Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 13 de dezembro de 2020

Beatles (6)

Foram aqueles que, para além do seu talento, tiveram a sorte comercial do lado deles, mas também Brian Epstein como patrão do grupo que os acompanhou até à sua morte, e ainda George Martin como produtor de muitos dos seus discos e êxitos.

Que sorte temos/tivemos de os poder escutar e se calhar, quando do seu aparecimento. Tudo se modificou em termos populares musicais. Os Beatles foram/são/serão, inquestionavelmente, a banda que mais foi/é/será falada na história da música “pop”. Uma homenagem aqui a dois deles já desaparecidos.. Ao John Lennon e ao George Harrison, um agradecimento dos muitos trechos musicais que escreveram para todos nós e que nos ajudaram nos momentos bons e maus, das nossas vidas.

Aqui, periodicamente, trarei duas músicas, algumas menos conhecidas. Serão à roda de 20 êxitos que aqui exibirei, mas muitas delas, não vão ser aquelas que foram Nº. 1, a nível dos “Tops” mundiais, e que constam de um CD, editado em Portugal para a etiqueta “EMI Records Ltd.” em 2000. A escolha irá ser a minha. Os que são “amantes” deste grupo vão conhecê-las todas de certeza, os que são/foram meros ouvintes do grupo, acredito que hajam algumas que não conheçam.

Canção: Ask Me Why

Autor: John Lennon

Álbum: Please, Please Me

Ano: 1962

Originalmente lançada no Reino Unido como lado B do single "Please Please Me" . Também foi incluída no primeiro álbum britânico deles, “Please Please Me”. Atribuída à dupla John Lennon & Paul McCartney, apesar de Paul ter dito que a composição foi basicamente escrita por John Lennon

   

Ask Me Why (John Lennon)

I love you, cause you tell me things I want to know.

And it’s true that it really only goes to show,

That I know,

That i, i, i, I should never, never, never be blue.

Now you’re mine, my happiness still makes me cry.

And in time, you’ll understand the reason why,

If I cry,

It’s not because I’m sad, but you’re the only love that I’ve ever had.

I can’t believe it’s happened to me

I can’t conceive of any more misery.

Ask me why, I’ll say I love you,

And I’m always thinking of you.

I love you, cause you tell me things I want to know.

And it’s true that it really only goes to show,

That I know,

That i, i, i, I should never, never, never be blue.

Ask me why, I’ll say I love you,

And I’m always thinking of you.

I can’t believe it’s happened to me.

I can’t conceive of any more misery.

Ask me why, I’ll say I love you,

And I’m always thinking of you.


Canção: You Never Give Me Your Money (versão longa)

Autor: Paul McCartney

Álbum: Abbey Road

Ano: 1969

Há quem identifique quatro músicas dentro de uma, em "You Never Give me Your Money":

A primeira que se inicia com "You never give me your money, you only give me your funny paper... " falaria das dificuldades passadas por Paul com a administração da Apple (o caso "Allen Klein/ Eastman"). Paul canta de modo clássico;

A segunda com início no verso "Out of college money spent, see no future pay no rent...", sem ligação com o verso anterior, fala da falta de dinheiro e de um "sentimento mágico". Paul passa a cantar em tom mais forte e elevado;

A terceira, com início em "One sweet dream...". Paul volta a modificar o seu modo de cantar; e…

… a última, é cantada em coro o refrão:"One, two, three,....all good children go to heaven". Todas as partes são harmoniosas, mas bem distintas.


   

You Never Give Me Your Money (Paul McCartney)

You never give me your money

Your only give me your funny paper

And in the middle of negotiations you break down

I never give you my number

I only give you my situation

And in the middle of investigation I break down.

Out of college money spent

See no future pay no rent.

All the money's gone, nowhere to go.

Any Jobber got the sack,

Monday morning turning back.

Yellow lorry slow, nowhere to go.

But oh - that magic feeling nowhere to go.

One sweet dream

Pick up the bags and get in the limousine.

Soon we'll be away from here.

Step on the gas and wipe that tear away,

One sweet dream came true today, came true today.

One, two, three, four, five, six, seven,

All good children go to heaven.

16 comentários:

  1. Ainda hoje lamentamos o que aconteceu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que te referes ao assassinato do John Lennon. É um assassinato político, para mim, como foi o do Kennedy ou do Lincoln. Alguém que começa a incomodar demais e por isso é morto. Os Beatles continuam por cá, com a sua música e ainda estão dois vivos, o Paul McCartney e o Richard Starkey (Ringo Starr).
      Catarina obrigado

      Eliminar

  2. As músicas mais antigas da banda são as que eu menos conheço.
    Mas também... eles são mais velhos do que eu própria...

    Gosto desta tua rubrica, eu própria estive para fazer algo deste género lá no meu SMOOTH LATITUDE.

    E por falar nisso, está a fazer um ano desde a última vez que lá publiquei... acho que está na hora de ir limpar o pó aos vinis... 😊

    Beijinhos Ricardo, bom Domingo... ao "borralho"!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso dois blogues para mim seria impensável. Penso que teria assuntos para os dois, mas também teria o dobro do trabalho.
      Dos Beatles pouco há a dizer, é melhor ouvir!
      Clara obrigado

      Eliminar
  3. Gosto sempre de ouvir este famoso grupo e com a letra vou ouvindo e cantando :):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia de colocar as letras nas publicações teve essa intenção. Por isso, diverte-te, divirtam-se a cantar as composições dos Beatles.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  4. Dois temas que não conhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em parte esse ê o intuito desta rúbrica.
      Luísa obrigado

      Eliminar
  5. Não tenho acesso aos vídeos dos Fab 4 :(
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As restrições do Youtube. Terás de tentar encontrar outros vídeos com as mesmas composições.
      Pedro obrigado e abraço

      Eliminar
  6. Ontem, não se em que sítio desta cidade, vi qualquer coisa sobre Beatles.
    E pensei:" John Lenon, foi assassinada, Gerge Harriosn, também morreu, estão vivos Ringo Starr e Paul MCcartney".
    Hoje, vejo este teu post.
    A segunda música, acho que a conheço.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois dois já não estão connosco na vida terrena, infelizmente, mas temos a música deles em grupo e deles individualmente.
      Maria obrigado

      Eliminar
  7. Confesso que desconhecia ambos os temas!
    Não acompanhei os Beatles a fundo... mas acompanhei bastante os temas de Paul McCartney quando começou a trabalhar a solo... tendo sempre ficado com a ideia, de que a alma criadora dos Beatles, seria ele...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre gostei dos Beatles e deles individualmente, principalmente de George Harrison. No entanto, todos eles foram grandes compositores, com excepção de Ringo (Richard Starkey) que muito pouco compôs para o grupo. Foram três almas criadoras, muito erradamente se supunha que Paul era o principal do grupo, não era, eram os quatro. Aliás esse conceito de haver sempre um maior, o melhor, para mim que gosto de música e neste caso dos Beatles, não funciona e nunca foi verdadeiro. Haviam três grandes compositores !!!
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!