Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

A bicicleta so Sr. Padre - Interacção Humorística (201)

Em 17-06-2013. Obrigado.

A bicicleta do Sr. Padre

Numa cidade do interior, dois padres costumavam cruzar-se de bicicleta na estrada todos os domingos, quando iam rezar a missa nas suas respectivas paróquias.

mas certo dia, um deles estava apeado. Surpreso, o outro padre parou e perguntou:

- Onde está a sua bicicleta, Padre João?

- Foi roubada! Creio que no pátio da igreja.

- Mas que absurdo! - Exclamou o ainda ciclista. Eu tenho uma ideia para saber quem foi. Na hora do sermão, cite os 10 mandamentos. Quando chegar ao «Não roubarás» faça uma pausa e percorra os fiéis com o olhar. O culpado com certeza que se vai denunciar!

No domingo seguinte, os padres cruzam-se de bicicleta. O padre que deu a ideia diz:

- Parece que o sermão deu certo, não é, Padre João?

- Mais ou menos - responde ele - na verdade, quando cheguei ao «Não desejarás a mulher do próximo» acabei por me lembrar onde é que tinha deixado a bicicleta!

14 comentários:

  1. Bons tempos em que os padres esqueciam as suas bicicletas à porta da mulher do próximo.

    Boa noite, Ricardo, sem esquecimentos desnecessários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempos em que não éramos somente números !!!
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  2. Boa demais! Lembrei-me do meu primo padre, que me casou e alguns anos depois casou ele com a dona da casa à frente da qual ele «estacionava» todos os dias a bicicleta... A sério!
    Ricardo, por brincadeirinha e no seguimento da tua publicação anterior, hoje quem faz anos sou EU!
    Beijo, risonho fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e muitos parabéns Teresa
      Um Dia Muito Feliz junto dos que mais amas!!!
      Beijo

      Eliminar
    2. Aproveito esta caixinha para dar os parabéns à Teresa! :)

      Eliminar
    3. Obriga, amigos!
      Até agora o dia tem sido magnífico!
      Bjs.

      Eliminar
  3. Não esperava este desfechno:).
    Está muito boa.

    ResponderEliminar
  4. Afinal, os "Dez Mandamentos´" são tão uteis a quem os prega como para quem os ouve.
    Há é que sabê-los e recordá-los nas horas de necessidade.

    Gostei!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São utéis para todos nós e, praticamente, deixámos de os aplicar na sociedade em que vivemos ! :(((
      Obrigado Janita

      Eliminar
  5. Excelente,Ricardo
    lembrei do ditado 'o feitiço virou contra o feiticeiro' rs
    Pensou armar para o ladrão e caiu nela!
    Gostei !!

    ResponderEliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!