Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Eyes Thru Glass (53) – Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica.

No dia 8 de Dezembro de 2016, andei por um dos sítios que por mais fotografias que se tirem, ficam sempre outras tantas por tirar. Já cá vim algumas vezes. Trago-vos fotos de uma das preciosidades monumentais de Portugal e da “minha” cidade de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos.




















24 comentários:


  1. Já fui tão feliz aqui... que sempre que vejo fotos dos Jerónimos me emociono!
    Uma verdadeira pérola histórica arquitetónica da nossa nação!
    E as tuas fotografias conseguem fazer-lhe jus, transportando-me até lá e fazendo-me reviver a emoção de estar dentro (e fora) daquelas paredes em momentos de partilha e de contemplação.

    Beijos com um brilho no olhar
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Jerónimos são algo de maravilhoso na arquitectura portuguesa, não só nas sua construção, mas em todo o ambiente que os envolve.
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Verdadeiramente horroroso.
    E ali, de frente para o rio, ficavam tão bem umas casas tipo maison com umas janelas tipo fenêtres :)))))
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  3. Há anos que não visito o mosteiro. Uma grande obra bem representada nas tuas fotografias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa se nalgumas delas te fiz torcer a cabeça :) !
      Catarina obrigado

      Eliminar
  4. Obrigada Ricardo por tão bem divulgares este monumento grandioso da cidade de Lisboa.
    Adorei a forma como captaste determinados pormenores.
    Parabéns fotógrafo!
    Beijo, boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Uma beleza maravilhosa do nosso Portugal que nos mostras com pormenores e panorâmicas excelentes!

    ResponderEliminar
  6. esse monumento é lindíssimo e muito comovente!
    boa semana Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Gosto das fotografias, devido às perspectivas fora do vulgar.

    ResponderEliminar
  8. Num estilo fotográfico muito próprio, aqui nos trazes belos pormenores, deste nosso magnífico Monumento.
    Gostei muito.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. O Mosteiro é impressionante! Que fotografias incríveis!
    Ora já experimentei o novo blogger! Acho aceitável. Ontem estranhei, mas hoje, ao editar novamente as fotos, porque tinham ficado muito pesadas, já me pareceu pouco diferente do anterior :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostas do novo Blogger :( ?... eu detesto :) !!
      M. obrigado pelo elogio às minhas fotos !

      Eliminar
  10. Nunca entrei dentro do Mosteiro dos Jerónimos xD obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É digno de ser visitado !
      O último fecha a porta, obrigado

      Eliminar
  11. Excelentes fotografias, E sabe de uma coisa. Já lá estive à porta várias vezes e a fila era sempre tão grande que nunca entrei.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Inverno tem muito menos pessoas a visitá-lo, ou praticamente nenhumas. De Verão torna-se mais complicado com o turismo, e eventualmente algum casamento.
      Elvira obrigado

      Eliminar
  12. E eu que nunca visitei esta maravilha (incrível...), já fique a ganhar com as vistas magníficas do seu interior que aqui mostras. Também gosto muito da perspetiva da 3ª foto, que além do mais captou o voo de uma gaivota. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando voltares a Lisboa e se estiver Sol vai tirar as tuas perspectivas do Mosteiro. Vais gostar!
      Luísa muito obrigado pela visita

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!