Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 6 de janeiro de 2019

7.ª Arte – Victor Fleming

Breves palavras sobre o que é para mim, o Cinema.

Durante os anos da minha juventude houve algo que me despertou o interesse e fez com que a minha ligação com os audiovisuais se tornasse, desde então, preponderante na minha vida. Esse algo foi o Cinema. A chamada 7.ª arte (arte da imagem) que quando dado o nome e na minha modesta opinião, ela reflectia somente a realidade do cinema mudo, por isso “arte da imagem”. Posteriormente a 7.ª arte tornou-se em algo muito mais complexo. A obra/filme tornou-se num conjunto de várias e ricas variáveis: a imagem, o texto, a cenografia, o som, o guarda-roupa, a interpretação, etc.. Tudo isso conglomerado e orientado de alguma maneira, por uma pessoa na arte de dirigir, o realizador.

Um bom filme, é como uma boa música ou um bom livro, é algo que deve ser visto mais que uma vez, para que nos apercebamos de coisas que numa só, é impossível. Um amante de cinema vê um filme duas, três vezes, para que nele possa visualizar todas essas variáveis de que falei anteriormente.

Vão passar por aqui alguns realizadores que fizeram e fazem parte do meu imaginário de cinéfilo. Nessa época, quando frequentei as salas de cinema em Lisboa, as filmografias de eleição eram: a italiana, a francesa, a alemã, a sueca, a espanhola, a nipónica, a americana. Mas passarão também, e obviamente, realizadores brasileiros e portugueses

Esta nova publicação intitulada 7.ª Arte, será muito de uma pequena mostra do que se via cinematograficamente em Lisboa, nos finais da década de 60 e 70, mas não só, porque teremos filmes muito mais actuais !!!
Tal qual, como todos vós, me reconhecem como um melómano amador, eu também sou um cinéfilo amador. O que vou trazer aqui foram/são obras que gostei/gosto e vi/revejo, e as minhas escolhas são apenas opiniões e gostos, livres de qualquer pretensiosismo !!!

No nome do realizador (se estrangeiro) e na maioria dos títulos dos filmes existem “links” para a Wikipedia (versão inglesa), por ser a plataforma mais abrangente e mais completa. Se pretenderem, na coluna esquerda dessas mesmas páginas, em baixo, tem normalmente, a escolha da tradução para a língua portuguesa.

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In Imdb - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Do cinema americano trago-vos Victor Fleming (23-02-1889 – 06-01-1949), realizador com uma obra extensa. Com 44 películas. Dele escolhi 2 filmes que vi, e que deverão ser dos mais conhecidos.

(1939) Gone With The WindE Tudo o Vento Levou


(1939) The Wizard of OzO Feiticeiro do Oz


(2010) Quem foi Victor Fleming dito por Michael Sragow !

16 comentários:

  1. Faz hoje precisamente 70 anos que morreu VICTOR FLEMING.

    Escolheste os dois filmes mais populares mas, Joana d'Arc com a Ingrid Bergman é um dos melhores filmes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como disse no início destas publicações, sou um cinéfilo amador. Vi muita filmografia de grandes realizadores, mas não tenho a pretensão de dizer ter visto filmes que não vi. Acredito que "Joana d'Arc" seja um dos seus principais filmes, como dizes, mas na realidade, não o vi.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Creio que não haverá quem não tenha visto estes dois filmes. Boa escolha, Ricardo!
    Agora o que eu não sabia - porque, lamentavelmente, nunca liguei muito ao nome dos realizadores - é que tinha sido esse o cineasta.

    Vamos ver com me comporto desta vez!

    Bom Domingo a Todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, a charada vai ser simples como de costume !
      Obrigado e resto de Bom Domingo

      Eliminar
  3. A sala de cinema em que, pela primeira vez vi, no grande écrã, E tudo o vento levou foi na do desaparecido Monumental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E Tudo o Vento Levou" vi no antigo Cinema Condes hoje café de rock !
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  4. As duas obras que mais deram a conhecer o realizador.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito das tuas escolhas.
    Lembrei comovida " E tudo o vento levou"
    Muito obrigada por esta excelente partilha Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim era uma película que dava para chorar!
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  6. "O Feiticeiro de OZ" marcou a minha infância e princípio da adolescência.
    Ainda me lembro de cantar o "Somewhere Over the Rainbow" a plenos pulmões sempre que um arco-íris aparecia no horizonte :))

    O "E Tudo o Vento Levou" devo-o ter visto sim... mas era muito novinha e não me deixou o desejo de o voltar a ver. Muito dramático! :)

    Talvez agora, mais de quarenta anos depois, eu me atreva a vê-lo completo...
    Tu semeias a semente... e talvez esta caia em terreno fértil.

    Beijinhos levados... por correio
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Feiticeiro do Oz" é um filme muito engraçado e Bom. Um bom filme para crianças, coisa que hoje não abunda. O "E Tudo o Vento Levou" é uma história um pouco de "faça e alguidar", uma história dentro da guerra civil norte-americana. Não gostei!
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  7. Voltarei cá para recordar realizadores e filmes.
    Neste trio, sou sincera, só me lembrava de Gone with the Wind, que vi várias vezes, há muitos anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora só temnha dois filmes para recordares, sõa dois grandes filmes !
      Obrigado Maria

      Eliminar
  8. Com o passar o tempo, vamos dando mais importância aos Realizadores ! (?)
    Creio que no meu tempo de mais jovem, para mim, contavam muito mais os actores e as actrizes que os realizadores !
    Talvez não me recorde bem, mas creio que raramente me interessava saber qual foi o realizador.
    Hoje, é bem diferente ! Temos uma maior noção do papel de quem dirige um filme e de facto, o Victor Fleming tem filmes fantásticos !!!

    Também nunca cheguei a ver o "E Tudo O Vento Levou", complecto. Apenas pequenas passagens e nunca me atraiu muito vê-lo agora, apesar de ser considerado um dos melhores filmes de sempre ! :)

    Abraço, Ricardo ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como cinéfilo e penso que acontece assim com todos os cinéfilos, gostava de seguir o trabalho dos realizadores.
      "E Tudo o vento Levou" é um tipo de filmes que nunca apreciei, mas é no entanto, uma grande realização com excelentes interpretações.
      Obrigado Rui e Abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!