Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 29 de novembro de 2020

Jazz Standards (194)

(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in

http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)

Blue Lou (#198) - Música de Irving Mills e Letra de Edgar Sampson

A composição de Edgar Sampson foi apresentada pelo saxofonista / trompetista Benny Carter em sua sessão de 16 de outubro de 1933 na Columbia Records. 1934 foi um ano marcante para o saxofonista / arranjador Sampson. Ele escreveu duas músicas que se tornaram grandes sucessos, "Don't Be That Way" e "Stompin 'at the Savoy", e outras duas que se tornaram padrões da era do swing, "If Dreams Come True" e "Blue Lou". O baterista Chick Webb tomou uma decisão sábia ao contratar Sampson em 1934. Embora Sampson estivesse nas bandas de Duke Ellington e Fletcher Henderson, os dois líderes fizeram a maioria de seus próprios arranjos e seu talento nesse campo não foi aproveitado. Na época, Webb não tinha um membro da banda escrevendo para ele, e o sucesso inicial da banda se deve em parte aos arranjos e composições de Sampson.

Fletcher Henderson (Cuthbert, Georgia, EUA, 18-12-1897 - New York, New York, EUA, 29-12-1952) e orquestra – Com Fletcher Henderson e a sua orquestra: Dick Vance, Joe Thomas e Roy Eldridge (trompetes); Fernando Arbello e Ed Cuffee (trombones); Buster Bailey (clarinete e saxofone alto); Scoops Carey (saxofone alto); Elmer Williams e Chu Berry (saxofone tenor e clarinete); Horace Henderson (piano); Bob Lessey (guitarra); John Kirby (contrabaixo) e Sidney Catlett (bateria). Gravado em Chicago, EUA, 23 de Julho de 1936. 

Wardell Gray (Oklahoma City, Oklahoma, EUA, 13-02-1921 - Detroit, Michigan, EUA, 25-05-1955) - do ábum “Way Out Wardell ", gravado em Pasadena, CA, 29 de Abril de 1947. Com Wardell Gray (saxofone tenor), Erroll Garner (piano), Irving Ashby (guitarra), Red Callender (contrabaixo) e Jackie Mills (bateria).

Ella Fitzgerald (Newport News, EUA, 25-04-1917 — Beverly Hills, EUA, 15-06-1996) – com a orquestra de Sy Oliver

Fapy Lafertin New Quartet (Kortrijk, Bélgica, 1985) – Com Fapy Lafertin (guitarra), Alexandre Tripodi (violino), Renaud Dardenne (guitarra) e Cédric Raymond (Contrabaixo), no “Festival Riches Claires” em Bruxelas, decorria o mês de Fevereiro de 2020.

Letra

Blue Lou, blue Lou,

Her baby was such a phoney,

He left her blue and lonely!

Blue Lou, true Lou,

So blue and broken hearted,

Before her romance got started!

Cryin', sighin' is all she ever do,

Forgettin', regrettin' the love she never knew!

So she's so blue, true blue,

Until she discover her lover,

She'll always be Miss Blue!

Ooh, ooh, ooh, Lou,

Oh, she's so blue Lou!

Ooh, ooh, blue Lou!

Oh blue Lou, blue Lou,

Her baby was such a phoney,

He left her blue and lonely!

Blue blue blue blue Lou,

True true true true Lou,

So blue and broken hearted,

Before her romance got started!

Cryin', sighin' is all she ever do,

Forgettin', regrettin' the love she never knew!

So she's so blue, true blue,

Until she discover her lover,

She'll always be Miss blue!

She just wants love, pretty baby,

True blue Lou!

Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).

10 comentários:


  1. Eu acho que já ouvi esta música... só preciso de me lembrar onde!
    Vou ouvir as versões todas, pode ser que me recorde.

    Blue kisses
    (^^)

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    1. É uma música que eventualmente poderíamos ter ouvido num sítio qualquer. É uma situação que também às vezes me acontece e que muitas vezes já não consigo descobrir onde a ouvi, pela primeira vez !
      Clara obrigado

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  2. Ella, sempre Ella.
    Aquele abraço, boa semana

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  3. E bom vir aqui e desconhecer todos os temas, assim fico mais rica musicalmente.

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    1. Foram até hoje 194 composições e escolhi 4 versões para cada uma destas canções. Ainda bem que gostaste.
      Manuela obrigado

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Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!