Dá a surpresa de ser
Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.
Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.
E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.
Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?
10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.
sábado, 5 de setembro de 2020
Jazz Standards (192)
(Sobre o tema em questão, algumas palavras retiradas de “in
http://www.jazzstandards.com/compositions/index.htm” - adaptação e tradução por Ricardo Santos)
Poor Butterfly (#916) - Música de Raymond Hubbell e Letra de John L. Golden
Essa música emocionante, foi escrita sobre o personagem principal de Madame Butterfly de Pucinni, foi apresentada por Haru Onuki no “The Big Show”, que estreou no “Hippodrome Theatre” em Nova York, a 13 de Agosto de 1916, terminando em Setembro de 1917, após 425 representações. A música gravou várias vezes no ano seguinte e renasceu em 1954 com os Hilltopers, um grupo vocal de 4 cantores.
Victor Military Band (1917, N.º 1)
Prince’s Orchestra (1917, N.º 3)
Charles Harrison (1917, vocal, N.º 5)
Grace Kerns (1917, vocal, N.º 7)
Fritz Kreisler (1917, N.º 9)
Hilltoppers (1954, vocal, N.º 12)
…
Cecile McLorin Salvant (Miami, Flórida, EUA, 28-08-1989)
Fay Claassen (Nijmegen, Holanda, 02-12-1969) e Trio Peter Beets (1985)
Benny Goodman (Chicago, Illinois, EUA, 30-05-1909 – New York, EUA, 13-06-1986) – Benny Goodman (carinete), Roy Burnes (bateria), Roland Hanna (piano) e Arvell Shaw (contrabaixo). Gravado em Bruxelas, em 1958.
Andrea Motis (Barcelona, Espanha, 09-05-1995) e Joan Chamorro Quintet – 26 de Julho de 2015, no “Heineken Jazzaldia 2015”, San Sebastian, Espanha. Com Andrea Motis (vocal e trompete), Joan Chamorro (contrabaixo), Ignasi Terraza (piano), Josep Traver (guitarra) e Esteve Pi (bateria).
Letra
There's a story told of a little Japanese
Sitting demurely 'neath the cherry blossom trees
Miss Butterfly's her name
A sweet little innocent child was she
'Till a fine young American from the sea
To her garden came
They met 'neath the cherry blossoms everyday
And he taught her how to love the American way
To love with her soul t'was easy to learn
Then he sailed away with a promise to return
Poor butterfly
'Neath the blossoms waiting
Poor Butterfly
For she loved him so
The moments pass into hours
The hours pass into years
And as she smiles through her tears
She murmurs low
The moon and I know that he'll be faithful
I'm sure he'll come to me by and by
But if he won't come back, then I'll never sigh or cry
I just must die
Poor butterfly
Lamento, algumas eventuais falhas nas letras, encontradas na Internet, devido à própria improvisação dada pelos seus intérpretes, e muitas vezes de difícil entendimento. (Ricardo Santos).
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Gostei de ouvir todas versões, mas fiquei presa à voz da Cecile. :)
ResponderEliminarNa realidade, das vozes, também foi a que mais me impressionou.
EliminarObrigado Luísa
Benny Goodman.
ResponderEliminarSempre!
Aquele abraço, boa semana
:) !
EliminarObrigado Pedro
Sempre que se trata de jazz é difícil escolher a que gosto mais, mas confesso que fiquei presa à voz de Andrea Motis.
ResponderEliminarBoa semana Ricardo
Uma espanhola cantora e trompetista com muita qualidade !
EliminarObrigado Manuela
Eu não sou um grande entusiasta da ópera. Prefiro o jazz. O jazz é autêntico e a ópera raia os limites do artificialismo. No entanto, quando alguém, como a célebre Maria Callas, por exemplo, consegue conjugar o artificialismo com uma enorme expressividade e uma perfeição técnica total, tenho que me render à ópera.
ResponderEliminarDe certo modo, a canção "Poor Butterfly" já resume o essencial da trama dramática da ópera "Madame Butterfly", do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924). A história da ópera (o libreto) está resumida nesta página da Wikipedia. Uma interpretação da ária "Un bel dì vedremo", pela soprano Maria Callas (1923-1977) pode ser ouvida neste vídeo, acompanhada de imagens que não têm qualquer relação com a ópera nem com a cantora (mas referem-se ao Japão).
Fernando obrigado pelo teu comentário enriquecedor sobre esta composição de jazz. Sobre Madame Butterfly de Puccini, já tinha feito um post aqui há algum tempo neste blogue, sobre esta e outras óperas que o meu Pai me levou a ver, pela primeira vez aqui há muitos anos.
Eliminarhttps://opactoportugues.blogspot.com/search?q=madame+butterfly
Mais uma vez obrigado
Abraço
Não sou uma conhecedora de jazz. Pena minha.
ResponderEliminarGosto de ouvir, apenas e só.
Esta tua publicação é para ser lida e ouvida. Para já eu li. Voltarei para ouvir.
Beijo meu amigo. Boa Semana.
(Obrigada!)
Teresa és sempre bem-vinda aqui no Pacto. Volta quando e sempre que quiseres.
EliminarObrigado e boa semana