Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Dança (10) Soltinho

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Soltinho – É um género de dança de salão brasileiro, dançado geralmente com rock. É uma variação do East Coast Swing, uma dança americana que veio do Lindy Hop, e combina a ginga e a improvisação brasileiras ao swing dos EUA. …………….. Mais informação aqui !

Cleber Guimarães e Alice Correia - Soltinho Improviso

Soltinho com Cleber Guimarães & Robertinha

Aula de Soltinho - Passo Básico

 

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Obstipação portanto ! :)))))
      Abraço e um Bom Ano para Todos Nós, e que não nos esqueçamos de quem precisa de ajuda, os povos africanos e asiáticos que vivem na miséria !

      Eliminar
  2. Sinto uma certa inveja de não saber dançar assim :(

    ResponderEliminar
  3. Eu, que sempre gostei de dançar, adorei isto!!! :)

    Tudo de bom neste Novo Ano, Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dança é algo maravilhoso e remonta como todos sabemos a épocas muito remotas. Para quem sabe, dançar é um prazer poder partilhá-lho com alguém.
      Janita obrigado

      Eliminar
  4. You always will find excellent dance videos.
    Hugs

    ResponderEliminar
  5. É caso para dizer... "mas que rico par de pernas"!
    De facto, só dança quem tem (boas) pernas para dançar! E este "Soltinho" é bem soltinho e animado!

    Depois de ver os professores a explicar a técnica da dança. até que não parece difícil... mas depois de ver de novo os dois primeiros vídeos acho que (para mim) prefiro o Bolero!

    Beijinhos e votos de uma boa passagem de ano e de um Feliz ano de 2021
    (acaba em 21... vai ser de certeza bom!)
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe bem ver um par de pernas dançar.
      Esperemos que todos aprendam um pouco de dança.
      O novo ano espero que seja bem melhor que este, tenho esperança e fé que sim, é um ano impar.
      Clara obrigado

      Eliminar
  6. Oi Ricardo
    Primeiro dia de 2021 , vim deixar meu abraço e desejar que recomecemos com esperança de liberdade para ir e vir a todos os lugares, pra abraçar e ser feliz , sem inquietações e medos .Positividade para que isso aconteça rápido.
    Dançar não é muito minha praia, vendo os vídeos percebe-se que é só se jogar que dá certo.
    2021 Feliz para Ti, Ricardo
    meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Bom Ano Lis, para Ti e para todos os Teus, e também para o sacrificado Povo Brasileiro !
      Grande Abraço e obrigado

      Eliminar
  7. Eu sou mais pé de chumbinho!... :-))
    Mas o terceiro vídeo, ainda me passou alguma esperança de conseguir aprender alguma coisita!...
    Um grande abraço! Bom Ano!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não danço nada, ou muito pouco mesmo. Nestas publicações de dança o último video, é normalmente um video que nos dá ensinamentos sobre a dança publicada.
      Ana obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!