Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Paolo Fresu – Groups & Soloists of Jazz (11)

Paolo Fresu (10-02-1961)

Este extraordinário trompetista e música italiano, volta ao nosso convívio…

No Potho Reposare, Palavras de Paolo Fresu….

Quando vi o vídeo dos amigos de Ladin, fiquei empolgado como nunca tinha acontecido, nestes longos meses. Porque a covid-19 tudo nos negou. Espaço, contacto com a natureza, música colectiva, loucura, sonhos, sociabilidade, felicidade, orgulho, linguagem, dignidade, pertença, etc...

Os trajes tradicionais iluminados pelos rostos de crianças e adultos dizem-nos quanto a nossa diversidade é a oportunidade mais extraordinária para construir o futuro. Uma dissimilaridade que se torna riqueza e que pode construir uma ponte também através da música, entre Trentino e a Sardenha, através de uma incrível e bela Itália. Viva a música e vivam as bandas, sem as quais nossas vidas seriam mais pobres.


Almeno Tu Nell'Universo, Paolo Fresu Quintet with Banda Musicale "Bernardo De Muro"

Passalento

Mare Nostrum

 

21 comentários:


  1. Eish... hoje não saio daqui tão cedo!
    Como sabes sou fã da sonoridade deste senhor!

    Obrigada por encheres a minha noite/madrugada de música!

    Beijinhos noctívagos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vou a bisar a visualização do primeiro vídeo... e estou assombrada com tanta beleza.
      Conheço bem o original deste tema mas ouvi-lo numa espécie de dueto entre o seu autor e esta banda musical trentina, deixou-me mesmo de boca aberta!
      Enchi os ouvidos e a alma com sons vindos do Tirol italiano!

      Obrigada!

      Eliminar
    2. O Paolo Fresu é um excelente executante de trompete e tem interpretado ao longo dos tempos composições fantásticas. Penso que é ouvi-lo porque não precisa de palavras para o elogiar.
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Completa novidade para mim.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Dos meus preferidos, Ricardo :)
    Deu um concerto na praia de Poetto, na Sardenha, numa das vezes em que lá estive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falámos disso em tempos. Percebo que quando quiser que me visites e comentes, basta descobrir para além do Paolo Fresu, aqueles que mexem contigo !
      Isabel obrigado

      Eliminar
  4. Desconhecia, mas o primeiro vídeo faz-me lembrar as paisagens do Sul do Tirol, que tão gratas recordações me deixaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paolo Fresu esteve outro dia no blogue da Clara e já cá tinha estado, no Pacto em 2015, numa publicação minha na qual disseste na altura que não tinhas conseguido ouvir por causa do som do teu computador. Agora que tens som, desfruta deste grande artista.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  5. Fantástico som! Desde o primeiro vídeo em que os bonitos e verdejantes prados me fiezeram lembrar as paisagens austríacas e as belas canções do "Músina no Coração", até ao último com as ondas do mar como pano de fundo.
    Parabéns pela escolha. Uma delícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim fazem lembrar as paisagens da "Música no Coração". Ainda bem que gostaste de ouvir.
      Janita obrigado

      Eliminar
  6. Em Outubro de 2015 eu já cá tinha trazido o Paolo Fresu
    https://opactoportugues.blogspot.com/2015/10/paolo-fresu-groups-soloists-of-jazz-xxix.html

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. São cinco anos...
      Mas por acaso eu lembrava-me dela porque foste tu que mo deste a conhecer nessa publicação e passei a ser fã do som deste senhor!
      Obrigada por tantas coisas boas que nos tens dado a conhecer ao longo de todos estes anos!

      Eliminar
  7. Ricardo, fui rever o postal que referiste e lembro perfeitamente das minhas gargalhadas pela tua resposta ao meu comentário, em que referi, com a verdade que me é habitual, que tinha ouvido um pouco de cada vídeo e só ter visto até ao fim o tema Chiara. Poderia, e se calhar deveria, ter omitido esse pormenor, não era?
    Pois, Jazz e antibiótico, toma-se tudo até ao fim! ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita a frase mantém-se correcta e funciona !
      Obrigado

      Eliminar
  8. Ricardo, confesso o meu total desconhecimento sobre Paolo Fresu.
    Pelo que vi nos vídeos é mesmo um espetacular trompetista , o primeiro vídeo então deslumbrou-me completamente.
    Obrigada pela aprendizagem !

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Wonderful music, Ricardo.
    Have a nice weekend.

    ResponderEliminar
  10. Ia dizer que não conhecia Paolo Fresu, mas afinal fiquei a conhecê-lo nessa postagem a que te referes. Quantos mais artistas eu digo que não conheço por não me lembrar?!!
    Desta vez é que vou memorizar o seu nome, porque vou ouvi-lo mais vezes. Gostei imenso!
    Uma banda que tenho ouvido muito ultimamente (adoro a musicalidade do médio oriente) é Anna RF que conheci no blogue do YellowMcGregor. Fiquei rendida. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a tua sugestão e fiquei satisfeito que tenhas gostado do Paolo Fresu.
      Catarina obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!