Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Faz Hoje Anos (42) – Art Tatum e (43) Lee Konitz

Faz hoje 109 anos... Parabéns !!!

Art Tatum (13-10-1909 – 05-11-1956) – a composição “Someone to Watch Over Me” composta musicalmente por George Gershwin, com letra de Ira Gershwin, seu irmão.


Faz hoje 91 anos... Parabéns !!!

Lee Konitz (13-10-1927) – No Heineken Concerts 1999, Teatro Alfa, São Paulo, com Lee Konitz e Zimbo Trio (Lee Konitz – saxofone; Amilton Godoy – piano; Luiz Chaves – contrabaixo e Rubens Barsotti – bateria). A composição é “Samba de Uma Nota Só”  de António Carlos Jobim e Newton Mendonça

12 comentários:

  1. Parabéns aos senhores aniversariantes mas sobretudo parabéns pela suas carreiras, uma vez que um deles já nos deixou e o outro é já de provecta idade.

    Gosto muito do tema "Someone to Whatch Over Me"... mas numa versão mais "malada tipo... cantada pela Ella ou então pela Jane Monheit :))

    Muito agradável também "Samba numa nota só".

    Beijinhos e bom fim de semana musical
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer "melada" e não "malada"... hehehehehe

      Eliminar
    2. Esta composição tem imensos que a tocam e que a cantam, mas uma das versões que mais gosto é a da Renee Olstead que ouvi pela primeira vez no álbum dela, de 2004.
      https://www.youtube.com/watch?v=qNGWrwmpRhM

      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  2. Passei para desejar um bom fim-de-semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Faz-me sempre um bocado de impressão dar os parabéns a alguém que já faleceu há sessenta e tal anos, por isso não dou.
    Prefiro homenagear a sua memória e a bela música que nos deixou.
    Esse dedilhar das teclas do piano é verdadeiramente inspirador.

    Já ao aniversariante Lee Konitz, parabenizo-o com prazer pelos seus 91 anos e pela garra com que ainda arranca notas excelentes ao seu saxofone!
    Aquilo é ter fôlego, canudo! :) Oito minutos de puro êxtase. Adorei.

    Falta parabenizar-te a ti Ricardo, o mentor deste belo sarau musical.

    Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a dar os parabéns a quem já faleceu, eu faço questão disso. Para mim está vivo na obra musical que nos deixou. O tempo do verbo é meramente convenção !

      Obrigado Janita pelos comentários

      Eliminar
    2. Tenho opinião diferente, Ricardo. Porque não é o tempo do verbo que está em causa, é a inexistência de cumprir mais um aniversário de vida.

      Mas tudo bem, tu continuas a parabenizar e eu a homenagear. No fundo tudo não deixa de ser uma celebração da data em que veio ao mundo, embora já tenha partido.
      O que interessa é a obra deixada.

      Boa noite, Ricardo.

      Eliminar
  4. Art Tatum um virtuoso do piano que muito admiro e o facto de ser quase cego, não o impediu de compor músicas belíssimas como esta.
    Já Lee é um virtusoso do saxofone.
    Como sabes, acho que já o aqui referi, piano e saxofone são duas paixões em termos musicais.

    Dois temas que gostei de ouvir.
    Parabéns para eles e para ti por esta excelente partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela uma pequena correcção ao teu comentário. Art Tatum não escreveu esta composição, interpretou-a. O original, como digo no texto da introdução, é de, a música de George Gershwin e a letra de Ira Gershwin, seu irmão.
      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!