Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Dança (7) Batuque

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Batuque – (Batuku ou Batuk em crioulo cabo-verdiano) é um género musical, um património cultural e, também um género de dança de Cabo Verde. …………….. Mais informação aqui !

Cabo Verde - Le Batuque : Rabentola bem co Deus


Batuques & Danças Étnicas - Dança Da Colheita (Kassa Harvest)


10 comentários:


  1. Danças impróprias para esta tardia hora da noite
    😊
    Mas eu volto amanhã para te convidar para um pezinho de dança.
    Ficou aqui a congeminar... é se te vou convidar para um Swing ou se para um Batuque!
    Sim... confere.... continuo a falar destas danças que publicaste, claro! 😇

    Beijinhos com o pezinho a dar a dar
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou grande dançarino, apesar de ter ouvido para a música. Danças de salão nunca me ensinaram, aprendi por mim o pouco que sei, e é muito pouco. Como soy dizer-se sou "pé de chumbo"!
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Neste caso fico a bater palmas :) :)

    ResponderEliminar
  3. É claro que, tendo passado por África, também eu tomei contacto com o batuque. E fiquei fã.

    No norte de Angola, nas zonas de guerra não havia batuques. A maioria da população dessas zonas vivia refugiada no interior das florestas e os batuques poderiam denunciar a sua localização.

    Nas zonas que estavam em paz (relativa) havia batuques, e até fui convidado a participar num, com resultados completamente desastrosos.

    Não há palavras para descrever o que sentimos quando estamos num batuque africano genuíno. É uma sensação do outro mundo. Os vídeos poderão dar-nos uma ideia, mas ela é tão pálida, tão pálida, que acaba por destruir a própria noção de batuque. É preciso estar lá, numa quente noite africana de lua cheia, com os vultos das pessoas cantando e dançando em volta de uma grande fogueira, enquanto os tambores nos fazem vibrar por dentro com ritmos batidos com enorme precisão, muito complexos e elaborados.

    Um batuque era coisa para durar uma noite inteira, até o sol nascer. Escusado será dizer que ninguém conseguia dormir enquanto durava um batuque. E muitas vezes havia dois e mais batuques ao mesmo tempo, em diferentes aldeias, e os seus ritmos eram trazidos até nós pelos ventos que sopravam na savana banhada de prata pelo luar. Eu gostava que os batuques não me deixassem dormir... Eu estava na África profunda, sentia-a e vibrava com ela, como se eu mesmo fizesse parte dela também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo da sua opinião em relação a assistir no sítio correcto a esta dança. Obrigado pelo seu enriquecedor comentário, Fernando.

      Eliminar
  4. Vi dançar muito batuque na minha terra do coração. E ouvi muito, ao longe.
    E dancei, claro!
    E recordei tudo agorinha. E foi muito bom!
    Beijo Ricardo, protege-te bem.
    (Excelente o comentário do Fernando Ribeiro. Obrigada!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu "Batuque" somente vi improvisado aqui em Lisboa. Os africanos têm grande propensão para o ritmo e para a dança.
      Teresa obrigado

      Eliminar
  5. Respostas
    1. These are typical African dances, which exist in many countries with different names
      Orvokki thank you

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!