Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Dança (4) Twist

A Dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música (in wikipédia). No Priberam esta é a sua definição gramatical e não só, e na Porto Editora esta é a sua definição gramatical e não só. Achei um tema interessante e decidi trazer aqui as muitas formas de dança, origens, com a ajuda da Wikipédia e do Youtube.

Muitas danças nasceram em África, paraíso dos ritmos e batuques, quando os instrumentos eram rudimentares. Com a escravatura, elas foram levadas para outros continentes e países, nomeadamente, o Brasil, e para outros países latino-americanos. Irão aparecer algumas muito idênticas, embora todas existam na realidade. O que aconteceu, simplesmente, foi a criação de coreografias diferentes, consoante a interpretação dada pelos povos que as cultivaram ou cultivam.

Twist – É uma dança inspirada no “rock and roll”. De 1959 até o início dos anos 60, tornou-se uma mania mundial, desfrutando de imensa popularidade, ao mesmo tempo em que gerava controvérsias de críticos que achavam que era muito provocante. Ele inspirou danças como o Jerk, o Pony, o Watusi, o Mashed Potato, Monkey, e o Funky Chicken, mas nenhuma foi tão popular. …………….. Mais informação aqui !

Chubby Checker & California Jubilee in "Let's Twist Again"


Twist 1962


Dance Demonstration of The Twist (1961)

18 comentários:

  1. Let's twist again, like we did last summer.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  2. Nos meus tempos de juventude cheguei a saber dançar razoavelmente o twist, agora estou mais para pés de chumbo :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem da nossa geração não dançou o Twist ?!
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  3. Belos tempos que são sempre bom recordar.
    Cumprimentos, caro Ricardo.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, não te passa pela cabeça o tanto que eu dancei o twist na minha juventude, em festas semanais, na garagem cedida pelos pais de um jovem do grupo.
    As meninas levavam comida e os rapazes sumos, algumas cervejas e muita música.
    Adorei recordar!!!!
    Beijo, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou um pouco desse tempo, talvez um pouquito mais novo, mas lemnbro-me bem de dançar o twist.
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. Ainda dancei uns twists na minha adolescência, e devo ter menos uns 20 anos que o Ricardo. A minha filha não deve saber sequer o que é o twiat... vou ter de resolver isso rapidamente!
    Acho que este fim de semana se vai dançar cá em casa!
    :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu dancei o twist na década de 60, basicamente quando ele apareceu. O twist é uma dança agradável de dançar e até, como exercício físico.
      Boas danças para o fim de semana.
      Obrigado Boop

      Eliminar
  6. Eu adoro dançar!!! E dancei muito!!
    Já mencionei – estou sempre a repetir-me – que os meus pais dançavam muito bem e quase toda a família do lada da minha mãe. Levavam-nos sempre aos bailaricos. O meu irmão ainda hoje dá “espetáculo”. : ))
    Os meus filhos não dançam como eu. Quis ensinar-lhes. Disseram-me que ninguém da idade deles (quando ainda eram teenagers) dançavam como eu. As lentas ... um passo para a esquerda e outro para a direita. E não saem do mesmo sítio. Ao longo dos anos tenho visto milhares de adolescentes e todos dançam da mesma maneira! : )) Quanto às mais “mexidas”, as modernas, já a estória é diferente. : ))
    Em qualquer casamento, de características “ocidentais”, há um twist para todas as idades. Os mais jovens aprendem connosco e saem-se muito bem!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos da geração em que não havia televisão, somente rádio, e aqui em Lisboa haviam associações recreativas onde as pessoas dançavam, riam, divertam-se umas com as outras. Isso tudo praticamente acabou, para o nosso mal. Épocas em que as pessoas eram felizes com pouco que era muito, comunicar uns com os outros, cara a cara !!!
      Obrigado Catarina

      Eliminar

  7. Ao ver que a dança era o Twist... vim logo a correr!
    Acreditas que a primeira pessoa em que pensei foi a Graça!??
    Cadê a Graça Sampaio!?? Ela ADOOORA o twist!

    Eu já não dancei o twist... nas festas de garagem eram só Slows e Rock'n'roll.
    Mas adoro ver dançar. Acho que nos fazia faltam dançar energicamente o twist para nos mantermos fit e em forma. 😄

    Beijinhos dançantes
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Graça ultimamente pouco vem aqui, ninguém é obrigado a fazê-lo. De quando em vez passo no blogue dela, vai publicando.
      O twist não era uma dança muito importante como muitas outras, mas movimentou milhões e faz bem ao físico, como ginástica.
      Obrigado Clara

      Eliminar
  8. A ver os vídeos e a dançar por dentro. :))

    ResponderEliminar
  9. Lovely videos of twist, the dance of my youth.
    Hugs

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!