Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 27 de outubro de 2018

Eyes Thru Glass (31) - Palácio Nacional Ajuda

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 2 de Dezembro de 2017 fiz umas quantas fotos do Palácio Nacional da Ajuda, da parte exterior.







22 comentários:

  1. Meu caro Ricardamigo

    Regressados do cruzeiro pelo Mediterrâneo eis-me de volta à blogosfera da qual apesar da ausência ter sido pequena já tinha saudades…

    A volta decorreu lindamente tudo coreu muito bem, exceptuando o catering que para a Raquel e para mim foi uma… merda o que deve ter sido uma raridade pois não ouvimos queixas dos restantes 3.879 passageiros. Mas também tenho de dizer que não fiz nenhum inquérito…

    Deu para descansar, conviver com novos amigos e sobretudo para ler. Pela minha parte em nove dias “devorei” quatro livros o que me parece uma média aceitável. No final, chegámos mais cedo a Lisboa pois fugimos ao Leslie, viva o comandante Giuliani Bossi!

    Belas fotos de um palácio a que me ligam boas e más recordações pois nele assisti a cerimónias interessantes, várias posses de vários Governos, a um ataque pessoal que terá originado depois uma depressão bipolar que durou cinco anos e seis psiquiatras e outras porras!!!...

    De qualquer modo as recordações que me fizeste fizer à tona foram simultaneamente te boas e más. Portanto obrigado.

    Bjs e um abração do casal Ferreira


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico satisfeito por saber notícias tuas e da Raquel. Ainda bem que tudo está bem convosco e obrigado pela visita que pelos vistos te trouxe boas e más memórias.
      Obrigado, abraço e os meus respeitos à Raquel

      Eliminar
  2. Nunca entrei no Palacio Nacional Ajuda. Uma pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás de vir a Lisboa e visitá-lo que esperas que tudo esteja pronto e completo com a sua reconstrução e a exposição das jóias da coroa.
      Obrigado Catarina

      Eliminar
  3. Inacreditavelmente nunca visitei este palácio. Depois de ver as tuas fotas, conclui que é uma visita que se impõe .
    As fotos estão muito boas ,as sombras da última carivaram-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma visita tua a Lisboa, para o vires fotografar!
      Obrigado Manuela, as fotos até nem estão más !

      Eliminar
  4. Visitei-o aquando de uma exposição e gostei imenso!!!
    Belos seus registos e resto de um bom DOMINGO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um Palácio extremamente majestoso e bonito.
      Obrigado Gracinha

      Eliminar

  5. Numa palavra: IMPONENTE !
    Está na minha lista de monumentos a visitar em Lisboa.
    Este ano não tive oportunidade de visitar a capital (com muita pena minha), mas quando tiver está prometida uma visita a este palácio.

    Gostei das tuas fotos.
    Beijinhos domingueiros
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merece uma visita sim. Talvez quando tudo estiver pronto e com as jóias da coroa.
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  6. Entrei lá quando visitei a exposição da Joana Vasconcelos, há uns anos atrás.
    Belas fotos, Ricardo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa
      Não gosto de fotografar interiores de museus ou de palácios. São raríssimas as vezes que o faço. No entanto, admiro imenso as fachadas e todos os recantos dos exteriores, janelas, varandas, colunas, brazões, etc..
      Gostaria muito de poder fotografar pessoas, livremente, mas isso, não é possível, por isso me dediquei mais às fotos de cariz arquitectónico.
      Obrigado pela tua visita e pela tua apreciação

      Eliminar
  7. Do vídeo gostei imenso, Ricardo! Um belo bocado da nossa História, a imponência e riqueza das jóias da coroa, a beleza das imagens e a preciosidade informativa.

    Já as fotografias - vais desculpar a franqueza - não me trouxeram nenhuma mais-valia. São fotos normais das fachadas de um edifício que, no caso, se trata de um Palácio.
    Valeu o conjunto, constituído pelas fotos e o vídeo.

    Um abraço com o meu agradecimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não achaste as fotos interessantes, paciência, pode ser que gostes da próxima vez que aqui vieres ver esta minha rúbrica "Eyes Thru Glass".
      Obrigado Janita

      Eliminar
  8. Ola Ricardo, fachada imponente e bela fotografia da fachada do palácio que visitei há alguns anos atrás !
    D. João VI suspendeu a construção porque foi para o Brasil e lá deu inicio à construção do Palácio de São Cristóvão, onde se instalou com a corte em 1808,
    esse palácio tem uma aparência semelhante ao palácio da Ajuda, e lá foi instalado depois da monarquia, o museu Nacional do Brasil destruído pelo recente incêndio
    o palácio da Ajuda é um monumento a visitar perto do já monumental bairro de Belem
    temos muito da nossa história no Brasil !
    boa semana
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós fomos povo colonizador do Brasil é muito natural muito similariedade entre as construções de cá e de lá. Além disso e nas minhas fotos de cariz arquitectónico percebi que em muitas cidades da Europa existem construções muito idênticas para as mesmas épocas. A Arquitectura tinha na altura, escolas e professores que professavam pelos mesmos livros, daí, a semelhança de arquitectura.
      Obrigado Ângela

      Eliminar
  9. Encerra muito do esplendor da História de Portugal.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  10. Olá, Ricardo!
    Estupidamente, nunca visitei o majestoso Palácio Nacional da Ajuda.
    Agora que o vi através da tua lente não adiarei mais.
    As fotos estão lindas!
    Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Teresa fazes muito bem e fico satisfeito por a minha máquina te ter influenciado para uma bela visita. Convém ir com Sol ! :)
      Obrigado pela visita e boa semana também para ti

      Eliminar
  11. Nunca visitei o Palácio Nacional Ajuda, apenas conheço o exterior e de passagem! Gostei imenso das fotos e do video!

    Obrigado Ricardo por me dar a conhecer.

    Beijinho amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É na realidade um excelente edifício a visitar por fora e por dentro, com as suas exposições.
      Obrigado Adélia

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!