Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Beatles (7)

Foram aqueles que, para além do seu talento, tiveram a sorte comercial do lado deles, mas também Brian Epstein como patrão do grupo que os acompanhou até à sua morte, e ainda George Martin como produtor de muitos dos seus discos e êxitos.

Que sorte temos/tivemos de os poder escutar e se calhar, quando do seu aparecimento. Tudo se modificou em termos populares musicais. Os Beatles foram/são/serão, inquestionavelmente, a banda que mais foi/é/será falada na história da música “pop”. Uma homenagem aqui a dois deles já desaparecidos.. Ao John Lennon e ao George Harrison, um agradecimento dos muitos trechos musicais que escreveram para todos nós e que nos ajudaram nos momentos bons e maus, das nossas vidas.

Aqui, periodicamente, trarei duas músicas, algumas menos conhecidas. Serão à roda de 20 êxitos que aqui exibirei, mas muitas delas, não vão ser aquelas que foram Nº. 1, a nível dos “Tops” mundiais, e que constam de um CD, editado em Portugal para a etiqueta “EMI Records Ltd.” em 2000. A escolha irá ser a minha. Os que são “amantes” deste grupo vão conhecê-las todas de certeza, os que são/foram meros ouvintes do grupo, acredito que hajam algumas que não conheçam.

Canção: Norwegian Wood

Autores: John Lennon & Paul McCartney

Álbum: Rubber Soul

Ano: 1965

Neste álbum “Rubber Soul”, as canções faziam o cantor enfrentar relações antagónicas com a mulher, contrastando com as primeiras canções, como "She Loves You" e "I Want to Hold Your Hand". As canções de “Rubber Soul” foram muito mais severas e quiçá, verdadeiras, no que diz respeito às relações românticas.

Norwegian Wood (John Lennon & Paul McCartney)

I once had a girl,

Or should I say

She once had me.

She showed me her room,

Isn't it good?

Norwegian wood.

She asked me to stay and she told me to sit anywhere,

So I looked around and I noticed there wasn't a chair.

I sat on a rug

Biding my time,

Drinking her wine.

We talked until two,

And then she said,

'It's time for bed'.

She told me she worked in the morning and started to laugh,

I told her I didn't, and crawled off to sleep in the bath.

And when I awoke

I was alone,

This bird has flown,

So I lit a fire,

Isn't it good?

Norwegian wood.


Canção: Julia

Autor: John Lennon

Álbum: The Beatles (White Album)

Ano: 1968

"Julia" foi escrito durante a visita dos Beatles a Rishkesh na Índia, para a meditação transcendental de Maharishi Mahesh Yogi em 1968. John escreveu então a sua mãe, Julia Lennon. Ele pediu ajuda a Donovan Leitch que explicou: “Disse-me que queria escrever uma música sobre a sua mãe. John disse: ‘Donovan, você é o rei das canções infantis. Podias-me ajudar ? ... Quero escrever uma música sobre a infância que nunca tive com a minha mãe’. Ele  pediu-me para ajudá-lo, que as imagens ele poderia usar nas letras de uma música sobre esse assunto. Então eu disse: ‘Bem, quando você pensa na música, onde você se imagina ?’… ‘E John disse: "Estou na praia e estou de mãos dadas com minha mãe e estamos a caminhar os dois juntos".

Eu ajudei-o com algumas falas, "Olhos de concha, sorriso ventoso" (seashell eyes, windy smile).”

Julia (John Lennon)

Half of what I say is meaningless

But I say it just to reach you, Julia.

Julia, Julia, oceanchild, calls me

So I sing a song of love, Julia

Julia, seashell eyes, windy smile, calls me

So I sing a song of love, Julia.

Her hair of floating sky is shimmering,

Glimmering,

In the sun.

Julia, Julia, morning moon, touch me

So I sing a song of love, Julia.

When I cannot sing my heart

I can only speak my mind, Julia.

Julia, sleeping sand, silent cloud, touch me

So I sing a song of love, Julia.

Hum hum hum hum calls me

So I sing a song of love for Julia, Julia, Julia.

31 comentários:


  1. Venho agradecer o carinho e a paciência com que me aturaram neste ano que não foi fácil para ninguém, e desejo que o novo ano que se aproxima, seja tão pacífico como um bebé e tão alegre como uma criança. Principalmente que nele termine esta pandemia, e a saúde e a normalidade regresse à nossa vida, como a Primavera regressa após cada Inverno. Feliz 2021
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim, Elvira. Um Bom Ano também para si e para os Seus!!!
      Obrigado

      Eliminar
  2. Os Beatles, uma presença na minha juventude e que nunca mais os deixei longe. Partilho da homenagem a estes inspirados músicos que foram o início de uma época e que ainda não foram suplantados.
    Um abraço
    Bom 2021, com saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acordo com o que foi escrito.
      Bom ano e obrigado, Brancas nuvens negras

      Eliminar
  3. FELIZ 2021.
    Que SÓ pode ser melhor que 2020.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retribuo os votos, de Feliz Ano
      Pedro obrigado e abraço

      Eliminar
  4. Fizestes boas escolhas.

    Felix Ano Novo!

    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto daquilo que tenho a certeza para mim de ser boa música.
      Catarina obrigado

      Eliminar
  5. Feliz 2021 sempre com boa música para alegrar as nossas vidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música é a unica coisa entendida por todos, independentemente, da língua que falem.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  6. Que maravilha, Ricardo!
    Gostei muito desta explicação "...I sing a song of love, Julia..."

    Agradeço todos os bons momentos que aqui passei com as tuas escolhas musicais, deste ano.
    Deixo um beijinho e um bom dia para este que é o último do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano cá estaremos, que esperamos seja de esperança que o Bem vença o Mal que o "homenzinho" tem disseminado.
      Música continuarás a ter e a ouvir sempre que aqui me visitares.
      Mz obrigado

      Eliminar
  7. Beatles forever (heart) !!
    Wish you Happy New Year.
    Hugs

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Ricardo, Bom Ano Novo! Esperemos que venha a ser melhor do que o de 2020 para todos.
    Um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Ano Gabriela para ti e para os Teus
      Abraço para vocês

      Eliminar
  9. Ao som de Beatles passei aqui para deixar votos de umas boas entradas e um excelente 2021!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Ano diferente deste de preferência
      O último fecha a porta, obrigado

      Eliminar
  10. Bela escolha musical para animar o último dia deste ano diferente.
    Ricardo, desejo-te um 2021 feliz e abençoado.
    Que não te falte música, filmes, e que mais? Isso tudo!
    Beijo, muita saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que o próximo seja bem diferente deste para melhor
      Retribuo os teus desejos
      Teresa obrigado

      Eliminar
  11. Feliz 2021 Ricardo!
    Esta banda marcou gerações, foram fantásticos e deixaram um grande legado. Nunca são demais as homenagens :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão continuar por aqui mais umas semanas deste novo ano de 2021!
      Gaja Maria obrigado

      Eliminar
  12. Feliz Ano Novo, Ricardo! Por aqui sempre com boas escolhas musicais. :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Ricardo
    quero também desejar-lhe um Feliz Ano Novo para si e os seus, com tudo de bom e muita saúde.
    FELIZ 2021!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenhamos e façamos todos com que isso aconteça!!!
      Ajudando quem precisa, temos todos obrigação de o fazer!!!
      Isabel muito obrigado, um Bom Ano para si e para os Seus

      Eliminar

  14. Uma boa maneira de encerrar o ano, a ouvir Beatles.
    É interessante lermos sobre as explicações dadas para uma das músicas... mas fico sempre a pensar se não serão "forjadas". 😉

    Já tive oportunidade de te desejar um bom ano... mas nunca é demais fazer votos para que o ano te corra BEM! 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata:
      ... para CADA uma...

      Eliminar
    2. As histórias podem ser falsas, é verdade. Mas a intenção foi dar mais qualquer coisa sobre as referidas composições.
      Bom Ano também para ti, obrigado

      Eliminar
  15. Desconhecia, por completo o segundo tema! Sempre um prazer ainda continuar a descobrir temas novos dos Beatles! Incrível como o primeiro tema se continua a ouvir tão bem! Esse conheço!... :-))
    Boas escolhas, a concluir um ano... que realmente não facilitou em nada, o mundo da música, cinema e teatro...
    Votos de um bem melhor 2021, com saúde! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo tema é uma canção muito conhecida do grupo. "Júlia" a mãe de John Lennon, para quem ele compôs esta música e letra.
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!