Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Jazz Standards (175)

(Dados Biográficos In Wikipédia e In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

If I Should Lose You (#179) - Música de Ralph Rainger e Letra de Leo Robin

O filme de 1935, “Rose of the Rancho”, apresentou a composição "If I Should Lose You". A comédia romântica sobre os primeiros colonos espanhóis na Califórnia estreou com John Boles e a estrela do “Metropolitan Opera” Gladys Swarthout em estreia no cinema. O filme foi adaptado de um espectáculo da Broadway de sucesso por David Belasco e Richard Walton Tully. No seu livro “Hollywood Musicals”, Clive Hirschhorn descreve o filme como uma “mistura inquieta de opereta e comédia”. A cantora Swarthout desempenha um duplo papel como uma senorita recatada, mas que de noite se disfarça como o notório bandido Don Carlos, e lidera um grupo de vigilantes. Embora os relatos do filme sejam diferentes, parece que ela foi a cantora que apresentou a composição “If I Should Lose You”.

Chet Baker (Yale, Oklahoma, EUA, 23-12-1929 – Amsterdão, Holanda, 13-05-1988) e Paul Bley  (Montreal, Canadá, 10-11-1932 - 03-01-2016) – numa gravação para a Steeplechase.


Carmen McRae (Harlem, New York, EUA, 08-04-1920 – Beverly Hills, California, EUA, 10-11-1994)


Chick Corea (Chelsea, Massachusetts, EUA, 12-06-1941) – com o baterista Harvey Mason.


Nina Simone (Tryon, North Carolina, EUA, 21-02-1933 — Carry-le-Rouet, França, 21-04-2003)


Letra

If I should lose you
The stars would fall from the sky
If I should lose you
The leaves would wither and die
The birds in maytime
Would sing a lonely refrain
And I would wander around
Hating the sound of rain
With you beside me
No wind in winter would blow
With you beside me
A rose would bloom in the snow
I gave you my love
But I was living a dream
And living would seem in vain
If I lost you

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

16 comentários:

  1. Uma excelente seleção!
    Ainda estou a ouvir a primeira.
    Thanks!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas ouvido todas. Tento sempre ter versões vocais e instumentais. Dar-vos possibilidade de ouvir coisas diferentes.
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  2. Nina Simone, escolho Nina Simone.
    Mas com muita dificuldade.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. A Nina seria possivelmente um soberbo "contralto" se educasse a sua voz para ópera !
      Obrigado Gracinha

      Eliminar
  4. Quatro excelentes interpretações. Tenho dificuldade em escolher uma, Todas ouvi encantada.
    Boa partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se obriguem a escolher. Essa nunca foi a minha ideia. A minha ideia é dar-vos versões diferentes para puderem apreciar umas e outras. A voz não é tudo. Os instrumentos são vozes artificiais criadas pelo homem e tem tonalidades diferentes e excepcionais.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  5. Ricardo, a seleção ideal para esta noite, e digo-lhe que Chet Baker & Paul Bley - Diane " If I should lose you " fiquei rendida.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade as versões do Chet Baker, em relação aos standards, são na generalidade sempre muito boas. É o caso !
      Obrigado mz

      Eliminar
  6. Gostei.
    Há ainda uma versão da Aretha Franklin e uma outra instrumental (saxofone) soberba, de Charlie Parker e de que gosto particularmente.
    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas versões sim ! Nesta rúbrica que foi a que deu origem ao meu primeiro blogue e agora a este, eu escolho normalmente duas versões instrumentais e duas vocais. Quero mostrar que o jazz instrumental, sem ser o "free" ou o de "fusão", não é assim tão difícil de interpretar !
      Obrigado Célia

      Eliminar
  7. A letra é uma dor d'alma!
    Mas a interpretação da Nina Simone é uma coisa...
    Nem a vou ouvir até ao fim senão estou quase como a Ni... daqui a pouco ponho-me aqui a chorar!

    Tendo em conta a carga triste e emotiva deste tema, a versão do Chick Corea não tem nada a ver! Nem consigo apanhar a identidade da música. Que se lixem lá as improvisações! Nunca hei-de conseguir gostar desse tipo de jazz.

    A minha favorita? Sem dúvida a do Chet Baker!! Fabulosa!

    Beijinhos "deprimidos"
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim são todas boas, fui eu que as escolhi ! :) No entanto, a do Chet Baker e a da Nina Simone, gosto particularmente.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!