Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Beatles (5)

Foram aqueles que, para além do seu talento, tiveram a sorte comercial do lado deles, mas também Brian Epstein como patrão do grupo que os acompanhou até à sua morte, e ainda George Martin como produtor de muitos dos seus discos e êxitos.

Que sorte temos/tivemos de os poder escutar e se calhar, quando do seu aparecimento. Tudo se modificou em termos populares musicais. Os Beatles foram/são/serão, inquestionavelmente, a banda que mais foi/é/será falada na história da música “pop”. Uma homenagem aqui a dois deles já desaparecidos.. Ao John Lennon e ao George Harrison, um agradecimento dos muitos trechos musicais que escreveram para todos nós e que nos ajudaram nos momentos bons e maus, das nossas vidas.

Aqui, periodicamente, trarei duas músicas, algumas menos conhecidas. Serão à roda de 20 êxitos que aqui exibirei, mas muitas delas, não vão ser aquelas que foram Nº. 1, a nível dos “Tops” mundiais, e que constam de um CD, editado em Portugal para a etiqueta “EMI Records Ltd.” em 2000. A escolha irá ser a minha. Os que são “amantes” deste grupo vão conhecê-las todas de certeza, os que são/foram meros ouvintes do grupo, acredito que hajam algumas que não conheçam.

Canção: The Fool On The Hill

Autor: Paul McCartney

Álbum: Magical Mistery Tour

Ano: 1967

“Era minha e estava a escrever sobre alguém, como Maharishi. Os seus detractores chamavam-no de louco. Por causa da suas gargalhadas ele não era levado a sério… eu estava sentado ao piano em casa de meu pai, em Liverpool, tocando um D 6ª. corda, e fiz “The Fool On The Hill”.”


The Fool On The Hill (Paul McCartney)

Day after day, alone on a hill,

The man with the foolish grin is keeping perfectly still

But nobody wants to know him,

They can see he's just a fool

And he never gives an answer.

But the fool on the hill sees the sun going down

And the eyes in his head see the world spinning round.

Well on the way, head in a cloud,

The man of a thousand voices talking perfectly loud.

But nobody ever hears him

Or the sound he appears to make

And he never seems to notice.

But the fool on the hill sees the sun going down

And the eyes in his head see the world spinning round.

And nobody seems to like him,

They can tell what he wants to do

And he never shows his feelings.

But the fool on the hill sees the sun going down

And the eyes in his head see the world spinning round.

He never listens to them,

He knows that they're the fools

They don't like him. The fool on the hill sees the sun going down

And the eyes in his head see the world spinning round.


Canção: Don’t Let Me Down (1970). Aqui a gravação ao vivo nos telhados da Apple, em “Savile Row”, e que aparece no filme “Let It Be”.

Autor: John Lennon

Álbum: Let It Be

Ano: 1969

Canção da dupla Lennon & McCartney escrita por John Lennon a Yoko Ono. No single aparece também Billy Preston. Gravada em 1969 durante as sessões da música “Get Back” (Let It Be). Escrita por John, como sendo uma canção de amor, angustiada, para Yoko Ono. Foi interpretada por Paul McCartney como um "apelo genuíno", com Lennon dizendo a Ono: "Estou realmente me abrindo, e estou apenas deixando a minha vulnerabilidade ser vista, para que tu (Yoko) não me decepciones ! 

Don’t Let Me Down (John Lennon)

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

Nobody ever loved me like she does

Ooh she does. Yes she does

And if somebody loved me

Like she do me

Ooh she do me. Yes she does

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

I'm in love for the first time

Don't you know it's going to last

It's a love that lasts forever

It's a love that has no past

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

And from the first time that she really done me

Ooh she done me. She done me good

I guess nobody ever really done me

Ooh she done me

She done me

She done me good

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down

Don't let me down.

14 comentários:

  1. É sempre um prazer ouvir os Beatles, passem os anos que passarem.

    ResponderEliminar

  2. Pensando no que o Maio de 68 trouxe e o quanto revolucionou as liberdades de expressão, fico a matutar se as letras que estes rapazes escreviam seriam assim tão ingénuas quanto por vezes parecem ser. Aliás... aquelas carinhas marotas a cantar o "Don't let me down" revelam bastante, não achas!? 😄

    Já o "the fool on the Hill" é uma ternura! Acho que é melhor ir ler a letra com mais atenção... não vá eu ter uma surpresa qualquer! :))

    Beijinhos a horas impróprias!
    (^^)

    Sabe-me sempre tão bem esta tua rubrica! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não eram, definitivamente, ingénuos :) !
      Gosto bastante de ambas, cada uma no seu género, mas ambas excelentes canções.
      Clara obrigado

      Eliminar
  3. Já é a quinta homenagem aos Beatles, se não estou em engano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vão passar muitas mais!
      Teresa obrigado e espero que gostes!

      Eliminar
    2. Teresa,
      Não tens como te enganar porque o Ricardo (como é habitual) numera as suas rubricas.

      Beijinhos para os dois ao volante de um carocha
      (^^)

      Eliminar
    3. Quantas vezes já me enganei com a idade dos músicos, porque não reparei que se tratava do número da rubrica.

      Tenho mais de mil CDS e nenhum dos Beatles, mesmo assim, conheço as canções aqui apresentadas.

      Eliminar
    4. Teresa, obrigado por vires aqui ouvi-las !

      Eliminar
    5. Obrigado pela explicação Clara !

      Eliminar
  4. Sempre muito bom ouvir os Beatles .
    Obrigada, Ricardo

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!