Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Simone de Oliveira – Nascidos Aqui (17)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Simone de Oliveira (11-02-1938) – A Simone lembro-me bem, deveria ter pouco mais de 12 anos quando ouvi o “Sol de Inverno”. O meu Pai dizia e com propriedade que era uma das melhores cançonetistas da música portugesa. E era !... Tinha uma voz espectacular e uma grande capacidade interpretativa. Infelizmente, mais tarde, perdeu a voz, mas não perdeu a sua qualidade de grande artista e intérprete.

Sol de Inverno (1965), de Carlos Nóbrega e Sousa, e Jerónimo Bragança


No Teu Poema (????) de José Luís Tinoco


Desfolhada (1969), de Nuno Nazareth Fernandes e José Carlos Ary dos Santos


Sete Letras (1980), de Nuno Nazareth Fernandes e José Carlos Ary dos Santos

18 comentários:

  1. Lembro-me de a minha mãe dizer que não gostava dela.
    Era uma boa intérprete da canção... apesar de algumas letras serem um pouco estranhas, por falta de outro termo mais adequado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não percebi "...apesar de algumas letras serem um pouco estranhas,...". A poesia, como sabes é completamente diferente da prosa. A liberdade de escrita e todas as figuras de estilo nela empregues, podem torná-la de difícil interpretação.
      Obrigado Catarina

      Eliminar
    2. A poesia é completamente diferente da prosa? Really, Ricardo?!!! : ))) Quem diria?!

      Eliminar
    3. Não sei se era essa a tua dúvida sobre as letras das composições "um pouco estranhas" !?

      Eliminar
  2. Um vozeirão (que gostava de ouvir no rádio lá de casa) e uma senhora em palco e na vida.
    Gosto do seu assumir das marcas do tempo no rosto.
    Abraço, Ricardo, e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma grande voz da música portuguesa, e uma Mulher em toda a acepção da palavra !
      Obrigado Teresa

      Eliminar
    2. Agora fui eu que fiquei com curiosidade. Na tua opinião, Ricardo, o que é uma mulher em toda a aceção da palavra?!

      Eliminar
    3. É alguém que se assume tal qual como é. Podia ser um Homem ou uma Mulher. Aqui em Portugal, a Simone é uma boa alma.

      Eliminar
  3. Lembro-me bem quando da sua aparição no panorama da música portuguesa.
    Sempre gostei da voz e da intrerpretação que dava às suas canções.
    E a celeuma que deu aquela parte de uma delas que dizia: "quem faz um filho fá-lo por gosto", quase me proibiram de a cantar :)

    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me sim de alguma polémica sobre essa situação, já para não falar na rivalidade com a Madalena Iglésias.
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Ui, Ricardo !!! Emocionei-me de verdade com esta "Sete Letras" !!!
    Quanto havia para dizer sobre esta Grande Mulher !
    Talvez, neste momento o maior dos "marcos vivos" da Nossa Canção !
    Sempre maravilhosa e polémica ! ... "Quem faz um filho, fá-lo por gosto" ! Quanto deu que falar !... As grandes discussões sobre quem era melhor, se ela ou a Madalena Iglésias ?... Uma mulher bela desde sempre e sempre no topo até à perda da voz, o que soube contornar muito bem, alterando a sua maneira de cantar e vê-se ainda hoje, que continua, apesar da idade, maravilhosa. Ouça-se esse tal "Sete Letras" (de 1980, mas não esta interpretação actual), fantástico, como "se aguenta tão bem" com o FF !!!
    Admiro-a e respeito-a muito !... e tanto fica por dizer ! ...

    Abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui assino por baixo todas as tuas palavras em relação à Simone de Oliveira. Foi/é/será sempre uam das melhores intérpretes da canção portuguesa. Também nutro um grande respeito por ela !
      Grande Abraço e obrigado

      Eliminar
  5. Adoro "Sol de Inverno", é, quanto a mim, das canções com mais 'força' de todo o reportório da Grande Simone de Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Simone teve sempre bons compositores a escrever para ela. Uma época de grandes músicos !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  6. Uma força da Natureza!!!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito da Simone.
    Lembro-me de ter visto "O sol de Inverno" Tinha 18 anos trabalhava em Lisboa e morava na altura em Monsanto. Na casa do meu tio que era lá guarda florestal.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sempre gostei e gosto de a ouvir cantar !
      Obrigado e Abraço Elvira

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!