Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 5 de dezembro de 2020

7.ª Arte - Billy Wilder

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!

Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa

Do cinema norte-americano e nascido na Áustria, trago-vos Billy Wilder (22-06-1906 – 27-03-2002), realizador com 29 películas e uns quantos galardões. Dele escolhi 5 filmes que vi, embora penso que tenha visto mais dois ou três.

(1950) Sunset BoulevardCrespúsculo dos Deuses

(1959) Some Like It HotQuanto mais Quente Melhor

(1963) Irma La Douce

(1964) Kiss me, StupidBeija-me, Idiota

(1978) FedoraO Segredo de Fedora

(1994) Entrevista com Billy Wilder

35 comentários:

  1. Billy Wilder é o MEU REALIZADOR 💙
    Vi todos os seus filmes.

    Scheiße!!!
    Continuo sem @mail

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será possível, Teresa, que ainda não tenhas aberto outra conta quer no gmail, hotmail ou yahoo?!! Por exemplo?! : ))) Queres que abra uma conta por ti? : ))

      Eliminar

    2. Catarina,
      Não fazes ideia o nº de vezes que tenho tentado convencer a Teresa a sair desse impasse... mas ela faz ouvidos de mercador!!! 😔

      Eliminar
    3. Eu tenho uma conta de @mail, mas não entro lá.

      Eliminar
    4. Sei que é o teu realizador preferido, já mo tinhas dito. Darei como certas as tuas respostas, mesmo sem as saber quando amanhã for publicada a charada. Como já disse os realizadores continuaram, mas somente irei fazer com a de amanhã, mais 12 charadas.

      Em relação ao teu endereço de mail, estou com a Catarina porque sei que já mais que uma pessoa se ofereceu para te ajudar em criar um email para ti, mas como acho que tu és um bocado casmurra :), desculpa mas acho ! ainda não o aceitaste !
      Teresa obrigado por teres passado por aqui !

      Eliminar
    5. Agradeço também à Catarina e à Clara que me vieram visitar e deixaram alguns comentários !

      Eliminar
  2. Um nome muito conhecido. Reconheço alguns dos títulos, mas nunca vi estes filmes.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,
      Tens de ver o "Some Like it Hot"! É soberbo!
      Mas também... eu tenho um fraquinho pelo Jack Lemmon! 😊

      Eliminar
    2. Vou tentar ver esse neste fim de semana.
      :))

      Eliminar
    3. O Apartamento é um dos meus favoritos!!!

      Eliminar
    4. Eu não tenho um fraquinho pelo Jack Lemmon como homem (como tenho pelo Ryan Gosling), mas como ACTOR e Billy Wilder 💙 sabia das qualidades artísticas.

      Eliminar
    5. Teresa,
      E o meu "fraquinho" pelo Jack Lemmon também é como actor. 😊

      Eliminar
    6. Sabia que o teu "fraquinho" pelo Jack Lemmon também é como actor. UM GRANDE ACTOR que trabalhou várias vezes com um GRANDE REALIZADOR: Billy Wilder 💙

      Eliminar
    7. O Billy Wilder foi um dos grandes do cinema norte-americano, com bons argumentos cinematográficos. Kim Novak, Marilyn Monroe, e muitos outros, actrizes e actores, rechearam os filmes de Wilder.
      Cataria obrigado

      Eliminar
  3. Fui ver a lista dos seus filmes na net. Quase todos bastante conhecidos, mas creio que vi apenas um, Sabrina, e foi depois de ter visto a versão com Harrison Ford.
    Fedora parece ser um grande drama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fedora é o filme de que eu gosto menos!!!

      Eliminar
    2. Pelos vistos esta escolha do Billy Wilder fez "furor" :) !
      Obrigado Catarina e Teresa e Clara

      Eliminar
  4. Wilder tinha uma predilecção pela Kim Novak e a Audrey Hepburn, mas creio que nestes - que não vi, - só vejo a Kim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kim Novak era amante de Ramfis Trujillo e só entrou num único filme de Billy Wilder 💙 com uma interpretação fantástica. Um filme a não perder.

      Eliminar
    2. A Kim Novak era um excelente actriz e uma mulher lindíssima !
      Janita obrigado

      Eliminar

  5. Não vou ser tão efusiva como a Teresa... mas trambém gosto bastante da filmografia do Billy Wilder.
    Já já vejo nenhum destes filmes há carradas de anos... mas olha que por falares neles, ficou-me uma enorme vontade de rever alguns.
    Quem sabe agora neste período natalício consigo tirar uns dias sem trabalhar para me dedicar a um dos meus hobbies de eleição!

    Beijinhos cinéfilos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata:
      No segundo "já" deveria estar um "não".

      Eliminar
    2. Há mais ou menos uma semana vi na TV Sunset Boulevard # Crespúsculo dos Deuses, embora tenha o DVD.

      Eliminar
    3. Penso que existe forma de os ver pela Net no PC/Portátil, mas eu não o costumo fazer, porque gosto mais de estar refastelado no meu sofá e ver cinema no écran de televisão.
      Clara e Teresa obrigado

      Eliminar
  6. Ricardo, tens sorte, porque neste período de Natal não tenho tempo, porque senão recebias 1000 comentários sobre o meu querido Billy Wilder 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) agora fizeste-me rir. eu não preciso de 1000, mas podes fazê-los quando quiseres. Ainda virão aqui muito realizadores.... a saber, e por esta ordem:

      Sidney Lumet
      Blake Edwards
      Sergio Leone
      Bob Fosse
      Ron Howard
      Brian de Palma
      Roger Vadim
      Carlos Diegues
      Roberto Rossellini
      Carlos Saura
      Robert Zemeckis
      Claude Chabrol
      Robert Wise
      Claude Lelouch
      Roman Polanski
      Clint Eastwood
      Robert Stevenson
      Darryl Francis Zanuck
      Richard Brooks
      David Linch
      Rainer Werner Fassbinder
      Eduardo Geada
      Quentin Tarantino
      Eric Rohmer
      Pier Paolo Pasolini
      Ernst Lubitsch
      Peter Weir
      Ettore Scola
      Pedro Almodóvar
      Federico Fellini
      Otto Preminger
      Fernando Fragata
      Orson Wells
      Fernando Lopes
      Oliver Stone
      Fernando Trueba
      Nagisa Oshima
      Francis Ford Coppola
      Michelangelo Antonioni
      François Truffaut
      Mel Gibson
      George Lucas
      Mel Brooks
      Glauber Rocha
      Martin Scorsese
      Hector Babenco
      Mark Robson
      Howard Hawks
      Marco Ferreri
      Ingmar Bergman
      Manoel de Oliveira
      James Lawrence Brooks
      Luis Buñuel
      Jean Renoir
      Luchino Visconti
      Jean-Jacques Annaud
      Louis Malle
      Jean-Luc Godard
      Lima Barreto
      João Canijo
      José Fonseca e Costa
      João César Monteiro
      Jorge Brum do Canto
      Joaquim Pedro de Andrade
      John Huston
      John Ford

      Recebe um Abraço apertado de Natal, como o Rui gostava de dá-los !!!

      Eliminar
  7. Olá, Ricardo!
    Já te sabia melómano, mas não tanto!
    E pelos vistos não és só tu pois os comentários (saborosíssimos) que li acima são a prova provada de que anda por aí muita gente que gosta e sabe de cinema.
    Eu gosto, mas sei pouco. E sinceramente, já vi mais cinema do que agora.
    Neste exacto momento não consigo dizer o que vi de Billy Wilder... mas vi certamente alguma coisa.
    Desta vez não deixo 1 mas 5 beijos (e nada tem a ver com os filmes que destacas...).
    Bom domingo, saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou cinéfilo desde a minha juventude, quando chegava a ir a duas sessões de cinema por dia, uma vez até fui três. O cinema é uma arte que engloba várias pequenas artes, imagem, som, representação, etc. etc., e por trás disto tudo existe alguém que tem na sua cabeça tudo o que quer fazer, o realizador.
      Billy Wilder foi mais um grande cineasta.
      Teresa obrigado e Abraço

      Eliminar
    2. Ricardo, desculpa, escrevi melómano (que também és) mas queria escrever cinéfilo...
      Baralhações domingueiras.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
    3. Eu percebi perfeitamente o engano :) !
      Teresa obrigado

      Eliminar
  8. O teu gosto pelo cinema , ficou mais uma vez aqui bem patente.
    Não me lembro de ter visto algum dos dos filmes que aqui mostras, só ouvi falar.
    Deixaste-me curiosa e vou tentar ver alguns.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas ver algum destes bons filmes. São antigos, mas são muito bom cinema, como um livro, um quadro, uma escultura, etc.
      Manuela obrigado

      Eliminar
  9. Esptreita aqui:

    https://ematejoca.blogspot.com/2020/12/the-lost-weekend-by-billy-wilder.html

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!