Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A Sopa do Pacto (0)

“O Pacto Português” vai levar a cabo, uma nova rúbrica (puzzle). Será uma “sopa de letras” (sempre contendo um quadrado, como figura geométrica, de 7x7, 8x8, 9x9 ou 10x10, e as palavras a adivinhar estarão colocados nas posições utilizadas na “sopa de letras”, horizontal, vertical e diagonal, em ambos os sentidos).

A “sopa” é composta sempre por 4 artistas do foro musical: uma voz feminina; uma voz masculina e duas bandas.

Eis aqui o nosso exemplo (leiam com atenção):



Terão de me enviar por mail (ricardosantos1953@gmail.com) o puzzle parcialmente ou totalmente solucionado, indicando onde se encontram as duas vozes e as duas bandas, exemplo na figura acima. Cada um de vós acrescentará, e somente, duas canções interpretadas por um dos artistas do puzzle à escolha, uma de um e uma de outro.

O tempo limite para resolverem a “sopa”, os artistas no puzzle e escolherem as duas canções será de 48 horas. Dúvidas serão aqui respondidas nos comentários.

Terminadas as 48 horas, publicarei as respostas e as composições, de quem completou totalmente ou parcialmente. Sou eu que escolho as canções por vós indicadas. Não serão, necessariamente, da pessoa que me deu a resposta do puzzle resolvido mais rapidamente.

A próxima Newsletter dará a data do primeiro puzzle “Sopa do Pacto”.

Eu também escolherei duas canções. Imaginemos no exemplo acima (puzzle) que duas das canções escolhidas por vós foram:

“L.A. Woman” – Doors
“Unforgettable” – Nat King Cole

Escolherei eu, as duas músicas que faltam:

 “Eleanor Rigby” – Beatles
“The Look Of Love” – Diana Krall

A publicação final terá, para além da solução e de quem participou e comentou, as quatro músicas escolhidas, no caso deste exemplo, aqui ficam:






BeatlesEleanor Rigby (do album “Revolver” de 1966, e aqui retirado do filme de animação “Yellow Submarine




19 comentários:

  1. Vamos lá ver se eu entendi, Ricardo!

    Tu, forneces os nomes das duas Bandas e dos cantores a solo.
    Nós, descobrimos em que posição se situam na 'Sopa' e acrescentamos o título de uma canção de dois dos nomes, independentemente de serem ambos cantores a solo ou da Banda...ou terá de ser um de cada, obrigatoriamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa!! A resposta está aqui:

      "duas canções interpretadas por um dos artistas do puzzle à escolha, uma de um e uma de outro."

      Ok, tudo entendido! :)

      Eliminar
    2. Se surgirem mais dúvidas após o primeiro puzzle, responderei às dúvidas que me deixaremk em comentário, para poder chegar a todos.
      Obrigado Janita

      Eliminar
  2. Novo ano, nova rubrica... Muito bem! Feliz Ano Novo, Ricardo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vão gostar e vai ser divertido e musical, muito musical, de diversos países. Não ficaremos somente pelos anglo-saxónicos. Teremos música francesa que tu tanto gostas e eu também, alemã, portuguesa, brasileira, etc., etc..
      Obrigado Luísa

      Eliminar

  3. Boa! Uma sopa de letras musical!
    Gostei!! Aliás, eu gosto imenso de sopa de letras! :))

    Eu tenho uma dúvida...
    Tu dizes nas regras que nós teremos de indicar onde se encontram os nomes. A minha questão está no ONDE. Não quererás dizer indicar QUAIS os nomes que encontrarmos?

    Fico ansiosa pelo início desta nova rubrica.
    Beijinhos e BOM ANO!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm de me dizer os nomes encontrados e como no puzzle (posição), e porquê ?
      Porque se eu escrever Tom Jones, poderá haver um Tom Waits e se encontrarem somente o Tom, poderão associá-lo a um dos dois e ser o outro.
      Penso que me fiz entender !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
    2. Então, e pegando no exemplo acima, poderia dizer:
      Linha1 e Linha 6- DIANA KRALL
      Coluna 7 - BEATLES...

      Nas diagonais ficará mais complicado :))

      Eliminar
    3. Bom dia a Todos. :)

      Afrodite.
      Reparando, agora, que o Ricardo não te respondeu, vou abusar da sua condescendência e dizer que, na diagonal, não ficará assim tão difícil...no caso presente, e usando The Doors como exemplo, diríamos:

      Linha 1, na diagonal.

      É isso Ricardo?? :))

      (Não!! Sou Chica, mas não sou esperta! ;) )

      Eliminar

    4. Janita,
      Obrigada pela dica! 😉

      Beijinhos

      Eliminar
    5. Sim é isso que devem fazer, somente, para que não subsistam dúvidas.
      Penso que está esclarecida a maneira como deve funcionar.
      Obrigado Afrodite e obrigado Janita

      Eliminar
  4. Ainda com o efeito do champanhe, não compreendo o que tu queres, Ricardo.
    Volto amanhã:-*:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um puzzle "sopa e letras". Não existem revistas dessas de passatempo na Alemanha. Tchiiii em alemão deve ser um horror ! :))))
      Obrigado Teresa

      Eliminar
  5. Belo desafio para o ano novo!!!

    ResponderEliminar
  6. Sabes como gosto de desafios ! :))... Booooa !!!
    E concordo que por vezes é mais difícil de explicar do que depois, se vem a verificar na prática !
    Nada como começar e ir vendo onde residem as principais dúvidas ! :))
    A ideia é brilhante, Ricardo ! :)
    Parece-me também, que "em Inglês" as coisas se complicam e principalmente para quem (como eu) não é um "expert" musical ! :)) . (??)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui haverão artistas portugueses, brasileiros, franceses, muitas pessoas conhecidas. Tentarei não escolher nomes desconhecidos do público em geral. Estes passatempos "Sopa de Letras" também são conhecidos, por isso, espero que seja interessante.
      Obrigado e abraço

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!