal especial para o saber, e mantenho o comentário anterior !
Eliminar
ResponderEliminarOlha... até o Eusébio entrou a jogar com o Pelé :)
A segunda canção é, apesar do desfasamento temporal, bastante actual pelo tema.
Se Marx dizia que "a religião é o ópio do povo" aqui o ópio é mesmo o futebol.
É muito preocupante a situação que se vive neste momento no Brasil.
E assim encerras mais uma rubrica. Foi uma bonita homenagem ao Juca.
A situação no Brasil é idêntica aquela que se passa em muitos países europeus. A escalada dos movimentos de direita tem a sua explicação. Tenho a minha opinião, mas os sociólogos deverão ter uma boa e correcta opinião sobre este assunto. Eu não me quero pronunciar, porque já tenho idade para perceber que o "homem/mulher" não estão preocupados com Paz, Amizade, Fraternidade, Ambientalismo, mas sim com dinheiro e poder. Essa nunca foi a minha postura, por isso, o meu Blogue não é político !
EliminarO Juca Chaves foi/é/será sempre uma recordação humorística de uma pessoa que criticava com muita comicidade a sociedade brasileira !
A rúbrica encerrará com as 3 últimas piadas que serão publicadas amanhã às 00:00.
Obrigado Afrodite
O futebol já foi o ópio do povo, mas depois das tremendas derrotas e de um jogador palhaço a fazer figuras ridículas no Mundial, o ópio atual dos brasileiros é a extrema-direita.
EliminarO futebol continua a ser um dos ópios do povo. Basta ver a importância que se dá aos jogadores de futebol e às suas equipas. A extrema-direita não é conhecida pela camada jovem, nem os mais jovens sabem o que é, por isso ela cresce, convencidos eles que ela a extrema-direita irá mudar as coisas naquele País! E já estou a falar demasiado em política, o que não gosto !!!
EliminarOlha Ricardo, política faz parte da nossa vida. É tudo que nos rodeia, até o preço das batatas. Não podemos meter a cabeça na terra como o avestruz.
EliminarEu tenho a cabeça bem fora da terra, mas não me interessa falar de política, porque muito haveria para dizer, no entanto, a vida pauta-se por actos não por palavras. Palavras é somente para de alguma maneira ficarmos bem com a nossa consciência.
EliminarMero exemplo: Vai-se a Fátima para expiar os pecados todos os anos. Ficamos de consciência tranquila e no ano seguinte voltamos lá para fazer o mesmo e se calhar expiar os mesmo pecados! Não faz o meu género!
Tenho 64 anos, praticamente 65 e já ouvi n vezes as mesmas conversas ditas por pessoas de vários quadrantes políticos, mas tudo se mantém na mesma, ou praticamente, só mudam as moscas....
Eu não sou assim, e graças a Deus muitas pessoas não o são, só que infelizmente estamos em minoria, e continuamos a eleger políticos que pouco ou nada melhoram a vida dos mais desfavorecidos, que graça a Deus nem é o meu caso, e daqui a 4 anos entram outros que fazem precisamente o mesmo ou quase igual do que estes fizeram. Não dou para esse peditório !
No entanto, tenho a minha opnião e a minha consciência pesa se faço algo errado, da próxima vez já não o farei.
O "homem" sabe o que vem mal ao Mundo, não muda nada porque não dá dinheiro nem poder, porque se desse, mudava !!! São muito poucos a remarem no bom sentido, para a maioria a remar para o lado mau !!!
Há muito que o não escutava!
ResponderEliminarAdorei as sua escolhas ... bj
Há mais por aqui, é uma questão de procurar pelas etiquetas "Juca Chaves (canções) ou (piadas).
EliminarObrigado Gracinha
Melodias e letras quase de teor infantil, mas com conotação política.
ResponderEliminarGostei de ouvir.
Obrigada pela partilha Ricardo
Obrigado Manuela
EliminarOs brasileiros têm o dom de dizer muito com poucas e simples palavras.
ResponderEliminarIsso é verdade Catarina !
EliminarObrigado
Desconhecia, mas achei interessante.
ResponderEliminarGrato pela partilha.
Um abraço também ao povo brasileiro que por estes dias vive um momento decisivo para o futuro.
Rui
Olhar D'ouro - bLoG
Olhar D'ouro - fAcEbOOk
Olhar D'ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam
Obrigado Rui
EliminarEm democracia os partidos alimentam-se uns aos outros. Com a partilha do poder, causada pelas nossas votações que estão sempre a titubear, ora num ora noutro partido, eles vão vivendo e comendo à nossa custa !... e mais não digo ! :)